A cor verde é a sua preferida?
Para entrar no clima da Copa do Mundo e torcer pela nossa Seleção (que já venceu o primeiro jogo 🥳) o verde foi a cor escolhida para falarmos neste mês de Novembro!
Resultado da mistura de duas cores primárias, o amarelo e o azul, ele transmite esperança, frescor e tranquilidade e está muito associado à natureza. Mas sabe o curioso? Nas marcas de luxo, é uma cor pouco presente.
Vamos entender os significados do verde, seus tons e principais combinações?
“Estou precisando contemplar a natureza, ir a um local repleto de verde e relaxar”. Todos nós, alguma vez na vida, quando cansados, já falamos algo do tipo.
E, de fato, o verde acalma, tranquiliza, proporciona sentimento de esperança, frescor e bem-estar.
A cor-símbolo da natureza, com suas árvores e folhas vivas, é muito utilizada por marcas sustentáveis. É por essa razão que também remetemos o verde à medicina alternativa ou fitoterápica.
Quando pensamos em verde, também nos lembramos do dinheiro, riqueza e prosperidade.
–> Saiba tudo sobre a Psicologia das Cores: a mensagem por trás das cores e dos tons
Na cromoterapia, terapia que busca tratar disfunções orgânicas e emocionais por meio das cores, cada tom possui propriedades terapêuticas específicas.
Nos óleos essenciais, são muito utilizados para tratar infecções, gripes e doenças respiratórias. A hortelã pimenta, por exemplo, é considerada a planta da respiração, o orégano é antifúngica. Já o alecrim é utilizado para estimular a concentração e a memória, além de eliminar o cansaço mental.
Você já parou para pensar por que os hospitais costumam adotar o verde nos lençóis e fardamentos de médicos e enfermeiros?
Pela psicologia das cores, o verde tem propriedade tranquilizante e promove um verdadeiro descanso aos olhos, acalmando os pacientes e familiares. A cor é ainda um tom complementar ao vermelho, cor do sangue.
Logo, quando entram em contato, o vermelho do sangue do paciente e o verde dos tecidos “se anulam”. Imagine se o mesmo sangue estivesse em um lençol branco? Certamente, todos ficariam mais agitados e nervosos com a cena! Tudo aqui é pensado de forma estratégica e intencional.
Na área da tecnologia, o verde impera e está presente em marcas como Whatsapp, Spotify e Uber Eats.
Na moda, por sua vez, não é uma cor tão presente como símbolo das marcas. Temos a Bottega Veneta e a Lacoste, como grandes representantes do verde. Você se lembra de alguma outra?
Sabia que não é todo verde que te valoriza? O que acontece é que toda cor possui uma variedade de tons e, para saber o verde certo para você, só fazendo a Consultoria de Cores com um profissional de confiança.
No meu caso, por exemplo, me iluminam, especialmente, os mais quentinhos e suaves. Para saber o que melhor funciona para você, precisamos analisar três características da cor e também da sua pele:
Em relação à profundidade, existem tons mais claros, com mais branco, e tons mais escuros, com mais preto na composição.
Já a intensidade diz respeito ao quanto a cor segura de pureza, de vivacidade. Algumas são bem vivas, outras, mais opacas ou, como gosto de falar, “misturadinhas”.
Também existem os verdes que são mais frios, ou seja, puxados para o azul, e verdes com maior adição de amarelo, os mais quentes.
No Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal, conseguimos descobrir os melhores tons para a sua beleza a partir de um teste comparativo com tecidos. No total, são 12 cartelas de cores que reproduzem as belezas presentes em cada uma das quatro estações, com cores e características próprias.
Sendo assim, cada beleza terá tons específicos de verde para chamar de seus! Confira quatro deles e suas mensagens:
No Verão, temos o Verde Wasabi, que é frio, suave e claro. Na estação do Outono, há o Verde Oliva, que é quente, suave e mais escuro. No Inverno, o Verde Pavão, que é frio, brilhante e escuro. Para completar, na Primavera, o Verde Jasmim, que é quente, brilhante e claro.
Lembrando que, dentro da família de cada cor, existe uma infinidade de tons! Então, esses são apenas alguns exemplos para você perceber que, mudando a tonalidade, a mensagem também poderá mudar!
Já separou as suas roupas verdes e amarelas?
Com a chegada da Copa do Mundo, a tendência Brazilcore, que nada mais é do que usar as cores da nossa bandeira, está mais forte do que nunca.
Trouxe alguns elementos simbólicos, modelagem e truques de styling para você se inspirar caso queira aderir à tendência!
Além das cores do Brasil, você pode usar outros símbolos que remetem ao futebol como, por exemplo, estrelas (e torcer pelo nosso hexa!), logo da CBF, números.
Você sabia? O verde da bandeira brasileira não se refere à Mata Atlântica e nem à Floresta Amazônica como muitos pensam, mas sim às cores da Casa de Bragança, família real portuguesa que estabeleceu o império do Brasil em 1822.
Em relação à modelagem, você pode explorar t-shirts, agasalhos e peças do casual, combinando-as com elementos de outros estilos.
Por ter origem nas favelas e periferias brasileiras, o brazilcore explora o lado sexy da mulher, suas curvas, silhueta e valorização do corpo, com decotes, peças curtas, bodychains e fendas. Mas, claro, você pode adaptar ao seu estilo e ao seu conforto, ok?
Quer por em prática um truque de styling para essa tendência? Aposte em lenços e faixas no cabelo! Esse é o momento de usar a própria bandeira do Brasil como top, cinto ou fazer um penteado belíssimo com uma bandana, bem anos 2000!
Neste artigo não poderia faltar um assunto que vocês amam, combinações!
Confira algumas opções belíssimas, também por estações, para você apostar. Destaque para os três tipos de combinações principais: complementar, análoga e tríade!
Qual o seu tipo de verde e de combinação favorita? Me conte nos comentários! E aproveita para deixar a sugestão da próxima cor que devo abordar aqui no blog!
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