A importância de criar uma identidade visual

A importância de criar uma identidade visual | Estúdio Loah para Studio Indica

Você, que trabalha com imagem – consultor, visagista, maquiador etc. – sabe, melhor do que ninguém, o valor agregado que um cliente recebe ao investir no seu visual. Ele melhora a sua qualidade de vida, começa a ser mais bem visto no mercado, aumenta sua credibilidade nos negócios e passa a ter uma vida profissional mais bem-sucedida.

Por que então você privaria a sua marca de tamanho privilégio? Como o seu negócio se apresenta e conversa com o público – em suas diversas mídias de comunicação – diz muito sobre ele. Mostrá-lo como ele é, colocando na linha de frente tudo o que ele tem de bom para oferecer, vai atrair os exatos clientes que você tanto procura.

Vamos pensar juntos:

O que transmite maior credibilidade na hora de conquistar um cliente ou projeto: aquele profissional que deixa seus contatos de forma improvisada ou aquele que se apresenta de forma consistente, tem um belo cartão de visitas, entrega a proposta comercial em um timbrado personalizado, apresenta seus serviços com um modelo digital bem desenvolvido e ainda deixa um folder com os serviços oferecidos para o cliente levar consigo?

A resposta parece óbvia, mas muitas vezes não se investe devidamente num projeto de identidade visual, optando-se por improvisações precárias que não atingem o resultado desejado.

A relevância deste assunto, independente das necessidades da cada um, é inegável. Ao apresentar uma demanda de criação ou redesign de marca, cada empresa terá suas necessidades próprias, resultando em criações e aplicações muito específicas em cada projeto – e é assim que tem de ser.

A identidade visual não é apenas a criação de uma marca aleatória com uma apresentação “bonitinha”. Não. Um bom projeto de identidade visual considera toda uma interpretação da personalidade e perfil de cada cliente, seu público-alvo, nicho de mercado… É um trabalho de harmonia entre beleza e função. É a adequação do seu perfil profissional aos meios de comunicação em que você expõe suas ideias, produtos e serviços e mantém seus contatos. Assim a sua identidade profissional passa a ser reconhecida não apenas quando você está presente fisicamente, mas também quando não está. Todos querem ser lembrados de forma positiva, não é mesmo?

A sua marca, o seu cartão de visitas, seu material de comunicação impresso ou digital deve transmitir de forma real e coesa a sua representação no mercado; deve agregar valor à imagem que você constrói no seu dia a dia, junto ao seu networking. Invista na identidade visual da sua empresa, conheça mais sobre ela e deixe que ela seja reconhecida pelos seus melhores clientes e parceiros.

Studio Indica: Larissa Ohori | Estúdio Loah

Larissa Ohori é bacharel em design gráfico e atua no mercado de criação há quase 10 anos.  É sócia-fundadora do Estúdio Loah, que atua desde 2010 na criação de marcas e identidade visual, peças promocionais, websites e tem se especializado em comunicação para consultores de imagem ao longo dos últimos anos. Ama o que faz e acredita que o bom relacionamento com seus clientes e parceiros profissionais é a chave para o sucesso nos projetos, sempre feitos com amor e dedicação. Cliente feliz, missão cumprida!