BLOG DA LU

As cores falam

as cores falam - Lu Ulrich

Pessoal, eu sempre digo: as cores falam. Na hora de compor um look ou sugerir para as nossas clientes, precisamos pensar nos símbolos envolvidos e no que cada uma representa e comunica. E essa semana tivemos dois exemplos bem claros disso: primeiro foi a rainha Elizabeth II, depois a revista Vogue Italia.

as cores falam - verde - rainha elizabeth

No último domingo, a rainha Elizabeth II fez um discurso ao vivo (algo raríssimo em seus 70 anos de reinado), em que falou sobre a pandemia do novo coronavírus. Ela agradeceu os britânicos que estão em isolamento social em casa para evitar a propagação da doença, aplaudiu o esforço dos profissionais do sistema público de saúde e deixou um recado importante: a ideia de que tempos melhores virão. E, sabendo que as cores falam, a equipe de Buckingham escolheu um vestido verde para que a rainha transmitisse esta mensagem de esperança.

Também falando sobre esperança em tempos de coronavírus, mas por outro viés, a revista Vogue Italia saiu esta semana com uma capa em branco. A explicação, quase poética, do diretor de redação Emanuele Farneti me emocionou e vale trazer aqui um trecho dela:

cores falam - branco Vogue Italia

“A decisão de imprimir uma capa totalmente branca pela primeira vez em nossa história não foi por falta de imagens – é bem o contrário. Escolhemos porque o branco significa muitas coisas ao mesmo tempo. Branco é, primeiramente, respeito. Branco é renascimento, luz após a escuridão, a soma de todas as cores. Branco é a cor dos uniformes vestidos por aqueles que colocam suas próprias vidas na reta para salvar as nossas. Ele representa espaço e tempo para pensar, e também permanecer em silêncio. Branco é para aqueles que estão preenchendo o tempo e o espaço vazios com ideias, pensamentos, histórias, linhas de um verso, música e cuidados com os outros. O branco remete a quando, depois da crise de 1929, essa cor imaculada foi adotada em roupas como uma expressão de pureza no presente e a esperança no futuro. Acima de tudo: branco não é se entregar, mas ter uma folha vazia esperando por escrita, o título de uma nova história que está prestes a começar”.

E vocês? Já tinham parado para pensar no impacto do que as cores falam?

 

 

Posts Relacionados

X