Passadas as principais semanas de moda do mundo, eu conversei com a Silvia Scigliano, que é parceira da Studio Immagine*, sobre as tendências de cores para 2020 e sua aposta para a cor do ano. “As principais tendências de comportamento das últimas semanas de moda foram sustentabilidade e alegria. Parecem contraditórias, mas essa é mesmo a lógica do mercado da moda”, explica.
No quesito sustentabilidade, muito tem se falado que as marcas que desejam sobreviver precisam colocar na agenda essa discussão. Principalmente as marcas de moda, pois essa é a segunda indústria que mais polui e recebe muitas críticas por isso. O resultado? Tons neutros, que usam menos pigmentos e poluem menos em seu processo de fabricação. “Muitas marcas levantaram essa discussão, principalmente Dior, Gabriela Hearts e Marine Serre”, lembra Silvia.
Outras passarelas viveram uma explosão de cores em uma volta da criatividade, da alegria e do frescor, como Issey Miyake e Marc Jacobs (fotos que abrem este post). “Essa é uma tendência que tem tudo a ver com o tema Camp, que pautou a mostra do Met este ano”, completa.
E por falar em tendências de cores para 2020, eu quis saber as apostas da Silvia Scigliano para a cor do ano. Como já comentei aqui, a cor do próximo ano da Pantone se baseia na cartela das cores do verão 2020/2021 que, por sua vez, nasce a partir das tonalidades que mais apareceram na NYFW daquela estação. “Nesta última edição teve muito tom frio, com variações de azul. Por isso é a minha aposta. Além disso, tem se falado muito em águas, oceanos… então faria sentido que fosse um tom de azul”, diz Silvia. E completa: “Outro forte candidato é o amarelo-açafrão, pois culinária é outro assunto muito em alta”.
Já a Coloro, concorrente da Pantone, tem falado em tons pastel, como o menta, o coral e um amarelo chamado yellow mellow. E vocês? Já estão fazendo suas apostas?
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