BLOG DA LU

Camp: a incrível exposição do Costume Institute esse ano

exposição do Costume Institute (10)

“Estilo teatral e exagerado com um efeito bem humorado”. Eis a definição da palavra Camp, tema da exposição do Costume Institute do Met, em Nova York, esse ano. Por aí já dá para imaginar a moda fun – e, claro, colorida – que está em exposição até o dia 8 de setembro.

exposição do Costume Institute (10)

São mais de 250 objetos – de itens do século XVII até hoje – que exploram uma estética exuberante e fazem a gente babar.

exposição do Costume Institute (10)

Eu ainda não pude ir, mas a fotógrafa Andrea d’Andrea, parceira da Studio Immagine, me mandou umas fotos incríveis de lá, como vocês podem ver ao longo desse post.

exposição do Costume Institute (10)

A linha condutora dessa exposição do Costume Institute do Met é um ensaio de Susan Sontag intitulado “Notes on ‘Camp’”, que examina como os elementos da ironia, do humor, da paródia, do pastiche e do exagero se expressam na moda.

exposição do Costume Institute (10)

A expressão Camp surgiu pela primeira vez na corte de Luís XIV, pela escrita de Molière. Ao longo do tempo, seu significado foi mudando: do original baile de máscaras passou a ser usado no contexto da cultura queer, na Inglaterra. Oscar Wilde associava a palavra a “ações e gestos de ênfase exagerada”.

Hoje, o tema da exposição do Costume Institute significa um pouco de tudo isso, com bons toques de humor. No red carpet do baile que marca a inauguração da mostra, isso ficou claro em looks como os de Lady Gaga, que apareceu com um exuberante e oversized vestido pink, sobre um tomara que caia igualmente volumoso preto, que deu a vez a um tubinho pink e que revelou uma lingerie que era puro luxo, como vocês podem ver abaixo. Tudo assinado pelo designer Brandon Maxwell. Em resumo, o Camp é isso, pura diversão fashion!

post 45 - lady gaga no met
Momento 1…

 

Momento 2…

 

Momento 3…

 

Momento 4

Para ver mais imagens da exposição, visitem meu Pinterest, clicando aqui.

 

Fotos Met: Andrea d’Andrea.

Fotos Lady Gaga: reprodução/Instagram

 

Posts Relacionados

X