Muito se engana quem pensa que a Consultoria de Cores é exclusividade do público feminino. A Coloração Pessoal Masculina não só existe, como está cada vez mais em alta.
Mais vaidosos e preocupados com a imagem que desejam transmitir, os homens têm procurado o serviço com frequência nos últimos anos.
O aumento do interesse pelo serviço só confirma o que já se vê no mercado de moda, beleza e varejo, que movimentou mais de U$13 bilhões somente no Brasil somente com o vestuário masculino.
E, de fato, em um mundo tomado pelas redes sociais, a preocupação com a imagem se torna um ponto importante.
Quer saber mais sobre a Consultoria de Cores para homens e em que ela se diferencia da Coloração Pessoal feminina?
Não deixe de ler este artigo até o final, pois nele irei revelar aspectos importantes do atendimento masculino.
Como falei neste artigo, “a Análise de Coloração Pessoal é um processo em que descobrimos por meio de um teste comparativo com tecidos quais as cores melhor harmonizam com a nossa beleza”.
Ou seja, nós observamos a reação da pele a determinadas dimensões de cores.
Embora os homens tenham algumas particularidades, como a presença de barba e bigode, e a ausência de cabelo em alguns casos, o processo para a realização do teste é o mesmo para homens e mulheres.
Para descobrir o conjunto de cores que mais valoriza a beleza de cada um, nós analisamos quatro características:
A partir do resultado dessas quatro variáveis, chegaremos à cartela de cores pelo Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal, que é aquele realizado presencialmente.
Se o teste for realizado pela Experiência Digital Studio Immagine, ou seja, feito 100% online, o consultor irá analisar duas características na beleza do homem para se chegar à paleta de cores:
Ouso dizer que os homens são os que mais se beneficiam da Consultoria de Cores. Afinal, nós, mulheres, contamos com muitos artifícios para compensar o efeito de cores negativas na nossa beleza.
Um exemplo disso é o poder de usar a maquiagem nos tons certos. Embora estejam mais abertos, sabemos que poucos ainda são os homens que usam maquiagem no dia a dia.
Além da maquiagem, as cores de cabelo e os acessórios (brincos, lenços, echarpes) são excelentes estratégias de compensação utilizadas pelo público feminino.
Mas e os homens?
Normalmente, eles vestem uma camisa, um paletó, blazer ou sobretudo. De acessórios, gravatas, correntes, cachecóis e óculos.
Logo, investir em peças certeiras, que realmente realçam a beleza deles faz muita diferença na construção da imagem masculina.
“O homem saber a cartela de cores dele faz muita diferença na forma como ele se apresenta para o mundo” – Nícolas Marçal, consultor de imagem e especialista em atendimento masculino.
Além disso, preciso lembrar que a cor é um elemento design que comunica. Logo, se o homem busca transmitir as mensagens corretas por meio da sua imagem, investir nos tons certos e dominar a psicologia das cores é primordial.
Como falei, a parte técnica do teste é a mesma, seja para homens, mulheres, jovens, adultos e com os mais variados tons de pele.
Mas, de fato, existem algumas particularidades na Coloração Pessoal Masculina que merecem ser ressaltadas. Vamos a elas?
Mulheres, de maneira geral, têm traços mais delicados. Homens, mais fortes.
Por isso, é preciso treinar o olhar e estar preparado(a) para lidar com essas diferenças no teste.
Conversando com o Nicolas Marçal, ele relata:
“O que sempre falo é que é preciso treinar o olhar, porque se tratam de belezas muito diferentes. Quando a gente vai fazer o teste masculino, muitas pessoas perguntam se é preciso tirar a barba ou não, se a barba interfere no contraste e a gente sempre analisa o conjunto.”
E, de fato, essa é uma pergunta pertinente! Se as mulheres tiram a maquiagem para realizar o teste de cor, não deveriam os homens tirar a barba e o bigode?
Não!
Pense que a maquiagem é algo exterior à beleza. Já barba e bigode são próprios da natureza masculina e não alteram o resultado do teste.
No entanto, para os consultores, é preciso treinar o olhar para essas diferenças, pois elas podem causar dúvidas na hora da análise.
Como falei, os homens podem ou não ter barba, cabelo e bigode.
Com isso, diagnosticar, principalmente, as etapas de contraste e profundidade do cliente costumam ser mais desafiadoras, justamente porque nela vemos o claro e o escuro na beleza de cada um.
E, pense comigo, especialmente a barba costuma ocupar um espaço considerável do rosto do cliente. Por isso, é importante analisar como se comportam manchinhas e alterações ao redor dessa área.
Assim como as mulheres, homens também têm o desejo de disfarçar brancos colorindo os fios. Porém, diferentemente do público feminino, nem sempre têm o repertório necessário para realizar essa mudança de forma assertiva.
Enquanto as mulheres amam uma explicação super completa, recheada de exemplos e, às vezes, até de subjetividade, homens são muito mais práticos e objetivos.
O interesse deles está em: onde irei usar isso aqui na minha vida? De que forma?
Sabe uma receita de bolo? Normalmente, é assim que eles gostam de receber nossas informações. Tudo explicado, porém de forma sucinta, clara e objetiva. Sem enrolações.
Quem é meu aluno da Formação em Coloração Pessoal sabe: antes de iniciar o teste, recomendo perguntar ao cliente o que mais lhe incomoda no rosto. É uma manchinha? Uma linha de expressão? Peça que ele te aponte essas características e elas serão o seu foco durante a análise.
Nícolas Marçal, consultor de imagem e parceiro da Studio Immagine, me relatou um fato curioso sobre as diferenças de fazer a Consultoria de Cores para homens e mulheres que achei muito pertinente compartilhar com vocês:
“O homem é muito mais desencanado com a questão das imperfeições no rosto. Então, nem todos relatam se incomodar com uma manchinha ou olheira e nós, consultores, é que devemos buscar esses pontos a serem analisados durante o teste” – Nic Marçal
Nossa busca deve ser ativa! Podemos eleger dois ou três pontos e mostrá-los durante a análise ao cliente pois é muito importante que ele também perceba as diferenças entre as dimensões das cores no seu rosto.
A maioria dos homens ainda não é adepto da maquiagem. Então, muitas vezes, não trabalhamos os tons de make com o cliente. Também oriento os meus alunos a destacarem as respectivas lâminas da cartela ou cartelinha de cores, justamente para trazer mais praticidade e objetividade para o dia a dia do cliente.
“Tem homens que já são adeptos da base e do protetor solar com cor. Nesses casos, a gente consegue fazer essa análise. Caso contrário, a gente vai fazer uma indicação baseada na praticidade. Pense que o homem é prático, objetivo, então a nossa consultoria de cores deve ser mais cirúrgica também”, complementa Nic Marçal.
Fazer a análise de coloração pessoal masculina não é um bicho de sete cabeças! O mais importante é treinar o olhar para esta beleza que, sim, é diferente da feminina, e além disso, saber entregar um atendimento objetivo, porém completo ao cliente.
Explique as características da cartela, mostre cores opostas às da beleza dele e o instrua sobre quais cores usar dependendo do ambiente em que esteja e do objetivo de imagem do momento.
O Colormais é o mais novo app da Studio Immagine e também o mais completo do mercado no assunto cores e Coloração Pessoal.