Studio Immagine

Como escolher a melhor maquiagem para cada tipo de pele?

Studio Immagine Studio Immagine
@studioimmagine.br
Studio Immagine

Oi, gente, hoje quero apresentar para vocês a Silvana Lopes, uma parceira dos cursos Studio Immagine. Ela é colorimetrista de cabelo, visagista e especialista em morfopsicologia das cores e nos meus cursos costuma falar de tonalidades de cabelo e make. Bati um papo com ela (se quiser assistir a um petisco em vídeo, clique aqui) para saber, entre outras questões, como escolher a melhor maquiagem para cada tipo de pele. Acompanhe a entrevista para saber mais:

Lu: Você poderia explicar os conceitos de harmonia e caráter?

Silvana: Harmonia é quando o cabelo está harmonizando com o colorido natural da pessoa: temperatura, contraste e profundidade. Isso não significa necessariamente a cor natural do cabelo dela. Caráter é o oposto: um cabelo em tonalidade extrema ou mesmo que nem existe na natureza, como platinado, rosa e azul. A pessoa quase vira um personagem.

 

Lu: Existe alguma regra para colorir os cabelos?

Silvana: Sim. Se a ideia for harmonizar, você pode clarear ou escurecer seu cabelo com até dois tons de diferença em relação ao seu tom natural e fazer mechas com até quatro tons de diferença. Se você preferir clarear ou escurecer mais, já se torna uma aparência caracterizada.

 

Lu: Todo mundo nasce com o cabelo perfeito?

Silvana: Nascemos com um colorido natural que, muitas vezes, vai mudando ao longo da vida. Normalmente, faço um estudo de caso para tirar uma média dos tons que a pessoa já teve na vida para tentar chegar ao tom perfeito. É o caso da atriz Fernanda Souza. Ela tinha cabelo bem clarinho quando era criança e, com o tempo, ele escureceu naturalmente. Hoje, ela tem uma cor próxima no natural com luzes próximas a esse tom da infância. Foi muito feliz na escolha.

A atriz Fernanda Souza

Lu: Qual é a tintura ideal, então?

Silvana: A mistura perfeita depende de uma combinação de fatores: a cor natural, o momento de vida e a mensagem que a pessoa quer passar. Se ela quer transmitir força é um caminho, se deseja passar a ideia de descontração… então não existe uma cor ideal de cabelo, existem várias, desde que combinem esses fatores todos.

 

Lu: Você poderia dar um exemplo de harmonização?

Silvana: Sim, vamos pensar no Inverno Frio. Ele tem como característica principal a temperatura, que é fria, e como característica secundária a profundidade, que é mais escura. Normalmente, essa é uma pessoa de um colorido escuro, de uma sobrancelha densa. Ela pode ser loira? Até pode. Mas qual é o loiro dela? Um que mantenha o contraste e combine com a sobrancelha dela, por exemplo. Esse loiro precisa ser frio, como um marrom que não puxe para o dourado.

A apresentadora Adriane Galisteu

Lu: Você já notou erros nas escolhas de celebridades?

Silvana: Alguns. A Giovanna Ewbank, quando esfriou a temperatura do cabelo, a Adriane Galisteu escureceu sem prestar atenção no contraste e também não deu muito certo. A Anitta errou ao clarear… A própria Fernanda Souza, que hoje é um caso bem-sucedido, já havia feito uma má escolha quando optou pelos fios avermelhados.

A atriz Giovanna Ewbank

Lu: Como escolher a melhor maquiagem para cada tipo de pele?

Silvana: Todo mundo tem todas as cores em sua cartela e assim também funciona com a maquiagem. Só o laranja e o dourado que são desafiadores: a cor laranja é particularmente quente e não combina com todas as estações e o dourado também não costuma ficar bom nas estações frias. De resto, existem vermelhos, verdes e azuis frios e quentes. De acordo com as diferentes cartelas você vai encontrar a melhor maquiagem para cada tipo de pele.

 

Lu: Existe algum segredo para escolher a base?

Silvana: Se a pele é quente, os dourados e amarelados são o caminho. Já peles frias pedem tons rosados, enquanto a pele oliva precisa fazer uma mistura entre uma base rosada e uma amarelada. Além da temperatura, vale pensar na profundidade para definir se a cobertura da base será mais clara ou escura.

 

Lu: Quem ainda não fez o teste de coloração pessoal pode fazer algum teste caseiro para entender quais tons lhe caem bem?

Silvana: É muito delicado isso porque você pode ter pele fria, passar um batom roxo – que seria uma cor da sua cartela – e não gostar do resultado porque não curte a cor ou a intensidade. Então eu costumo recomendar o teste de coloração pessoal mesmo.

Tags           
Studio Immagine Studio Immagine
@studioimmagine.br

Aplicativo Colormais

O Colormais é o mais novo app da Studio Immagine e também o mais completo do mercado no assunto cores e Coloração Pessoal.

Conheça o App Colormais