O azul é considerado uma cor fria porque passa uma mensagem de tranquilidade e paz, “esfriando” os ânimos sempre que necessário. Visualize, por exemplo, a diferença que faz ter uma parede azul ou vermelha na sala de casa. Além disso, o azul representa seriedade e credibilidade – a medalha de honra ao mérito, por exemplo, vem numa fita azul – e por isso é a cor mais aceita no mundo por homens e mulheres. Mas a pergunta que não quer calar: é como usar o azul certo para a sua pele?
Aqui no Brasil, o problema é que o azul-noite predomina em paletós e costumes, pelo comportamento clássico do consumidor, mas tem se tornado cada vez mais fácil encontrar camisas em outras variedades. Sorte! Isso é importante porque, como sempre falo, a cor certa para sua pele destaca seus pontos fortes, enquanto uma cor menos apropriada…

Resolvi fazer esse post porque na minha viagem recente para Portugal, vi que os homens usam bastante a paleta de azuis, inclusive no ambiente corporativo. Além disso, essa cor costuma predominar no guarda-roupa dos homens de um modo geral por ser fácil de combinar. Então, resolvi trazer umas dicas para você saber como usar o azul certo para sua pele.

Vamos começar imaginando um homem que já tenha feito seu teste de coloração e saiba a qual das 12 estações do Método Studio Immagine pertence sua cartela. Mesmo o azul sendo de uma família de cores frias, existem variações. Quer ver?
Como diria o narrador, a regra é clara: pessoas que têm a pele mais quente precisam optar por tons com pigmento amarelado. Quem tem a pele mais fria, deve ir pelos “azuis azulados”. Explico: para um homem que tenha pele fria, uma camisa azul Klein ou azul-céu fica linda. Já para o de pele quente, uma escolha certeira é o azul-petróleo. Caso ele prefira uma tonalidade clara, o azul-turquesa não tem erro. Se é difícil achar paletó em todos esses tons, que tal aproveitar na camisa ou mesmo, agora que está frio, no cachecol? Afinal, o que importa para a coloração pessoal é o que fica perto do rosto.

Agora digamos que você ainda não tenha feito seu teste. Bem, primeiro, você me procura (clicando aqui) 😉 De qualquer forma, existem duas dicas que podem ser úteis para descobrir como usar o azul certo para a sua pele: contraste e tons universais. Vamos a elas:
Em termos de contraste, basta pensar da seguinte forma: homens que têm cabelos, pele e olhos claros, ou seja, baixo contraste, podem optar por tons claros ou médios de azul perto do rosto, evitando os escuros. A regra contrária vale para homens que têm cabelos, pele e olhos escuros.

Já os tons universais, que não são claros nem escuros, quentes nem frios, suaves nem intensos, ficam bem para a maioria das pessoas. Então, para começar sua coleção de looks azuis, vale investir em um tom médio, que não seja tão noite assim. Além disso, tem o marinho: ele cai bem para todas as peles e é uma solução ainda melhor que o preto, transmitindo o mesmo ar de credibilidade, mas ao mesmo tempo agregando um toque moderno ao visual.

Agora que você já sabe como usar o azul certo para a sua pele, vale ficar de olho nas tendências para ir atualizando o guarda-roupa a cada estação. Para isso, fique de olho na Pantone, que oferece a cada ano junto com suas tendências de cores, uma seleção de tons clássicos – os mais versáteis e que prometem ser bastante usados na próxima estação – e, claro, sempre inclui alguns azuis. Dá uma olhadinha:

Fotos: Reprodução/Pinterest e Reprodução/Instagram