BLOG DA LU

Atenção, homens: como usar o azul certo para sua pele

como usar o azul certo para a sua pele

O azul é considerado uma cor fria porque passa uma mensagem de tranquilidade e paz, “esfriando” os ânimos sempre que necessário. Visualize, por exemplo, a diferença que faz ter uma parede azul ou vermelha na sala de casa. Além disso, o azul representa seriedade e credibilidade – a medalha de honra ao mérito, por exemplo, vem numa fita azul – e por isso é a cor mais aceita no mundo por homens e mulheres. Mas a pergunta que não quer calar: é como usar o azul certo para a sua pele?

medalha de honra ao mérito

Aqui no Brasil, o problema é que o azul-noite predomina em paletós e costumes, pelo comportamento clássico do consumidor, mas tem se tornado cada vez mais fácil encontrar camisas em outras variedades. Sorte! Isso é importante porque, como sempre falo, a cor certa para sua pele destaca seus pontos fortes, enquanto uma cor menos apropriada…

Thiago Leifert de azul frio e claro
O Thiago Leifert fica bem de azul frio e claro

Resolvi fazer esse post porque na minha viagem recente para Portugal, vi que os homens usam bastante a paleta de azuis, inclusive no ambiente corporativo. Além disso, essa cor costuma predominar no guarda-roupa dos homens de um modo geral por ser fácil de combinar. Então, resolvi trazer umas dicas para você saber como usar o azul certo para sua pele.

azul petroleo
Que tal esse cachecol azul petróleo?

Vamos começar imaginando um homem que já tenha feito seu teste de coloração e saiba a qual das 12 estações do Método Studio Immagine pertence sua cartela. Mesmo o azul sendo de uma família de cores frias, existem variações. Quer ver?

Como diria o narrador, a regra é clara: pessoas que têm a pele mais quente precisam optar por tons com pigmento amarelado. Quem tem a pele mais fria, deve ir pelos “azuis azulados”. Explico: para um homem que tenha pele fria, uma camisa azul Klein ou azul-céu fica linda. Já para o de pele quente, uma escolha certeira é o azul-petróleo. Caso ele prefira uma tonalidade clara, o azul-turquesa não tem erro. Se é difícil achar paletó em todos esses tons, que tal aproveitar na camisa ou mesmo, agora que está frio, no cachecol? Afinal, o que importa para a coloração pessoal é o que fica perto do rosto.

azul klein
Azul Klein é chic!

Agora digamos que você ainda não tenha feito seu teste. Bem, primeiro, você me procura (clicando aqui) 😉 De qualquer forma, existem duas dicas que podem ser úteis para descobrir como usar o azul certo para a sua pele: contraste e tons universais. Vamos a elas:

Em termos de contraste, basta pensar da seguinte forma: homens que têm cabelos, pele e olhos claros, ou seja, baixo contraste, podem optar por tons claros ou médios de azul perto do rosto, evitando os escuros. A regra contrária vale para homens que têm cabelos, pele e olhos escuros.

baixo contraste
Pele com baixo contraste

Já os tons universais, que não são claros nem escuros, quentes nem frios, suaves nem intensos, ficam bem para a maioria das pessoas. Então, para começar sua coleção de looks azuis, vale investir em um tom médio, que não seja tão noite assim. Além disso, tem o marinho: ele cai bem para todas as peles e é uma solução ainda melhor que o preto, transmitindo o mesmo ar de credibilidade, mas ao mesmo tempo agregando um toque moderno ao visual.

cores universais
Tons universais

Agora que você já sabe como usar o azul certo para a sua pele, vale ficar de olho nas tendências para ir atualizando o guarda-roupa a cada estação. Para isso, fique de olho na Pantone, que oferece a cada ano junto com suas tendências de cores, uma seleção de tons clássicos – os mais versáteis e que prometem ser bastante usados na próxima estação – e, claro, sempre inclui alguns azuis. Dá uma olhadinha:

Pantone inverno 2018 - azul clássico
Azul clássico da cartela Pantone para o inverno 2018

Fotos: Reprodução/Pinterest e Reprodução/Instagram

 

Posts Relacionados

X