Studio Indica: Personal Branding

O Personal Branding, popular nos Estados Unidos desde o final da década de 1990, vem ganhando nos últimos anos cada vez mais destaque no Brasil. Jovens à procura de emprego, empreendedores, profissionais em transição de carreira, executivos e pessoas físicas estão buscando o Personal Branding como ferramenta para se conhecerem melhor e se destacarem no mercado. O termo branding surgiu na área de marketing e já é há muito tempo utilizado por empresas e corporações que trabalham para que seus produtos e serviços sejam elegidos entre tantos outros disponíveis no mercado. Aqui o conceito foi adaptado para pessoas, mas segue praticamente o mesmo passo a passo. O Personal Branding é um o processo estratégico de Gestão de Marca Pessoal e que se bem planejado e executado pode beneficiar qualquer pessoa em diferentes momentos da vida.

Já a nossa Marca Pessoal é nossa reputação, nosso legado. Nossa Marca Pessoal é formada com base no que os outros percebem de nós, como se lembram de nós. É a sensação que surge quando alguém fala o nosso nome. É o link de conexão emocional que temos com o outro. O fato é que essas sensações e percepções, sejam elas positivas ou negativas, acontecem o tempo todo, quer queiramos ou não. O Personal Branding nos auxilia na gestão mais consciente da nossa Marca Pessoal a fim de produzirmos mais experiências positivas e gerarmos mais confiança.

A base de todo o trabalho é o autoconhecimento. Precisamos dedicar algum tempo estudando nós mesmos, o que inclui identificar nossas forças e fraquezas, nossos valores, o que temos de melhor para oferecer, quem poderia se interessar pelos nossos serviços, conhecer nossos concorrentes de mercado, saber o que nos diferencia e aprender a nos observar como os outros nos observam. A partir daí, escolher os canais adequados para comunicar da maneira mais autêntica para as pessoas certas quem somos e o que queremos.

Studio Indica: Roberta Miranda

Roberta Miranda é Coach Executiva e Pessoal, especialista em Personal Branding e Gestão de Imagem Pessoal e Corporativa. Certificada pela The Inner Game International School (Califórnia – EUA), onde teve o previlégio de ser treinada e de trabalhar com Timothy Gallwey, precursor do Coaching no mundo. Tem pós graduação em Docência no Ensino Superior e MBA em Gestão Empresarial. É diretora do Creative Learning Institute e Docente do Senac – SP.
Para saber mais: http://www.creativeinstitute.com.br/