Dezembro é o mês em que todos os olhares voltam à eleição da cor do ano.
É nessa época que as principais marcas de tendências, tintas e moda divulgam suas apostas para a cor que irá acompanhar o ano que está por vir.
Essa escolha leva em consideração o zeitgeist que, traduzindo do alemão, significa “espírito do tempo” ou “espírito da época”.
Normalmente, o zeitgeist é resultado de uma combinação de dois fatores:
Se cor é energia, sentimento e vibração, o que nós esperávamos de 2019 a 2023? E o que queremos para 2024? Fiz uma análise completa das apostas da Pantone, WGSN+Coloro e da Suvinil para cada ano.
Acho importante ressaltar que, enquanto a Pantone e a WGSN + Coloro trazem uma visão mais de moda e tendências de consumo, a Suvinil pensa muito na aplicação das cores para os ambientes de casa e o que queremos produzir de sensações com elas.
Confira a evolução da cor do ano e de seus significados de 2019 até hoje na visão da Pantone, WGSN + Coloro e Suvinil.
Em 2019, a Pantone apresentou o Living Coral, um tom de coral que representa conforto e adaptação a mudanças.
No cenário tecnológico, é uma cor que incentiva experiências autênticas e envolventes, que permitam ligação e intimidade com outras pessoas.
No Brasil, a Suvinil trouxe o Quentão, tom terroso que lembra um dourado. Uma cor super acolhedora e que, ao mesmo tempo em que remete ao passado, tem um “quê” futurista.
Em 2019, a WGSN + Coloro ainda não havia lançado suas previsões de cores.
Esse ano foi marcado pela pandemia, mas em 2019, quando as marcas lançaram suas apostas para a cor de 2020, ninguém ainda fazia ideia do que estava por vir.
No entanto, elas acertaram na energia das cores que escolheram para 2020.
A Pantone foi no Classic Blue, um tom versátil e bem atemporal, simples, mas super elegante.
Ele representava o nosso desejo por uma base confiável e estável. Acabou que, mesmo sem saber, a Pantone foi certeira na decisão, pois precisávamos buscar a estabilidade interior e exterior em meio a um cenário tão caótico de pandemia.
Já a Coloro com a WGSN apostou no Neomint, um tom esverdeado suave que dialoga com sustentabilidade e futurismo. Foi a primeira vez que elas divulgaram suas apostas para a cor do ano.
A Suvinil, por sua vez, foi em um verde-azulado mais suave e bem acinzentado, o Mantra. Também bem tranquilo.
Em 2021, tivemos duas cores-chave da Pantone, o Illuminating, um amarelo cheio de vivacidade e energia, e o Ultimate Gray, um cinza bem neutro. Juntas, elas se complementam: são calorosas e otimistas.
Enquanto isso, a Coloro +WGSN lançaram o AI.Aqua, que veio para produzir uma sensação de maior bem-estar físico e mental (precisávamos bastante pós-pandemia, não é?).
Meia-Luz, da Suvinil, chega com mensagens de coragem, positividade e propõe a contemplação da vida.
Em 2022, tivemos o Very Peri, da Pantone, um azul com toques de violeta curioso e instigante, que estimula nosso espírito criativo.
Pela WGSN + Coloro, 2022 seria o ano do Orchid Flower, um tom de rosa intenso, que transmite mensagens de escapismo e positividade pós-pandemia.
E o Verde Eclipse da Suvinil veio como uma tonalidade convidativa e intimista.
Chegamos a 2023, o ano do Viva Magenta, Digital Lavander e Calcita Alaranjada.
O primeiro é um tom de rosa super vivo, inspirado no carmin e que foi classificado pela Pantone como uma cor universal.
>> O que são as cores universais e quais os seus segredos!
Neste artigo, explico por que esta escolha da Pantone surpreendeu a todos em 2023!
Por outro lado, o Digital Lavender veio com a Coloro + WGSN com a promessa de equilíbrio, estabilidade e calma, além de propor um olhar interior para si mesmo.
Já o Calcita Alaranjada é um tom de laranja mais terroso e suave, feito com pigmentos naturais. É uma cor que nos ajuda a caminhar firme pelo presente.
Recentemente, a Pantone divulgou a cor do ano de 2024: o Peach Fuzz!
>> Saiba tudo sobre o Peach Fuzz da Pantone!
Esse tom de pêssego que fica entre o rosa e o laranja traz consigo mensagens de cuidado, carinho e de uma sensualidade mais discreta e sutil.
“Num mundo que quase sempre enfatiza a produtividade e conquistas exteriores, é crítico que exista consciência sobre a importância do desenvolvimento interior e de se encontrar um momento de respiro, criatividade e conexão humana no meio do burburinho da vida moderna” – Pantone
A escolha surpreendeu, principalmente, devido à semelhança com o Apricot Crush, que já havia sido lançado pela WGSN em parceria com a Coloro desde 2022, também como aposta para 2024.
O Apricot Crush remete ao pôr-do-sol e traz um ar de aconchego e acolhimento.
Para a Suvinil, a cor do ano 2024 é a Conforto. Segundo o próprio site da marca, Conforto é “um tom de azul ideal para trazer frescor para mentes aceleradas com todas as mudanças que estamos vivendo”
Conseguimos perceber, ao longo dos anos, a necessidade de cada época sendo refletida também nas cores.
Enxergo 2024 como o ano da aproximação e de muito mais compaixão em cada um de nós.
A cartela eleita para 2024 pela Studio Immagine, o Outono Suave, também vem para reforçar isso, pois sinaliza um caminho de esperança, equilíbrio e acolhimento.
Suas cores suaves funcionam como um mantra neste ano de colheita.
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