Uma das minhas fontes de pesquisa preferidas, a agência de análise de tendências WGSN, apresentou esse mês seu relatório com as tendências de cores para 2020. Mais do que uma lista de cores “para investir”, porém, a agência apresenta macrotendências que prometem nortear o mercado das cores na próxima década.
Uma delas é a importância que as cores assumem no mundo digital. “Sabendo que julgamos um novo produto nos primeiros 90 segundos em que olhamos para ele e que até 90% das decisões de compra estão ligadas à cor, as marcas precisam pensar com cuidado nas cores, especialmente quando estão desenvolvendo sua estratégia digital”, diz o relatório. Disso eu já sabia 😉 o bacana é ver que harmonizar as tonalidades se torna um cartão de visita digital para qualquer marca e essa é uma das fortes tendências de cores para 2020.
Quem já entendeu o recado direitinho foi o canal The Colors, no YouTube. Olha a estética que eles apresentam como pano de fundo para apresentações musicais em estúdio:
O resultado? Têm mais de 1,5 milhão de seguidores. Aliás, aproveite para conhecer o canal da Studio Immagine lá no YouTube também.
A segunda das tendências de cores para 2020 diz respeito à sustentabilidade. Isso porque, segundo estudo mostrado pela WGSN, “atualmente, 1/5 da poluição das águas do planeta é um resultado direto de processos de tingimento têxtil” e o consumidor, é claro, está cada vez mais atento a práticas que não combinem com o processo de produção que acreditam ser ético e transparente. Então, as marcas estão se mexendo para desenvolver tecnologias e técnicas que façam esse tingimento com uso de cada vez menos água. A marca de calçados By Far é um bom exemplo. Eles usam sobras de couro em suas coleções, limitando o impacto de tingimentos prejudiciais ao meio-ambiente.
Já a grife Mara Hoffman segue outra lógica: ela usa cores-chave e que independem de estação para criar sua paleta, mostrando como os tons comerciais podem ter longevidade. Afinal, menos descarte de “tecidos da coleção passada” = menos poluição.
Por fim, uma tendência da qual eu já venho falando nos meus cursos é a cor inclusiva.
Cada vez mais as marcas vão precisar pensar suas paletas levando em consideração os diferentes tons de pele e as idades – afinal, a expectativa de vida sobe no mundo todo e a faixa dos “silvers” (65+) é uma grande consumidora de moda e maquiagem hoje em dia, não é mesmo? Para saber escolher com segurança as cores que combinam com sua pele e essência, contrate minha consultoria, clicando aqui.
Por isso que, independentemente de tendências, no método de análise de coloração pessoal da Studio Immagine, a gente pensa nossas paletas levando em consideração todos os tons de pele, e ainda o estilo e a personalidade de cada cliente, entregando uma cartela personalizada.
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