BLOG DA LU

O Museu James Turrell, na Argentina 

post 14 - museu JamesTurrell na Argentina

Sabe aquele museu que está na nossa lista de “quero visitar” há algum tempo? Pra mim, é o caso do Museu James Turrell na Província de Salta, Argentina, a cerca de 900 quilômetros de Córdoba.

Inaugurado em 2009, ele fica junto à adega Colomé e pertence à The Hess Art Collection. Trata-se do único museu no mundo dedicado especificamente à obra de James Turrell, que é um dos artistas contemporâneos mais aclamados dedicado à luz e ao espaço.

As obras resultantes das cinco décadas de carreira do artista são dispostas como em um túnel do tempo, distribuídas em nove salas de luz, ao longo de 1.700 metros quadrados. Entre os trabalhos exibidos, estão Spread 2003…

post 14 - Spread 2003

…e Unseen Blue 2002.

post 14 - Unseen Blue

Estes são exemplos de obras atingem sua intensidade máxima ao amanhecer, durante o nascer do sol ou ao entardecer, durante o pôr do sol – no caso do museu só se pode apreciar neste segundo momento, visto que ele funciona entre 14 e 18 horas.

Turrell começou sua carreira artística nos primórdios dos anos 60 na Califórnia e é um dos líderes de um grupo de artistas que trabalham com a luz e o espaço. Nas últimas duas décadas, seu trabalho vem sendo reconhecido em exibições de importantes museus ao redor do mundo, incluindo o Museu Guggenheim e o Whitney Museum of American Art em Nova York.

As experiências sensoriais provocadas pelas obras de James Turrell são emocionantes porque ele joga com a percepção e com o efeito da luz dentro de um espaço criado especialmente par aquela arte. Então, fico imaginando como é vivenciar isso nesse ambiente todo circundado por natureza. Sem dúvida, na minha próxima visita à Argentina vou dar uma passadinha lá.

Ah, importante: o museu somente pode ser visitado por um número limitado de pessoas, por isso é recomendável fazer sua reserva antecipadamente pelo e-mail [email protected]

 

Posts Relacionados

X