BLOG DA LU

Cartela de Julho: Inverno Frio

aluna e consultora inverno frio

Em julho e com todo esse friozinho que faz em várias regiões do Brasil, a nossa cartela não poderia ser outra: Inverno Frio, nomenclatura utilizada na metodologia da Studio Immagine.

Você também pode conhecer essa cartela como Inverno Puro ou Inverno Verdadeiro. Ela possui como principal característica a temperatura, que é fria (por isso, o seu sobrenome).

Neste artigo, reuni tudo o que você precisa saber sobre o Inverno Frio. Você vai descobrir:

  • As características da estação
  • As cores do Inverno Frio
  • Como saber se essa é a sua cartela
  • Quem é Inverno Frio
  • Cabelos da estação
  • Makes nos tons certos
  • Combinações da estação

Inverno Frio: características da estação

Como falei, a característica mais importante da paleta Inverno Frio é a temperatura fria.

A cartela também tem profundidade escura (média ou média para escura) e intensidade, alta (média ou média alta).

Características Inverno Frio: o TIP da estação
O TIP da estação

Contraste do Inverno Frio

No Inverno Frio, é comum vermos os seguintes contrastes:

  • Baixo escuro
  • Médio para baixo escuro
  • Médio
  • Médio para alto
  • Alto

Por ser uma estação bem escura, não encontramos pessoas de baixo contraste claro.

É o que sempre digo às minhas alunas: lidamos com diferentes tipos de pele. A Coloração Pessoal não é uma camisa de forças e, muitas vezes, alguns resultados podem nos surpreender!

Por isso, a realização do teste com uma consultora capacitada e, também, em um local adequado são essenciais.

Somente analisando e comparando os tecidos conseguiremos chegar ao seu resultado! E não menospreze a etapa do contraste: ele é um ponto importante para nortear se você vai para uma estação que tem maior ou menor profundidade.

#DicadaLu: É comum as consultoras ficarem em dúvida entre Inverno Frio e Inverno Brilhante durante o teste de algumas clientes. Para isso, veja qual foi a característica principal da cliente, que a deixou com aspecto mais saudável e leve? Foi intensidade ou temperatura? Caso necessite, repasse os tecidos.

As cores do Inverno Frio

Essa cartela é linda! Cheia de tons azulados, roxo e rosa!

Cores do Inverno Frio
As cores do Inverno Frio

Como saber se essa é a minha cartela?

Embora existam alguns testes disponíveis online e gratuitamente na internet, eles costumam ser muito falhos.

Por isso, para saber se, de fato, você é da cartela Inverno Frio, só realizando a sua Análise de Coloração Pessoal.

No Método Sazonal Expandido, que é o método com o qual eu trabalho há mais de 11 anos e que também formei as mais de 5.000 consultoras da Studio Immagine, nós avaliamos a sua pele em relação a quatro características:

  • Temperatura
  • Intensidade
  • Profundidade
  • Contraste

Quem é Inverno Frio?

Das famosas, a que levou o Inverno Frio para todos os sites e portais da internet recentemente foi a campeã do BBB 21, Juliette Freire.

Na bagagem que a paraibana levou para o reality show, estavam muitos looks nas cores da sua estação.

Juliette nas suas cores
Reprodução: Instagram @juliette

Na minha última turma presencial do Recife, por exemplo, tive a surpresa de ter 5 alunas (e agora consultoras) irmãs de cartela.

Vejam como as belezas são diferentes, mas todas lindas e da mesma estação:

Consultoras e alunas de Recife irmãs de cartela Inverno Frio
As consultoras Byanca Vasconcelos, Rayanne Duarte, Lillian Bezerra e Laisa Melo

Vou deixar mais algumas fotos para que vocês consigam ver as belezas da estação.

Se você quer ver a sua foto aqui no meu blog também é só enviar um e-mail para [email protected]

Inverno Frio: Cabelos

Assim como nos outros dois Invernos, os cabelos de Inverno Frio costumam ser mais escuros e de fundo frio (mais acinzentado).

Por isso, é preciso ter um cuidado extra ao decidir clareá-los.

Cabelos da estação Inverno Puro
Cabelos da estação

#DicadaLu: O Inverno Frio é uma estação difícil de se clarear os cabelos. Deixá-los claros demais ou em tons muito quentes podem pesar ou apagar o seu semblante!

Makes: aposte nos tons certos!

Se você já sabe que essa é a sua estação, mergulhe nos tons certos de maquiagem para a sua pele. Não existe nada mais próximo ao nosso rosto do que a maquiagem, afinal, ela está sobre ele.

Por isso, ela é tão importante estar nos tons certos. Veja algumas opções de cores para quem é Inverno Puro apostar em blushes, batons, bases, pós, rímeis e delineadores.

Nas sombras, eu indico esses cinco tons que estão na imagem a seguir para quem quer começar.

Makes Inverno Puro ou Verdadeiro

Mas se você já tem a sua cartela física ou digital da Studio Immagine, pode investir em todas as cores que estão nela, tá?

–> Confira indicações de makes para peles de Inverno

Você vai sempre ver que os tons de make Inverno Frio são mais rosadinhos e azulados, pois respeitam a característica de temperatura da estação.

Os tons pêssego, amarronzados e terracota ficam melhor em belezas quentes, tá?

De quais estações você pode roubar cores?

O Inverno Verdadeiro é uma estação pura. Por isso, recomendo sempre às minhas alunas e clientes que elas peguem emprestado cores de estações vizinhas, que também são frias.

No caso, do Inverno Brilhante e do Inverno Escuro.

As 12 estações do Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal
As 12 estações do Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal

Algumas cores do verão, aquelas que não forem nem tão claras e nem tão suaves, também podem funcionar para ele.

Combinações de cores

As cores que vêm na paleta Inverno Frio combinam entre si, pois compartilham as mesmas características de profundidade, intensidade e temperatura.

Eu elaborei algumas combinações de cores belíssimas que você pode começar a colocar em prática agora mesmo. Elas vão dos tons mais clássicos e neutros aos mais intensos da cartela!

Combinações de cores neutras com estilo
Neutros com estilo
Combinações clássicas
Mais opções de combinações Inverno Puro
E mais opções de combinações para você!

Ficou com alguma dúvida sobre o Inverno Frio? É só deixar um comentário aqui no meu blog que eu vou ter o maior prazer em te ajudar! 

E, para ter ainda mais segurança na hora de combinar cores, elaborei um círculo cromático próprio de cada estação. Logicamente, temos um só para Inverno. Adquira já o seu!

Na imagem de capa deste artigo, nossa querida aluna e consultora Roberta Ribeiro.

23 comentários em “Cartela de Julho: Inverno Frio”

  1. Lilian Cabral

    Oi Luciana,
    Fiquei confusa com os modelos das fotos, pq a maioria delas tem pele morena (quentes) diria mais que parecem outono. Voce poderia explicar como essas peles morenas sao consideradas inverno? Elas seriam neutro frio?
    Orbigada por dividir seu conhecimento.

    1. Oi, Lilian. Tudo bem? Em todas as estações, temos todos os tipos de profundidade de pele, então, a cor da pele não determina a sua temperatura. A temperatura, na verdade, é determinada pela maior quantidade de hemoglobina ou caroteno presentes na pele. Por isso, a importância de realizar o teste com tecidos para que a pele responda e demonstre suas características específicas. Só através do teste para você chegar a um diagnóstico. Espero ter esclarecido sua dúvida! Um beijo

  2. Olá! Minha cartela é Inverno Frio mas possuo pele oliva. Sendo a característica principal dessa cartela a temperatura fria e, no caso, a minha pele ser visualmente amarelada, fico em dúvida de como posso harmonizar melhor entre roupas e maquiagem.

    1. Oi, Mayara! No caso das peles oliva, muitas vezes, precisamos fazer uma misturinha de bases (quente e fria) para chegar ao tom perfeito para a pele. Cada caso é um caso e, por isso, é muito importante testar as bases na sua pele, ok? Nos demais itens, você pode usar normalmente as cores da sua cartela! Um beijo.

    1. Oi, Roberta! A segunda e a terceira características vão variar de acordo com a pele do cliente. Em alguns casos, a segunda pode ser intensidade e a terceira profundidade ou o inverso! Um beijo

    1. Oi, Michele! O ideal é trabalharmos as combinações com 30% de uma cor 70% de outra, ou 60% de uma cor e 40% de outra, como, por exemplo, uma calça lilás (maior proporção) com uma blusa amarela (menor proporção). Usar a mesma proporção (50%/50%) não transmite tanta harmonia. Além disso, proporções diferentes deixam o look bem mais divertido! Um beijo.

    1. Oi, Beatriz! É possível sim termos pele oliva no inverno frio, embora o mais comum seja encontrarmos a temperatura como característica secundária na pele oliva. Um beijo.

  3. Boa tarde. Com que cores conjugaria a cor lilás (num vestido, por exemplo). Que cores utilizaria nos acessórios (sapatos, clutch, bijuteria) numa pessoa Inverno Frio? Obrigada.

  4. Pingback: O que é Análise de Coloração Pessoal: o passo a passo completo

  5. Pingback: Inverno Brilhante: o que é, características, cores e combinações!

  6. Pingback: Curso de Coloração Pessoal: 5 motivos para investir!

  7. Olá!
    As cores que ficam melhores em mim, são: azul marinho, vermelho em tons mais escuros, verde bandeira e rosa link.
    Mas na maquiagem eu gosto muito de tons amarronzados para sombras, sinto que harmoniza mais no meu tom de pele. Através dessas informações tem como eu saber qual tom de base fica melhor para a minha pele?

  8. Olá!
    Vou ser madrinha de casamento e a noiva escolheu a cor verde tiffany para os vestidos das madrinhas. Se minha cartela for inverno frio, o que fazer para harmonizar a cor com meu tom de pele?

    1. Oi, Sabrina! Você pode usar brinco prateado ou nas cores da sua cartela. Prender os cabelos e deixar o colo à mostra também neutraliza o efeito do azul tiffany em você. Um beijo e bom casamento!

  9. Olá! tudo bem? eu sou da cartela inverno frio, e marquei de fazer luzes no mês que vem!
    Eu sempre AMEI os loiros acizentados e frios, mas a moça que fez a minha coloração me orientou para não trazer o loiro para a raíz, e mexer o mínimo possível nela. Estou meio insegura sabe? não sei mais o que fazer, e não consegui muitas fotos na internet sobre os loiros nessa paleta. Eu AMO os tons de cabelo do verão. O que eu faço? Se puder me ajudar, eu agradeço muito!

    1. Oi, Amanda! Tudo bem? Sua consultora de cores passou a informação correta: devemos mexer o mínimo possível na raiz, clareando até dois tons, no máximo. Para as clientes de Inverno, eu não recomendo clarear demais o cabelo, pois isso pode afetar de maneira significativa o seu contraste pessoal. Porém, se esse é o seu desejo, você precisará compensar a “queda” no contraste, caso coloque muitas mechas, que o loiro irá provocar na sua beleza utilizando maquiagens um pouco mais escuras, por exemplo. Um beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

X