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Qual a cor do ano de 2023?

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Todos os anos, dezembro é o mês em que profissionais de moda, cores e tendências param para definir qual será a cor que melhor irá representar o ano seguinte. 

Essa escolha é baseada, normalmente, em dois critérios principais:

  1. As cores mais utilizadas pelos estilistas nas coleções de Verão (desfiles de setembro)
  2. O desejo da própria sociedade e o espírito do tempo. 

Ou seja: o que estamos vivendo? A sociedade está mais eufórica, insegura ou tranquila? Planejando o futuro ou vivendo o presente?

Como sempre falo, cor é sentimento, vibração, energia e emoção. Por meio de uma tonalidade, conseguimos responder todas essas questões. 

As marcas já começaram a lançar suas apostas para a cor de 2023 e eu também tenho a minha! Ao final do artigo, irei compartilhar com vocês!

Qual a cor de 2023 para a Pantone?

cor do ano 2023 pantone: viva magenta

No ano passado, fugindo do habitual, a Pantone surpreendeu a todos com o Very Peri, uma cor inédita, que ainda não havia sido lançada nas coleções de Verão e nem apontada na previsão de tendências da marca. 

Em 2023, a escolha da Pantone foi o Viva Magenta, um tom de vermelho vibrante, rosado e cheio de energia, perfeito para as cartelas que têm a intensidade alta como principal característica: Primavera Brilhante e Inverno Brilhante.

Lembrando bastante o carmin, o Viva Magenta, segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, pode ser comparado a um “um punho em uma luva de veludo”.

pantone viva magenta color of the year

Ele apresenta um “equilíbrio entre quente e frio, tornando-se o que chamamos de cor híbrida”.

⚠️ Ou seja, assim como o Very Peri em 2022, mais uma vez a Pantone aposta em uma cor universal como cor do ano, mostrando o poder e a versatilidade que esses tons têm de alcançar e valorizar um maior número de belezas.

Como disse a própria Pantone: o Viva Magenta é ousado, espirituoso e inclusivo. Traz uma “nova cara” para o vermelho que tanto amamos.

Particularmente, amei a escolha da Pantone! Eles mostram como o mercado está a cada dia mais adepto ao uso da cor.

Qual a cor de 2023 para a WGSN + Coloro? 

cor 2023 WGSN e Coloro: Digital Lavander

Digital Lavender é a aposta da Worth Global Style Network, mais conhecida pela sigla WGSN, com a Coloro para 2023.

Para as empresas do ramo de previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos, o tom de lilás representa o bem-estar e a fuga do digital. 

A aposta da WGSN + Coloro no Digital Lavender está na sensação de maior equilíbrio, calma, serenidade e estabilidade ao consumidor, que volta a olhar um pouco mais para si mesmo. 

O tom de roxo também é nostálgico. Ele nos faz refletir sobre o passado, ver o que deu certo em nossa vida e também o que não funcionou. Assim, podemos seguir em busca de estabilidade e segurança.

A WGSN e a Coloro esperam, segundo o site oficial, que o Digital Lavender seja uma cor que reúna os mundos físico e virtual. E já podemos observar os tons de roxo bastante usados em jogos, aplicativos e redes sociais. 

A aposta da Suvinil para 2023

A Suvinil, empresa do ramo de tintas, elegeu a cor Calcita Alaranjada para representar 2023. 

Temos aqui um tom de laranja mais terroso, suave, quente e intermediário em termos de profundidade. 

Poderíamos classificá-lo em uma cartela de Outono, segundo o Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal. O Calcita Alaranjada é ideal para momentos de transição como o que estamos vivendo. 

Segundo a marca, o Calcita Alaranjada foi a primeira cor da Suvinil feita com pigmentação 100% mineral. Para isso, eles utilizam argilas em sua composição. 

Outro ponto curioso sobre a tinta é que quando aplicada na parede apresenta uma textura sutil, convidando ao toque. Ou seja, estimula nossos sentidos!

De acordo com a Suvinil, o Calcita Alaranjada: 

“Traz a energia da inovação, como os laranjas dos anos 1970 e nos remete aos tons escavados do solo por nossos primeiros ancestrais. É uma cor que nos ajuda a caminhar firme pelo presente. Em 2023, vamos nos cercar de segurança ancestral, inspiração do agora e esperança para seguir em frente”. 

Quero trazer para vocês uma reflexão importante sobre a escolha da Suvinil.

Pensem comigo: em 2020 e 2021 passamos por um período de pandemia em que estávamos mais dentro de casa do que fora. 

Foi um momento de maior introspecção e busca do eu. Já 2022, como falei neste artigo, foi um ano de renovação de esperanças, alegria e grandes expectativas, de retorno ao convívio em sociedade. As cores passaram a ser mais intensas justamente para acompanhar essa explosão de festividades e contato com outras pessoas. 

Porém, depois de um “boom” de eventos sociais, chegou a hora de voltarmos à introspecção, reorganizarmos o “eu”. Por isso, assim como a Suvinil, acredito fortemente que as cores de 2023 serão mais suaves.

Qual a cor da Sherwin-Williams para 2023?

Inspirada na conexão com a alma e no cuidado com o mundo ao nosso redor, a Redent Point, cor do ano de 2023 para a Sherwin-Williams, proporciona um descanso aos olhos e uma atmosfera aconchegante. 

O tom de marrom rosado e levemente acinzentado se encaixa perfeitamente nas cartelas de Verão e também nas de Inverno (é só observar a lâmina dos marrons das cartelas da Studio Immagine, que você irá perceber a semelhança).

Qual a cor da Coral para 2023?

A aposta da marca de tintas Coral é o Silêncio do Inverno, uma cor que abraça o brilho do sol. Por se relacionar com a natureza, deixa qualquer ambiente mais aconchegante.

A cor foi eleita em um evento anual realizado pela empresa, o Previsão de Tendências. Nele, especialistas comentam sobre como está o mundo e apontam perspectivas para o futuro. Dessa maneira, selecionam uma cor que acompanhe esse momento. 

O Silêncio do Inverno coloca o meio ambiente como ponto central. A cor tem como tema “sementes da transformação – uma expressão que encapsula o poder transformador da natureza – e da própria cor”. 

Segundo a Coral, “Silêncio” evoca a plenitude da natureza e “Inverno” transmite a magia presente em suas transformações.

A cor se encaixa muito bem nas cartelas de primavera, em seus tons mais claros, e também nos outonos, principalmente por ser um tom mais suave. 

A escolha da Benjamin Moore para o ano que vem

raspberry blush aposta da benjamin moore para cor de 2023

Outra marca de tintas que já divulgou sua aposta para a cor de 2023 foi a Benjamin Moore.

Eles trouxeram o Raspberry Blush, um tom vivo de coral tingido de rosa, que proporciona aos sentidos ânimo e otimismo. 

Diferentemente dos outros tons que apresentei aqui, este é mais vibrante e mostra a dinamicidade da cor no nosso dia a dia. 

Poderia facilmente ser enquadrado nas cartelas de primavera, que são quentes, brilhantes e claras. Outono Escuro e Outono Quente também conseguem utilizar o Raspberry Blush. 

Qual a minha aposta para 2023?

Como vocês podem ver, tivemos uma dualidade no mercado: algumas marcas apostaram em cores mais suaves e outras, como a Pantone, trouxeram a alta intensidade para a cor de 2023.

Isso só confirma o que eu trouxe para vocês no início deste artigo: nas passarelas de Verão 2023 vimos muita intensidade, mas, ao mesmo tempo, a sociedade pede um descanso mental e um momento reconexão interior, buscando cores suaves.

Veremos esse jogo de intensidades de forma bem interessante ao longo do ano no varejo… Na minha opinião, as cores suaves ainda vêm com mais força.

Aqui, na Studio Immagine, fazemos a eleição da Cartela do Ano levando em consideração o espírito do tempo. Em 2021, a cartela eleita foi a Primavera Brilhante. Em 2022, o ano foi do Inverno Brilhante. Para você, qual será a cartela de 2023?

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