Quer aprender a combinar cores sem medo de errar? Então comece pelo monocromático!
Esse é um assunto que vocês me pedem muito para falar sobre. Por isso, resolvi começar uma série de postagens sobre combinações de cores e, para esse pontapé inicial, vamos falar sobre a combinação monocromática.
Para entender o significado de monocromático, vamos analisar a formação da palavra?
“Mono” remete a algo único, à unidade. “Cromo”, por sua vez, significa cor. Sendo assim, monocromático é qualquer objeto formado por uma única cor.
Essa combinação também pode ser conhecida como unicolor ou monocolor.
O monocromático é a aposta mais certeira para quem quer começar a combinar cores justamente porque não tem muito mistério: é só escolher uma cor e mergulhar nela.
No Círculo Cromático, ferramenta que facilita a coordenação das cores, a combinação monocromática acontece quando usamos cores de uma mesma linha, família ou fatia, conforme imagem a seguir:
É possível compor um look, por exemplo, com peças de uma mesma tonalidade ou variando nas dimensões de profundidade, intensidade e temperatura daquela cor.
Nesse segundo caso, a monocromia deixa de ser sólida e vira um “tom sobre tom”.
De maneira geral, esse tipo de combinação é mais discreta do que aquela formada por cores complementares, como é o caso do verde + vermelho, que estão em lugares opostos do círculo cromático.
Mas, ainda assim, pode transmitir mensagens diferentes dependendo do tom escolhido para a produção, do material e da modelagem em que ele é aplicado.
Vamos trazer como exemplo um look monocromático neutro todo em branco.
Se o colocarmos lado a lado com um monocromático colorido, como em um azul royal, este último vai transmitir muito mais criatividade e ousadia.
Isso não ocorre somente pelo fato de um ser neutro e o outro, colorido. Mas perceba que as propostas têm estilos bem diferentes: o primeiro é mais clássico, tem peças mais estruturadas. O segundo, por sua vez, é mais casual e conta com modelagem mais fluida.
Se você já fez a sua Análise de Coloração Pessoal e descobriu quais os tons que melhor valorizam a sua beleza, separei inspirações belíssimas de combinações monocromáticas para você testar.
Você pode sempre recorrer também ao uso do círculo cromático. Neste artigo, explico como utilizá-lo do jeito certo e multiplicar as possibilidades de combinações com as peças que já tem no seu próprio guarda-roupa.
Na Studio Immagine, além da versão do Círculo Cromático Tradicional, que traz todas as dimensões das cores, com tonalidades quentes e frias, intensas e suaves, claras e escuras, você também pode adquirir o seu Círculo das Estações. Isto é, um círculo cromático com as tonalidades específicas da sua cartela de cores.
Veja algumas propostas lindas com tons do Círculo Cromático do Inverno: frios, escuros e brilhantes.
Assim como o Círculo Cromático do Outono traz tons quentes, escuros e suaves.
Formadas pelos tons quentes, claros e brilhantes, da mesma forma que encontramos no Círculo Cromático da Primavera.
Assim como no Círculo Cromático do Verão, aqui os tons são frios, claros e suaves.
Você já pensou em trabalhar levando cores, beleza e autoestima para as pessoas? Te convido a conhecer a Formação em Coloração Pessoal da Studio Immagine.
O curso mais completo do mercado, com mais de 80h de conteúdos! Nele, você aprende desde a teoria da cor e os fundamentos da Coloração Pessoal a como estruturar o seu negócio como consultora de cores.
Clique no botão e se inscreva para fazer parte da próxima turma:
O Colormais é o mais novo app da Studio Immagine e também o mais completo do mercado no assunto cores e Coloração Pessoal.