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Coca Sevilla e a imagem política

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Gente, eu conheci a Coca Sevilla na Conferência Global da AICI Internacional no México, em 2017, quando assisti a uma palestra incrível dela sobre imagem política. Fiquei muito feliz por reencontrá-la como uma das escritoras do Cuaderno del Centro de Estudios en Diseño y Comunicaciòn de la Universidad de Palermo.

Dessa vez não resisti e convidei a Coca para um bate-papo sobre sua especialidade: imagem política.

Lu: Qual é o primeiro passo para construir uma imagem política?

Coca: O primeiro passo para prestar consultoria de imagem a um político é entender a qual público ele vai se dirigir, quais valores ele representa e que imagem precisa projetar.

 

Lu: Quais são os maiores desafios para os consultores de imagem que trabalham nesta área?

Coca: Os desafios são muitos. Atualmente existe um descontentamento generalizado por parte da população em relação aos políticos. O ideal é, graças a uma consultoria de imagem, conseguir fazer com que eles se conectem com seu público. Outro grande objetivo é adaptar-se à dinâmica dos políticos durante uma consultoria. Por fim, é preciso vencer a impressão que eles têm, por estarem no poder, de que não precisam de consultoria para a imagem que projetam.

Lu: No cenário atual de falta de credibilidade, é possível conquistar a confiança dos eleitores graças ao estilo?

Coca: Claro, os acessórios e a roupa se tornam uma estratégia poderosa para enviar mensagens ao público. Um consultor de imagem política sabe que isto é semiótica e que cada elemento representa uma mensagem.

Barack Obama é um dos políticos mais elegantes, segundo Coca - imagem política
Barack Obama é um dos políticos mais elegantes, segundo Coca

Lu: Que importância tem a cor na consultoria de imagem para políticos?
Coca: A cor é fundamental para um político. Tanto na psicologia das cores como na parte estética. A força das cores, na parte estética, fará com que ele surja renovado, mais natural e com mais impacto. A psicologia das cores lhe dará coerência, identidade e profissionalismo.

Lu: Que cores transmitem a mensagem mais confiável?

Coca: Depende da imagem política que os clientes desejem projetar. As cores escuras trarão mais presença e a mensagem de liderança. As claras, mais acessibilidade e proximidade. Isso para ficar em dois exemplos.

Lu: Existem peças, estilos e modelos proibidos para políticos em campanha?
Coca: Me parece que uma questão-chave é não ostentar, ou seja, usar marcas visíveis nas roupas. Da mesma maneira, usar acessórios ou roupas muito caros pode ofender a população.

 

Lu: Quais são as estratégias mais utilizadas para construir uma imagem política?
Coca: Existe uma metodologia e um processo a seguir para construir e posicionar a imagem de um político. É por isso que há profissionais experts em imagem política, pois demanda conhecimento específico.

Justin Trudeau, presidente do Canadá, também se destaca por seu estilo na opinião da especialista
Justin Trudeau, presidente do Canadá, também se destaca por seu estilo na opinião da especialista

Lu: O mundo vive uma polarização radical de opiniões, principalmente o Brasil. É possível preparar a imagem de um político para agradar a todos?

Coca: É impossível agradar a todos. Entretanto, a partir de uma consultoria de imagem você pode detectar as áreas que geram em problemas de imagem e percepção pública e, a partir disto, poderá trabalhar para melhorá-las.

 

Lu: Quais são os políticos mais elegantes do mundo hoje?

Coca: Em sua época, foi Barack Obama. Ele foi um divisor de águas na consultoria de imagem por sua presença e bom gosto. Outro político que atualmente chama muito a atenção pela forma como lida com sua imagem é Justin Trudeau.

 

 

Fotos: acervo pessoal e reprodução/Instagram

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