BLOG DA LU

O que é Análise de Coloração Pessoal e como funciona na prática?

O que é Análise de Coloração Pessoal

Me diz se você já viveu uma situação assim: passou horas procurando inspirações de make no Pinterest e no Instagram e, quando decidiu reproduzir aquela maquiagem, sentiu que havia algo estranho.

Era como se as cores da sombra estivessem muito fortes para a sua beleza e o batom escolhido te deixasse com uma aparência cansada. 

Antes de conhecer e fazer a minha Análise de Coloração Pessoal, eu mesma já passei por algumas situações semelhantes a essa. Usei maquiagens com cores muito distantes da minha beleza, pintei o cabelo de tons que não me valorizavam tanto. 

Na época, eu já era apaixonada pelo universo das cores, gostava de bordar e de pintar. 

Mas só depois que conheci e resolvi estudar mais a fundo a Coloração Pessoal, vi o quanto esse processo poderia transformar vidas e percebi que realmente tinha encontrado ali a minha vocação neste mundo!

Se você nunca ouviu falar em Análise de Coloração Pessoal e quer conhecer mais sobre o teste e a Consultoria de Cores, esse artigo é para você! Esse texto também é para aqueles que querem saber melhor como funciona a análise cromática na prática.

Vamos lá?

O que é Análise de Coloração Pessoal?

A Análise de Coloração Pessoal é um processo em que descobrimos, por meio de um teste comparativo com tecidos, quais as cores que melhor harmonizam com a nossa beleza. 

Isto é, descobrimos as cores que nos valorizam, que deixam a nossa pele mais iluminada e com aspecto de saúde. 

Da mesma forma, descobrimos também quais são as cores que menos nos favorecem e nos deixam com um ar de cansada, com o semblante mais pesado. 

Pois é, existe esse processo físico e as cores que usamos mais próximas ao nosso rosto provocam alterações na nossa pele. 

Uma boa escolha de cores tem o poder de suavizar a textura da nossa pele, minimizar manchinhas e olheiras. Já uma má escolha destaca essas manchinhas e sinais de cansaço. 

É um processo de profundo autoconhecimento, em que iremos valorizar aquilo que é seu, que é próprio da sua beleza! Você irá entender como a sua pele reage com as cores e que vai muito além de descobrir a sua cartela. 

A consultora irá te explicar cada passo, a característica das cores, o que é temperatura, o que é intensidade e o que é profundidade. 

É um processo de autoconhecimento que te dá soluções de cabelo, de maquiagem, de roupa e de como usar cada um desses elementos na prática. 

Existem vários métodos de Coloração Pessoal no mercado. Na Studio Immagine, trabalhamos com o Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal.  

O Método Sazonal Expandido leva em consideração o efeito que a iluminação provoca na natureza nas quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono, Inverno. 

Em cada uma delas, analisamos a temperatura, que pode ser quente ou fria, a intensidade, que pode ser suave ou brilhante, e a profundidade, que pode ser clara ou escura. 

Por isso, temos 12 cartelas:

  • Inverno Frio, Inverno Brilhante e Inverno Escuro
  • Primavera Quente, Primavera Brilhante e Primavera Clara
  • Outono Quente, Outono Suave e Outono Escuro
  • Verão Frio, Verão Suave e Verão Claro. 

5 vantagens de fazer a Análise de Coloração Pessoal

Fazer a sua análise de coloração pessoal e descobrir a sua cartela, como falei, é um processo de profundo autoconhecimento e possui diversas vantagens

1. Você mais bonita naturalmente!

Isso mesmo! As cores certas te deixam mais bonita, com aparência saudável e descansada. 

É como se você passasse um corretivo ou um BB Cream na pele, deixando-a mais uniforme e com brilho! Tudo isso sem maquiagem ou intervenções estéticas, somente através do efeito da cor em você!

2. Combinar cores sem medo errar

Sabe quando você passa um tempão em frente ao armário e tem a sensação de que não possui roupa alguma? A Consultoria de Cores te ensina a fazer combinações que nunca antes passavam pela sua cabeça!

Aos poucos, você vai aprendendo e se acostumando a montar looks mais coloridos, aproveitando as peças que já tem no armário. 

3. Compras mais assertivas = economia de dinheiro

Sim! Conhecimento é um divisor de águas na sua vida, vou te dizer por quê. 

Após a consultoria de cores, você saberá exatamente aquilo que te valoriza e aquilo que não te valoriza.

Por isso, as compras por impulso tendem a diminuir e a serem cada vez mais assertivas e direcionadas.Você vai economizar dinheiro se colocar os ensinamentos da Consultoria de Cores em prática. 

4. Guarda-roupa mais funcional

Quando você começa a construir um armário nas cores da sua cartela, todas as peças vão combinar entre si! 

Imagine a quantidade de combinações que você poderá fazer com poucas peças?

É a oportunidade para quem quer construir um armário mais versátil e funcional. 

5. Maquiagem e cabelo no tom errado nunca mais!

A maquiagem está sobre a nossa pele, então tem um impacto significativo na nossa beleza. Assim como o cabelo, que funciona como uma moldura do nosso rosto. 

Na Consultoria de Cores, descobrimos os tons certos de cabelos caso você deseje pintá-los ou fazer mechas, por exemplo. E, ainda, os tons perfeitos de base, sombras, blushes, corretivos e batons para você! 

Como é feita a Análise Cromática? 

Harmonia é repetição. Por isso, na análise cromática, nós descobrimos três características da sua pele: a temperatura, a profundidade e a intensidade. Além do seu contraste pessoal.

E repetimos essas características da sua pele nas cores da sua cartela, deixando o seu visual mais harmônico.

Não analisamos as cores isoladamente, mas o efeito que cada uma delas têm no seu rosto. 

Mas, antes de começarmos, dois avisos muito importantes em relação à Análise de Cores. 

Para garantir um resultado assertivo, é preciso que a cliente esteja sem maquiagem ou fator de proteção solar no rosto. Ou seja, ele tem que estar completamente limpo. Se o cabelo tiver algum tipo de tintura, deve estar coberto com tecido neutro.

Além disso, o teste de cor deve ser realizado presencial. Ainda não temos, no mercado, uma análise de coloração pessoal online totalmente segura. Explico o porquê neste artigo:

→ Coloração Pessoal Online funciona? 

O Roteiro do Teste: o passo a passo completo

Contraste pessoal: o que é?

Contraste pessoal é a diferença de tons entre cabelo (incluindo sobrancelha e barba), pele e olhos. 

Quanto maior essa diferença, mais alto será o seu contraste pessoal. Quanto menor a diferença, menor o seu contraste. 

Nós analisamos o contraste pessoal da cliente em duas etapas:

  1. Foto em gradação de cinza
  2. Tecidos estampados de contraste
Tecido de Contraste
Tecido de Contraste

Na primeira etapa, que é a única que pode ser realizada de forma online, tiramos uma foto da cliente de frente para uma janela com luz natural. 

Em seguida, retiramos toda a saturação da foto e verificamos qual o tom que mais se aproxima do seu cabelo, pele e olhos. Depois, subtraímos o maior resultado do menor resultado. 

  • Entre 01 e 03 graus de diferença = baixo contraste
  • De 04 a 06 graus de diferença = médio contraste
  • Mais de 06 graus de diferença = alto contraste

No exemplo a seguir, da Ana Paula Arósio, o cabelo se encontra no 10 e a pele no 2. 

Logo, 10-2 = 8. Por isso, ela tem um alto contraste. 

O contraste da Ana Paula Arósio
O contraste da Ana Paula Arósio

Em seguida, a Consultora de Cores formada pela Studio Immagine irá checar o contraste da cliente com os tecidos estampados de contraste. 

Vou mostrar, através de algumas fotos tiradas profissionalmente em um estúdio montado na Casa Colorida, o teste da Márcia para vocês!

Tecido de Baixo Contraste
Tecido de Baixo Contraste

O baixo contraste é muito pouco para a beleza da Márcia. Destoa muito do preto forte do cabelo e da pele, que é mais clara. 

Tecido de Médio Contraste
Tecido de Médio Contraste

O médio contraste começa a deixar o visual mais harmônico, porém, vejam a diferença quando chegamos ao alto contraste, que é o contraste da Márcia!

Tecido de Alto Contraste
Tecido de Alto Contraste

O alto contraste derrete na beleza dela. Percebe como ficou harmônico com o cabelo e a pele?

O que o contraste influencia na prática? 

O ideal é repetirmos o nosso contraste natural nos elementos próximos ao nosso rosto. 

Então, se você tem uma pele muito clarinha e o seu cabelo é muito escuro, provavelmente, você terá um alto contraste, como o da Márcia. 

Logo, ao escolher a armação dos óculos, o ideal é repetir esse contraste no seu rosto. Você pode optar por uma armação preta ou de outro tom mais escuro, contrastando com a sua pele clara. 

Se o seu contraste é baixo, ou seja, a diferença de tons é pouca na sua beleza, opte por armações mais claras. 

Veja o exemplo do baixo contraste escuro:

Exemplo de armação de óculos, roupa e brinco no baixo contraste escuro

O mesmo deve acontecer com o contraste da maquiagem, de blusas, brincos, cabelos e outros elementos próximos ao rosto. 

Profundidade: tons claros e escuros

O segundo elemento que analisamos no teste de cor é a profundidade. 

As cores são mais profundas ou escuras quando têm mais preto na sua composição e são mais claras quando têm mais branco. 

Com a comparação dos tecidos de profundidade, iremos descobrir quais tons ficam mais bonitos em você: os claros ou os escuros. 

Tecido de Profundidade Escura na Análise de Coloração Pessoal
Tecido de Profundidade Escura
Tecido de Profundidade Clara na Análise de Coloração Pessoal
Tecido de Profundidade Clara

Entre o claro e o escuro, o escuro entra muito mais na beleza da Márcia, veja como sua boca fica coradinha quando comparada ao tecido claro!

Intensidade: tons brilhantes e suaves

O que é intensidade? Intensidade é a característica que se refere ao conjunto de cores mais intensas ou brilhantes e suaves ou opacas.  

A cor é mais intensa quando ela é viva, pura, pigmentada. 

Já é suave quando é misturada ao marrom ou ao cinza, que deixam-na mais opaca. 

No teste, analisamos o quanto a pele da cliente segura ou não essas cores intensas. 

Tecido de Intensidade Brilhante da Análise Cromática
Tecido de Intensidade Brilhante
Tecido de Intensidade Suave
Tecido de Intensidade Suave

Entre a cor vibrante e a suave, o intenso entra bem melhor na beleza da Márcia, suaviza olheiras e linhas de expressão. 

Quer ver um teste de Coloração Pessoal completo em vídeo? Mostramos tudo no canal da Studio Immagine no Youtube!

Temperatura: tons quentes e frios

Temperatura é a característica que gera mais dúvidas durante o teste de cor, justamente porque o Brasil é um país muito miscigenado. 

No método Studio Immagine de Coloração Pessoal, as peles podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Peles quentes = peles com mais caroteno, pigmento amarelado
  • Peles frias = peles com mais hemoglobina, pigmento rosado
  • Pele neutra-quente ou neutra-fria = quando falamos que a temperatura é neutra, quer dizer que ela tem importância secundária no teste de cor da cliente. Ou seja, ou a característica de profundidade (Clara ou Escura) será mais importante ou a de Intensidade (Suave ou Brilhante). 

Devido à essa miscigenação, nós checamos a temperatura da cliente três vezes:

  1. Quente x Frio
Tecido de Temperatura Quente
Tecido de Temperatura Quente
Tecido de Temperatura Fria
Tecido de Temperatura Fria

Nesse caso, veja como a pele da Márcia ficou mais limpa e com menos manchas com o tecido frio. Já o tecido quente escureceu suas manchinhas. 

  1. Subtom: quente ou frio

O subtom tem o tecido muito parecido com o de gradação em cinza que utilizamos no contraste. Ele funciona como se fossem vários tons de pele. 

Devemos analisar o que melhor funciona para a cliente. Qual se aproxima mais do tom de pele dela?

Tecido de Subtom Quente
Tecido de Subtom Quente
Tecido de Subtom Frio
Tecido de Subtom Frio

No caso da Márcia, a temperatura, mais uma vez, se confirma como fria, já que o tecido de subtom mais rosado se encaixa ao rosto dela. 

Por fim, vamos aos tecidos vermelhos. 

  1. Tecidos vermelhos

Com os tecidos vermelhos, verificamos se a temperatura é a principal característica da Márcia ou não. Ou seja, se o sobrenome da cartela dela será frio ou quente. 

Tecido Vermelho Quente
Tecido Vermelho Quente
Tecido Vermelho Frio
Tecido Vermelho Frio
Tecido Vermelho Neutro
Tecido Vermelho Neutro

No caso, o tecido neutro-quente/neutro-frio, possui uma mistura de tons quentes e frios. Para a Márcia, o tecido frio puro, no entanto, foi o que a valorizou mais!

O resultado do teste

Por isso, chegamos ao resultado do teste da Márcia. No Método Sazonal Expandido, ela tem a temperatura Fria, a intensidade Brilhante e a profundidade Escura, que são características típicas da estação Inverno. 

Entre a temperatura, a intensidade e a profundidade, a temperatura foi a principal característica da Márcia. 

Ou seja, foi a que teve maior diferença na sua beleza. Volte e analise o tecido quente e o tecido frio nela, percebe como vemos que o frio a deixou muito mais bonita?

Assim, a Márcia é da cartela Inverno Frio. 

Márcia com a sua cartela de cores Inverno Frio

Neste artigo do blog, contei tudo sobre o Inverno Frio, a cartela de cores da Márcia, confira:

→ Inverno Frio: o guia completo da estação!

Personalizando a entrega da Cartela

Fazer a Análise de Coloração Pessoal vai muito além de descobrir a sua cartela de cores. 

Na Studio Immagine, nós entendemos que cada beleza é única, por isso, a entrega da cartela deve ser feita de forma personalizada, de acordo com as características da pele da cliente e também com o seu estilo de vida e o seu desejo de imagem. 

Após fazer o seu teste e descobrir a cartela, a consultora irá te ensinar:

  • Como usar cores que não estão na sua cartela a seu favor
  • Quais as melhores cores para o seu desejo de imagem
  • Como combinar cores sem medo de errar usando o círculo cromático
  • Os melhores tons para o seu cabelo
  • Os melhores tons de maquiagem para você
  • Os acessórios que mais te valorizam
  • Como usar estampas

É um atendimento que vai mudar a forma como você se relaciona consigo mesma e com o seu guarda-roupa!

E a cartela de cores é um investimento para a vida toda, porque ela não muda! Mesmo que você se bronzeie, mude a cor do cabelo ou da sobrancelha, ela continuará a mesma! 

A sua consultora irá apenas te orientar sobre como utilizar cada cor da melhor forma possível a partir dessas mudanças no seu visual.

2 comentários em “O que é Análise de Coloração Pessoal e como funciona na prática?”

  1. Rosana Gonçalves de Souza

    Não vejo a hora de fazer a minha coloração presencial.
    Já está agendado para o dia 14/10/21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

X