BLOG DA LU

As cores e os looks dos candidatos à presidência

Que toda cor tem um significado você já sabe, mas então como os candidatos podem transmitir mensagens com as cores? Eu analisei as contas de Instagram de cada um deles e fiz minhas observações sobre como eles poderiam usar o poder das cores em seu favor:

post 12 - cores e política Alvaro Dias

Alvaro Dias: como alguns outros candidatos à presidência, ele usa muitos tons de azul, cor que transmite credibilidade e confiança. A camisa preta lisa, outra peça que usa bastante, também passa essa ideia de seriedade.

 

Ciro Gomes: está desconstruindo a visão de dureza e formalidade, optando por camisas retas por fora da calça quando está nas ruas, trazendo uma ideia de modernidade. Ultimamente, tem repetido looks azuis, que transmitem a imagem de confiança, respeito e empreendedorismo.

 

post 12 - cores e política Fernando Haddad

Fernando Haddad: entre os costumes de alfaiataria – que comunicam sua formação acadêmica e o perfil de jovem empreendedor – e a dupla camiseta e boné (de apelo claramente popular), o candidato forma sua imagem pública, a única cor que o candidato traz às ruas roupas é o vermelho, pela associação com o partido.

 

post 12 - cores e política Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin: com looks compostos em sua maioria por camisas brancas e clarinhas, ele usa ternos bem cortados, em tons de azul, o que mostra que é atualizado e que sabe o que está fazendo. É o mais elegante entre os candidatos à presidência, na minha opinião.

 

post 12 - cores e política Guilherme Boulos

Guilherme Boulos: optou pela camisa jeans escura como um meio termo entre a informalidade popular entre os partidos de esquerda e o excesso de formalidade que não tem apelo junto à camada da população que busca atingir. Não é uma má escolha, já que o jeans remete ao trabalho. O branco, que representa confiabilidade, podia ser outra boa escolha par ao candidato. Principalmente junto com o jeans.

 

post 12 - cores e política Henrique Meirelles

Henrique Meirelles: alfaiataria bem cortada em tons de azul – mesma escolha de Ciro Gomes -, que transmitem confiança, respeito e empreendedorismo. Ele tem um perfil mais tradicional, de um empresário de credibilidade. Poderia usar uma gravata vermelha se quiser transmitir poder.

 

post 12 - cores e política JairBolsonaro

Jair Bolsonaro: costume clássico – por vezes com grandes ombreiras, que passam a ideia de poder e distanciamento – com camisa branca é seu uniforme. A típica imagem de um deputado consolidado há 27 anos. Nas ruas, tenta vestir camisetas ou camisa para fora da calça, para mostrar informalidade. Como muitas de suas ideias são conservadoras, ele podia usar cortes mais refinados para passar uma ideia de modernidade.

 

post 12 - cores e política Marina Silva

Marina Silva: sóbria e com seu nome diretamente ligado às causas ambientais, Marina costuma se vestir com tons terrosos, o que não é uma boa ideia, pois o marrom passa a impressão de alguém com ideias antigas. Ela poderia investir na adição de tons mais claros, como brancos e azulados, para trazer credibilidade.

 

 

Fotos: Reprodução/Instagram

 

Posts Relacionados

X