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Coca Sevilla e a imagem política

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post 57 - coca sevilla - imagem política
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Gente, eu conheci a Coca Sevilla na Conferência Global da AICI Internacional no México, em 2017, quando assisti a uma palestra incrível dela sobre imagem política. Fiquei muito feliz por reencontrá-la como uma das escritoras do Cuaderno del Centro de Estudios en Diseño y Comunicaciòn de la Universidad de Palermo.

Dessa vez não resisti e convidei a Coca para um bate-papo sobre sua especialidade: imagem política.

Lu: Qual é o primeiro passo para construir uma imagem política?

Coca: O primeiro passo para prestar consultoria de imagem a um político é entender a qual público ele vai se dirigir, quais valores ele representa e que imagem precisa projetar.

 

Lu: Quais são os maiores desafios para os consultores de imagem que trabalham nesta área?

Coca: Os desafios são muitos. Atualmente existe um descontentamento generalizado por parte da população em relação aos políticos. O ideal é, graças a uma consultoria de imagem, conseguir fazer com que eles se conectem com seu público. Outro grande objetivo é adaptar-se à dinâmica dos políticos durante uma consultoria. Por fim, é preciso vencer a impressão que eles têm, por estarem no poder, de que não precisam de consultoria para a imagem que projetam.

Lu: No cenário atual de falta de credibilidade, é possível conquistar a confiança dos eleitores graças ao estilo?

Coca: Claro, os acessórios e a roupa se tornam uma estratégia poderosa para enviar mensagens ao público. Um consultor de imagem política sabe que isto é semiótica e que cada elemento representa uma mensagem.

Barack Obama é um dos políticos mais elegantes, segundo Coca

Lu: Que importância tem a cor na consultoria de imagem para políticos?
Coca: A cor é fundamental para um político. Tanto na psicologia das cores como na parte estética. A força das cores, na parte estética, fará com que ele surja renovado, mais natural e com mais impacto. A psicologia das cores lhe dará coerência, identidade e profissionalismo.

Lu: Que cores transmitem a mensagem mais confiável?

Coca: Depende da imagem política que os clientes desejem projetar. As cores escuras trarão mais presença e a mensagem de liderança. As claras, mais acessibilidade e proximidade. Isso para ficar em dois exemplos.

Lu: Existem peças, estilos e modelos proibidos para políticos em campanha?
Coca: Me parece que uma questão-chave é não ostentar, ou seja, usar marcas visíveis nas roupas. Da mesma maneira, usar acessórios ou roupas muito caros pode ofender a população.

 

Lu: Quais são as estratégias mais utilizadas para construir uma imagem política?
Coca: Existe uma metodologia e um processo a seguir para construir e posicionar a imagem de um político. É por isso que há profissionais experts em imagem política, pois demanda conhecimento específico.

Justin Trudeau, presidente do Canadá, também se destaca por seu estilo na opinião da especialista

Lu: O mundo vive uma polarização radical de opiniões, principalmente o Brasil. É possível preparar a imagem de um político para agradar a todos?

Coca: É impossível agradar a todos. Entretanto, a partir de uma consultoria de imagem você pode detectar as áreas que geram em problemas de imagem e percepção pública e, a partir disto, poderá trabalhar para melhorá-las.

 

Lu: Quais são os políticos mais elegantes do mundo hoje?

Coca: Em sua época, foi Barack Obama. Ele foi um divisor de águas na consultoria de imagem por sua presença e bom gosto. Outro político que atualmente chama muito a atenção pela forma como lida com sua imagem é Justin Trudeau.

 

 

Fotos: acervo pessoal e reprodução/Instagram

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