Gente, no mês passado, passei cinco dias na cidade do Porto para ministrar um curso de coloração pessoal na Fashion School Portugal, minha parceira em cursos no Brasil e Portugal. Não conhecia a cidade e fiquei apaixonada pelas pessoas, que são muito gentis, pelas cores e pelos sabores da cidade. Deu vontade de ficar mais tempo porque era tanto lugar bacana pra conhecer que vocês nem imaginam.
Para começar, eu fiquei hospedada num apartamento fofo e bem localizado, com atendimento personalizado e, por sorte, ele tinha acabado de passar por uma reforma, o Baumhaus Serviced Apartments. E aí, nos meus cinco dias na cidade do Porto, segui um roteiro que combinou dicas de amigas minhas e descobertas espontâneas nos meus passeios por lá, além dos passeios obrigatórios, como a Ribeira, a estação de trem e a livraria Lello, uma das mais antigas do mundo. Agora vem ver o que eu considero imperdível!
A loja é maravilhosa: tem peças fabricadas no tear e em lã, que vão desde as clássicas pashminas e cachecóis até bolsas e peças diferentes. As cores? Fiquei louca com a variedade.
O aroma no ar deixa a gente com vontade de trazer todos os sabonetes e perfumes dessa loja – que tem 130 anos de existência! – para casa.
Os sabonetes são produzidos com técnicas antigas e embrulhados à mão individualmente. Amei também as velas.
Chocolates artesanais com embalagens supercoloridas. Quem me indicou foi uma amiga, a Karina. Ela disse que, de cara, se apaixonou pelas embalagens, que são lindas. Mas o sabor também dá água na boca só de lembrar. Não deixe de experimentar o chocolate branco dom maracujá e o chocolate amargo com flor de sal, sabores que comprei e adorei.
Todos os produtos que você imaginar – de copos a sabonetes, passando por pasta de dente, materiais de papelaria, utensílios de cozinha e objetos decorativos – com uma carinha retrô.
Produção portuguesa, com certeza e um mundo de tentações para quem está por lá de férias.
É uma confeitaria bem antiga (inaugurada em dezembro de 1921!) que vale a visita. Prove as empanadas, tradicionais da casa, e só acompanhe o movimento.
Um restaurante rooftop na beira do Rio Douro. Tem que fazer reserva, mas vale agendar um almoço ou jantar para apreciar a vista. O pôr do sol é lindo (como vocês podem ver na foto que abre esse post) e a comida deliciosa. Adorei a dica, Karen Moraes!
Gostei tanto que, nos meus cinco dias na cidade do Porto, fui duas vezes.
Do premiado chef José Avillez – que tem duas estrelas Michelin em seu Belcanto, em Lisboa -, esse restaurante tem sabores inesquecíveis. A companhia também ajudou a completar a noite, pois encontrei uma aluna superquerida, a Rosa Guimarães, que passava férias com seu marido em Portugal.
Fotos: Acervo Pessoal e Instagram @joseavillez
O Colormais é o mais novo app da Studio Immagine e também o mais completo do mercado no assunto cores e Coloração Pessoal.