BLOG DA LU

Imagem, seu cartão de visita

A imagem pessoal tem o poder de abrir ou fechar muitas portas no universo profissional. Por isso o Immagine Blog convidou Renata Komechen Brecailo, profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos de grandes empresas, para nos dizer até que ponto a imagem é realmente decisiva no ambiente corporativo. Ela é formada pela Universidade Federal do Paraná, com especializações pela FGV, USP e University of Toronto. Mais do que isso, a Renata é uma mulher muito determinada, com muita energia para o trabalho e batalha dia a dia pelo seu sucesso. Ao mesmo tempo, tem um coração maior que tudo, uma alegria única!

Immagine Blog – Qual o impacto da imagem na vida profissional de uma pessoa?

Renata Komechen Brecailo – Eu acredito que a imagem adequada contribui fortemente para a “compra” do conteúdo do profissional. É claro que somente ter uma boa embalagem não serve, o profissional precisa ter consistência para se garantir no mercado de trabalho. Mas se essa consistência está aliada a uma imagem de seriedade e compromisso, com certeza será uma mistura vencedora.

IB – Pela sua vivência, as pessoas têm consciência da importância  da imagem profissional adequada?

RKB – Muito pouco. Conheço pessoas que não conseguem alcançar posições melhores porque não sabem passar uma imagem mais profissional – que inclui adequação e coerência com a cultura da empresa que ela representa ou mesmo da profissão que exerce. E pouca gente tem coragem de fazer comentários a respeito disso, com medo de ser mal interpretado.  Por isso o trabalho do profissional de consultoria de imagem se torna tão importante nesse momento. Esse profissional será o responsável por aliar o estilo pessoal de cada um com a imagem que o profissional precisa passar.

IB – Uma vez contratado, como o colaborador pode se inteirar sobre o dress code da empresa, uma vez que a maioria não tem os códigos de vestimentas formalizados em um manual?

RKB – Claro que o ideal seria que as empresas tivessem dress codes definidos, mas isso ainda é raro de se encontrar. O que sempre recomendo é que olhem para seus superiores na hora de identificar o que é adequado e o que não é.

IB – É possível afirmar que atualmente as empresas investem também na imagem de seus colaboradores? Ou a maioria ainda não dá a devida atenção à imagem?

As empresas que possuem interação direta com clientes são as que mais se preocupam com isso, como companhias aéreas, consultorias, bancos de varejo, etc. Mas as demais ainda não tratam desse assunto com a seriedade devida, o que pode gerar muita confusão e erros por parte dos profissionais. Mas é preciso lembrar que independente do setor em que a empresa atua, o profissional carrega em sua imagem uma mensagem, em todas as ocasiões. Portanto, é um tema que exige muito mais seriedade e atenção do que tem recebido hoje em dia.

IB – Que conselho você daria  sobre imagem (visual e comportamento) para uma pessoa que está começando sua carreira?

RKB – Primeiro, deixe as vestimentas de faculdade de lado. A entrada para o mercado de trabalho implica em ter uma imagem mais adulta, independente de você gostar ou não. Deixe as antigas roupas para os finais de semana e invista em camisas, alfaiataria, sapatos e acessórios atemporais. Assim fica mais difícil errar no início. E aos poucos, com muita observação, você começará a entender o que pode e o que não pode no universo profissional e adaptar essas regras ao seu estilo.

IB – Na sua opinião, quais peças não podem faltar no guarda roupa profissional?

RKB – Um bom costume (mais conhecido como terno), tanto para homens e mulheres. A alfaiataria é sempre uma escolha acertada, além de camisas, cardigans e vestidos no comprimento certo.

 IB – E quais as peças que não devem fazer parte do guarda roupa profissional, independente do grau de formalidade da empresa?

RKB – Tudo o que é muito chamativo deve ficar de fora do guarda-roupa profissional. Brincos grandes, acessórios com muito brilho, peças com apelo muito sensual. E um cuidado especial com comprimentos e decotes: por mais linda que seja a peça, ela pode ser mal vista em um escritório. Você não precisa jogar fora, apenas deixe para usar depois das seis!

E então, meninas, gostaram!?

Nós adoramos a participação da Renata aqui no Immagine Blog! Super obrigada pela disponibilidade, viu?!

Um beijo,

Luciana e Maria Roberta

20 comentários em “Imagem, seu cartão de visita”

  1. Quando a gente para pra pensar no que a imagem representa, entende até melhor as oportunidades que foram perdidas lá atrás! Eu estou incorporando esses códigos pouco a pouco….Dicas valiosíssimas, Renata, obrigada por compartilhar!

    1. Monise,
      Concordamos com você.
      Muitas vezes por ingenuidade acabamos não cuidando da nossa imagem profissional, o que é muito importante.
      Vale investir nesse quesito.
      Beijos,
      Lu e Roberta

  2. verdade imagem é tudo em relação ao trabalho porque é seu cartão de visita.
    uma perguntinha, não consigo por minha foto de perfil no comentário aqui no blog.
    você pode me dizer porque? sou meio nova por aqui

    1. Alice,
      Tudo bem ?
      Vale dicas de imagem profissional sempre.
      E a abordagem da Renata é ótima.
      Para incluir sua foto, entre no site gravatar….beijos, Lu e Ro

    1. Bibi, tudo bem ???
      Dicas de imagem profissional sempre são interessantes…
      Adoramos a abordagem da Renata.
      Beijos, Lu e Ro

  3. Que demais a entrevista com a Renata! Ela desmistifica a ideia que muitos têm de que o conteúdo é o que importa. Se você não tiver uma boa apresentação, é quase certo que ninguém vai esperar para ver seu conhecimento e competência, já que a imagem foi rejeitada. Como diz o Walt Disney, “raramente você tem uma segunda chance de causar uma boa impressão”! Vou me lembrar disso diariamente ao escolher o que vestir para ir ao trabalho!

    Beijocas!!!

    1. Tatá,
      Você sabiamente resumiu as palavras da Re.
      O importante é lembrar que a imagem profissional faz sim a diferença.
      Beijos e boa semana,

  4. Que sucesso, arrasaram – o blog e a Rê, fofa e mega competente! Adorei a entrevista.
    Beijocas

    1. Re,
      Adoramos sua participação no immagineblog.
      Contamos com você mais vezes, viu???
      Beijos e obrigada pela dedicação e carinho.

Comentários encerrados.

Posts Relacionados

X