Feminilidade, delicadeza e, por que não, poder?
No artigo de hoje, iremos falar sobre o significado da cor rosa que, sem dúvidas, é a cor do momento.
Ela foi destaque nas previsões da WGSN + Coloro, com o Orchid Flower, como aposta tendência para 2022 e 2023 e também dominou as coleções e passarelas das grandes marcas, além das redes sociais.
Com o Pink PP, da Valentino, e o estilo barbiecore, o rosa mostra o quanto é forte e versátil e que vai muito além de um tom romântico, a que muitas vezes é associado.
E, claro, se você, assim como eu, quiser explorar esta tendência e usar mais o rosa no seu dia a dia, vou trazer também combinações com diferentes tonalidades do rosa, já separados por estação!
Antes de tudo, você precisa saber que cada cor carrega consigo uma mensagem universal, cultural, além de uma relevância contemporânea. Também podemos associá-la à psicologia das cores e à memória afetiva de cada indivíduo.
Ou seja, são inúmeras facetas que precisamos analisar ao falar de uma cor específica. Até porque, ao longo do tempo, as cores e tons vão ganhando novos significados à medida que a própria história é construída.
Como objeto de estudo deste artigo, está a cor rosa!
Dentro da família do rosa, é importante ter em mente que há infinidade de tons. Podemos ter rosas mais claros ou mais escuros, quentes ou frios, intensos ou suaves.
Logo, ao mudarmos a tonalidade do rosa, o seu significado certamente irá mudar também.
De maneira geral, associamos o rosa à feminilidade, fragilidade, doçura e delicadeza, principalmente em seus tons mais claros. Já o pink, paixão, ousadia e sensualidade.
Porém, com as tendências e o espírito do tempo, percebemos que a cor adquire também outras mensagens.
Você pode estar se perguntando: devo seguir ou não uma tendência quando a moda sinaliza uma cor tão específica? Te respondo: a decisão é sua.
Assim como modelagens e estilos vêm e vão das passarelas para nossos guarda-roupas, com as cores não é diferente.
Como já estamos acostumados, as tendências são passageiras. Antes de optar por uma peça pink, reflita não só sobre a harmonia dela com sua beleza, mas até onde ela se conecta com seu desejo de imagem e estilo pessoal.
Vamos falar de algumas dessas tendências?
Como já falei aqui no blog, ainda em 2020, a Worth Global Style Network (WGSN), que trabalha com a previsão de tendências, e a Coloro elegeram o Orchid Flower como tom do ano de Primavera 22/23.
“A Orchid Flower tem intensidade tanto na vida real quanto no ambiente digital. Em uma época desafiadora, este tom magenta saturado será uma ótima maneira de criar uma sensação de positividade e escapismo”, comentou a Head de Conteúdo da Coloro, Joanne Thomas.
Já sabíamos, então, que o rosa viria muito forte na moda… E, de fato, o que tivemos foi uma explosão do tom em suas mais diversas tonalidades, podendo ser utilizado por diferentes estilos e cartelas de cores.
Na coleção de Outono/Inverno 22-23 da Valentino, o estilista Pierpaolo Piccioli fez mais com menos ao escolher uma única tonalidade como protagonista de toda a coleção, o Pink PP!
Olhem que delícia a nossa turma da I Edição do Cores em Paris na maison Valentino.
Podemos classificar o Pink PP, da Valentino, como um tom de rosa frio, pois possui mais pigmento azulado em sua composição, intenso, já que é uma cor com bastante vibração, pura, e também de profundidade intermediária. É um rosa perfeito para as cartelas de Inverno!
Mas, claro, se você não é Inverno Brilhante, Inverno Escuro ou Inverno Frio, também pode se jogar na cor. Para isso, é só utilizar as estratégias de compensação certas, como a make no tom da sua cartela, deixar o colo à mostra, acessórios próximos ao rosto também nas características da estação…
Mas voltemos ao Pink PP…
Segundo a Valentino, em seu site oficial, o Pink PP transmite individualidade, liberdade e curiosidade. É um tom bastante energético e com muita vibração.
A Zara em Paris, agora em setembro, estava com araras inteiras dedicadas à cor.
Com o andamento das filmagens do filme da Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, o rosa se reafirmou nas ruas, redes sociais e passarelas do planeta!
Em suas versões choking e chiclete, vimos diversos famosos usando rosa da cabeça aos pés. A esse estilo, chamamos “barbiecore”.
O estilo barbicore explora looks monocromáticos em tons de rosa. A graça aqui é usar a cor em favor do seu estilo pessoal, deixando o look com a sua cara.
Na natureza, sabia que o pigmento rosa é muito difícil de ser encontrado? Podemos vê-lo somente no quartzo!
Também foi uma cor que demorou a ser aplicada em tecidos, o que aconteceu apenas por volta do século XVIII. Era usada tanto por homens como por mulheres.
Não poderia deixar de trazer aqui o significado de diferentes tonalidades de rosa, classificadas de acordo com cada uma das quatro estações da Coloração Pessoal.
Na primavera, temos como exemplo o Rosa Chiclete. No Verão, o Rosa Quartzo. No Outono, o Rosa Coral. No Inverno, o Rosa Pink.
Está precisando de sugestões de como combinar o rosa com segurança e sem medo de errar? Veja o que preparei para você! Já salva este link para consultar sempre que precisar as combinações por estações.
Você ama trabalhar com pessoas, beleza e autoestima? Está cada dia mais apaixonada pelo universo das cores?
Venha fazer parte da minha próxima turma de Formação em Coloração Pessoal! São mais de 60h de conteúdo, em que você aprende desde a teoria da Dimensão das Cores, Método Sazonal Expandido, História da Coloração Pessoal, à parte prática do roteiro do teste, atendimento e precificação.
Um curso completo, com suporte em cada etapa e aula prática para você treinar o seu olhar na Consultoria de Cores. Estou te esperando!
O Colormais é o mais novo app da Studio Immagine e também o mais completo do mercado no assunto cores e Coloração Pessoal.