BLOG DA LU

Como combinar cores e estampas segundo a Gucci

como combinar cores e estampas segundo a Gucci

Gente, eu fiquei encantada com o desfile Verão 2020 da Gucci que aconteceu no último domingo em Milão. Foi uma verdadeira lição de como combinar cores e estampas e hoje eu vou falar por quê.

Em primeiro lugar, a regra básica para combinar estampas é ter uma cor comum entre elas, mas Alessandro Michele ousou e seguiu a segunda regra: expressar uma personalidade criativa com um estilo predominante. Citando o pensador francês Michel Foucault no press release da coleção, ele propõe a moda como uma ferramenta de autoexpressão, “sacramentando todas as formas de diversidade”. No caso, o estilo clássico que traz, em um mesmo look, floral + listras + xadrez, todas padronagens em dimensões delicadas.

post 58 - look 1 - como combinar cores e estampas

A cartela cromática do desfile foi impactante – como vem sendo há algumas estações na Gucci. Dá uma olhada na passarela de Michele:

post 58 - look 2 - como combinar cores e estampas

Na dúvida sobre como combinar cores? Peça principal contrastando com acessório é um ótimo caminho a seguir. Cores complementares e com a mesma vibração, como amarelo, vermelho e azul são certeiras, pois levam em consideração as harmonias cromáticas.

Quem fez meu curso de coloração pessoal vai lembrar dessa imagem do círculo cromático:

círculo cromático para saber como combinar cores

Ele é bacana porque ajuda a pensar nas cores complementares, que estão opostas nessa imagem. Basta traçar linhas imaginárias no centro do círculo para ter essa visão e apostar em combinações de cores menos óbvias, como roxo com verde…

… ou laranja (terra, camelo, terracota…) com azul (e suas variações de tons).

Por fim, vale pensar na harmonia de brilhos, texturas e profundidade das cores.

Brilho + brilho:

Textura + textura:

Vibração + vibração:

Por fim, no último “capítulo” dessa lição de como combinar cores e texturas, vem a monocromia, da qual já falei aqui e elemento que Alessandro Michele domina com maestria. Dos pés à cabeça…

… ou com um lindo toque adocicado, para finalizar minha seleção de imagens.

Posts Relacionados

X