Oi, gente, estou de volta aos Estados Unidos e quero contar para vocês sobre duas novidades em NY que chamaram minha atenção quando estive aqui em janeiro: a nova loja da Nike no Soho e a Amazon 4-star.
A concept store da Nike no Soho inaugurou no final do ano passado e tem nada menos que 6.000 metros quadrados! Batizada de House of Innovation 000, propõe uma experiência de compras imersiva. Lembram que contei aqui sobre a loja da Massimo Dutti em Lisboa que também me deixou boquiaberta? Então. No caso da Nike, além do que a gente enxerga tem ainda um app que ajuda a criar uma experiência futurista.
“Sempre nos perguntamos como uma loja pode ser tão pessoal, responsiva, fácil e rápida quanto uma compra online”, explicou Heidi O’Neill, presidente da Nike Direct. E foi com esse olhar inovador que se ergueu a loja.
Usando o aplicativo da Nike, por exemplo, os clientes podem escanear QR Codes em manequins e roupas para ver se seu tamanho está disponível e visualizar as cores disponíveis. Em seguida, os itens são enviados para um provador ou para o check-out da loja. Isso libera os clientes de ter que carregar roupas enquanto fazem compras.
Também não existem caixas registradoras. Os consumidores podem fazer o check-out em praticamente qualquer lugar, pagando com o celular. A personalização é outro fator importante aqui: os consumidores podem criar produtos exclusivos no incrível Nike’s Sneaker Bar, um “bar de tênis”. Lá, é possível escolher o tingimento do tecido dos tênis, a estamparia, os bordados, as costuras e os acessórios, como zíperes e linguetas. Para completar a experiência de compra, um concierge ajuda a encontrar o modelo perfeito de calçado para, literalmente, todos os tipos de pés.
Curadoria também é o ponto forte da loja Amazon 4-star, da gigante de tecnologia. A proposta da segunda das minhas novidades em NY é comercializar apenas itens avaliados com 4 estrelas (ou mais), os itens mais vendidos ou as novidades que são tendência no site.
A apenas um quarteirão da loja da Nike que me encantou, a Amazon foca em produtos que já são um sucesso, divididos em seções como “Most Wishes For”, com o que as pessoas mais colocam na Wish List virtual da marca, “Amazon Exclusives” e “Frequently Bought Together”. Sabe aquelas sugestões que aparecem no site, dizendo “pessoas que compraram isso, levaram também”? Então. É como se o algoritmo tivesse ganhado a vida real. Já imaginou que sonho ter uma loja assim aqui no Brasil? Pena que por enquanto nenhuma outra concept store foi anunciada pela Amazon no mundo…
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