BLOG DA LU

Psicologia das cores: o significado por trás das cores e dos tons

O significado das cores: entenda a psicologia das cores

Você sabe qual o significado das cores que está vestindo hoje? Quando falamos em cores, precisamos levar em consideração as mensagens que elas carregam consigo. 

É justamente isso que aborda a Psicologia das Cores, um estudo que busca entender como nós, seres humanos, compreendemos, identificamos e reagimos a cada cor e cada tom. 

O nosso cérebro interpreta e reage às cores de diferentes formas, provocando em nós sentimentos, sensações e desejos. 

Da mesma forma, também sabemos que o significado das cores também está atrelado a símbolos e rituais da nossa sociedade. 

Um exemplo muito nítido é o preto e o branco. 

O preto, embora transmita elegância e sofisticação, está atrelado à morte e é utilizado em velórios e enterros. O branco, por sua vez, transmite paz, tranquilidade e é usado em rituais como o batismo e o casamento. 

A Psicologia das Cores também é amplamente utilizada pelo Marketing para identificar padrões de consumo e de tomadas de decisão. 

Quais cores nos levam a comprar mais? O que nos faz clicar em um botão X e não em um botão Y? Muitas vezes, a resposta está nela: na cor!

Nos dias de hoje, utilizamos as cores para desenvolver estratégias de identidade visual para redes sociais como o Instagram e para definir quais serão os tons da nossa marca. 

A mensagem das cores quanto à dimensão

Antes de começarmos a analisar o significado das cores, quero esclarecer um assunto muito importante com vocês.

Sabemos que dentro de cada cor existe uma infinidade de tons! Então, podemos ter, por exemplo, amarelos mais quentes ou frios, mais intensos ou suaves, mais escuros ou claros. 

Essas nuances ou variações de tonalidade provocam mudanças nas mensagens transmitidas através das cores. 

Tons quentes e frios

Os tons quentes são aqueles mais amarelados. De maneira geral, transmitem acolhimento, agitação, ação, interação, dinamismo, energia, interação e amizade. 

São cores mais acessíveis quando comparadas aos tons frios, que transmitem mais rigidez e distanciamento. 

Os tons frios são aqueles mais azulados. A mensagem das cores cujo DNA é frio é de maior racionalidade, sofisticação, impessoalidade, elegância e tranquilidade. 

Tons claros e escuros

À medida em que escurecemos ou clareamos esses tons, as mensagens de cada um deles também muda.

A cor é mais escura quando há mais preto em sua composição. Cores escuras transmitem força, autoridade, formalidade, seriedade, credibilidade e poder. 

A cor é clara quando há mais branco em sua composição. A mensagem das cores claras é de flexibilidade, acessibilidade, informalidade e leveza. 

Tons intensos e suaves

Da mesma forma, podemos ter uma variação da cor em termos de intensidade: um tom mais brilhante e outro mais suave. 

Os tons mais intensos, que são aqueles puros e bem pigmentados, comunicam entusiasmo, desafio e energia. 

Já os tons suaves, que são aqueles misturados com marrom ou cinza, transmitem acolhimento, suavidade, maturidade e equilíbrio. 

O significado das cores: o que cada uma comunica? 

Agora sim: vamos conhecer o que cada cor comunica?

Para que você fique expert em Psicologia das Cores, trouxe alguns exemplos: o roxo, azul, verde, vermelho, laranja e amarelo. 

A mensagem por trás do roxo

O roxo é a soma do azul com o vermelho. Ele transmite sentimentos ambivalentes, como sensualidade e espiritualidade, masculino e feminino. 

É uma cor que nos convida à reflexão, transformação e espiritualidade. 

Nas roupas, o roxo pode comunicar uma sensualidade sutil, além de poder, mistério e distanciamento. 

o significado do roxo

O significado do Azul

O azul, por sua vez, significa sinceridade, honestidade, confiança, tradição. É uma das cores mais aceitas universalmente. Faça o teste: pergunte às pessoas qual a sua cor preferida. Provavelmente, elas responderão “azul”. 

O azul acalma e também promove um sentimento de compreensão mútua. 

Nas roupas, gera uma conexão não-verbal, justamente pelo fato de ser o favorito da maioria das pessoas. Logo, nós tendemos a nos identificar com quem se veste de azul. 

qual o significado do azul

A mensagem por trás do Verde

O verde é uma cor belíssima! Eu particularmente amo! O verde transmite saúde, jovialidade, renovação, novidade e cura. 

Tem forte ligação com a natureza. Pense na beleza das árvores, no verde da esperança! Por isso, também comumente nos sentimos relaxados e protegidos ao olharmos para uma paisagem com muito verde, por exemplo. 

Nas roupas, a pessoa que usa verde demonstra ser muito receptiva e aberta. Além de ter, também, uma personalidade associada à novidade e a descobertas. 

psicologia do verde

O significado do Vermelho

Quando pensamos em vermelho já nos vem à mente o amor, a paixão. Essa cor também traz consigo as mensagens de sensualidade, dramaticidade, instinto e atenção.  

Não é à toa que um batom vermelho costuma atrair muitos olhares, certo?

O vermelho também provoca entusiasmo e reação. 

Nas roupas, é uma cor que transmite muita segurança. Por isso, sinaliza atitude, poder e confiança.

o significado do vermelho

Aproveito para deixar como recomendação a série “A História das Cores” do meu canal do Youtube. Nela, a Beth Venzon, que é professora de História da Moda, e eu contamos a história de quatro cores. No primeiro episódio, temos como protagonista, o Vermelho!

A mensagem por trás do Laranja

O laranja é uma cor que tem o DNA quente muito forte! Esse DNA quente faz com que a cor seja bastante alegre, viva, transmitindo sociabilidade, alegria e motivação. 

O laranja encoraja novas atividades e gera espontaneidade. Também sinaliza transformação e vibração. 

Nas roupas, transmite extroversão e confiança. Quem usa laranja se sente muito seguro de si e não se preocupa com a opinião dos outros. 

cor laranja

O significado do amarelo

Amarelo é uma cor que está fortemente associada à inteligência. Também transmite, assim como o laranja, diversão, espontaneidade e alegria. 

É uma cor que traz consigo muito otimismo e um poder comunicativo forte. 

Se formos para as roupas, vemos que o amarelo promove espontaneidade, ao mesmo tempo em que facilita a interação, por se tratar de uma cor alegre e acessível.

o significado do amarelo

Aprenda a combinar cores

Agora que você já conhece o significado das cores e o poder comunicativo que cada uma tem, que tal começar a combiná-las? 

Eu tenho um artigo aqui no blog com várias sugestões de combinações do Círculo Cromático para você começar a colocar em prática agora mesmo. Não deixe de conferir:

→ Círculo cromático: o que é e como combinar cores sem medo de errar.

Quais são as SUAS cores? 

A cliente que passa pelo processo de Consultoria de Cores aprende a utilizar a cor de maneira estratégica, alinhando-as ao seu DESEJO DE IMAGEM.

Ela entende o significado por trás de cada tom da sua cartela e sabe utilizá-los a seu favor. 

Por isso eu falo que a Consultoria de Cores, quando bem feita, vai muito além da entrega da cartela. É um processo de profundo autoconhecimento, em que a cliente sai com ensinamentos que vão ajudá-las tanto pessoal como profissionalmente. 

E o melhor: é um processo em que descobre cores para chamar de SUAS, porque saberá quais cores mais valorizam a sua beleza natural. 

Se tiver oportunidade, não deixe de fazer a sua Consultoria de Cores. Cor é energia, sentimento, emoção. Cor é COMUNICAÇÃO! 

3 comentários em “Psicologia das cores: o significado por trás das cores e dos tons”

  1. Silvânia Nunes de Faria

    HOJE ESTOU DE ROSA E UAM VARIAÇÃO VOLTADA PARA O GOIABA MAIS CLARO, ME SENTI ACESSÍVEL PORÉM COM MATURIDADE E SOBRIEDADE PARA MINHAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS.

  2. Marluse Moreira da Costa

    Estou fazendo o dossiê de coloração pessoal de uma cliente e lendo este artigo já tive várias inspirações para enriquecer a entrega do meu trabalho.

    Obrigada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

X