BLOG DA LU

Um bate-papo com a stylist Tâmara Guzmán

Tamara Guzman e Luciana Ulrich

Sabe aquelas dúvidas de styling que você tem quando deseja montar seus looks de cada dia – ou os de seus clientes? Perguntas que você se faz diante do espelho, como “a blusa vai ficar por dentro ou por fora da calça?” ou “vamos arregaçar a manga dessa camisa ou não?” ou então “vale trazer um contraste de azul e vermelho aqui?”. É nessas (e outras) horas que o conhecimento de uma stylist ajuda. E Tâmara Guzmán é uma das melhores que conheço. Ela atende estrelas da TV, como Isabella Fiorentino e Ticiane Pinheiro, e tem um olhar afinado para apresentar looks harmoniosos, sempre considerando a importância das cores.

post 2 - interna - Isabella Fiorentino 2
Looks da Isabella pensados pela Tâmara

Seu trabalho, de cara, tem tudo a ver com o de uma consultora de imagem, mas ela pode fazer um trabalho contínuo com os clientes. “Primeiro, preciso entender o perfil da pessoa. Então, vou atrás de roupas que têm a ver com essa personalidade. Depois, crio os looks e vejo como as peças se comportam naquela pessoa”, explica ela, que durante 7 anos foi a coordenadora de moda do programa Esquadrão da Moda no Brasil.

A Tâmara é uma das parceiras da Studio Immagine e no próximo dia 12, eu e a stylist vamos dar um curso aqui em São Paulo sobre o impacto das cores na imagem pessoal, a cor como multiplicador de possibilidades de um armário, a proporção das cores nos looks e a valorização de estilo e tipo físico pelas cores. Para saber como participar, clique aqui.

post 2 - interna - Ticiane Pinheiro
Aqui, Tâmara escolheu cores que valorizaram a Ticiane

Perguntei para ela por onde deve começar quem deseja trabalhar como personal stylist de uma celebridade, e ela me disse que um artista pode ser uma boa porta de entrada. “Um cantor, por exemplo. É uma chance de colocar a mão na massa mesmo e criar bastante: ele pode querer viver um personagem no placo e ser ele mesmo em eventos”, diz. Confira agora um trecho da minha entrevista com a Tâmara:

Lu: Como as cores podem valorizar um tipo físico?

Tâmara Guzmán: Eu amo cores e acho que a vida fica muito mais legal com elas. Vejo que quem tem medo de sair do preto-branco-cinza, quando coloca uma cor certa, como as indicadas por você nas cartelas da Studio Immagine, fica iluminado.

Lu: Na sua visão, como as cores podem multiplicar as possibilidades de um guarda-roupa?

Tâmara Guzmán: Quando você traz cor, dá vida. As cores permitem que sua luz interna possa resplandecer. Mesmo que a cor apareça apenas em um acessório, ela traz personalidade ao seu guarda-roupa. Um colar, um brinco, um lenço multiplicam as possibilidades dos seus looks.

Lu: E por falar em acessórios, ainda tem quem acredite que sapato e bolsa têm que ser da mesma cor…

Tâmara Guzmán: Hoje em dia, acessório é tão importante quanto roupa. Ele ajuda a expressar a personalidade, mas os acessórios não precisam combinar. Eles têm que “conversar”. Uma bolsa laranja fica incrível com um cinto roxo. Assim como, em termos de estilo, pérolas contrastam legal com tachas em acessórios diferentes. Inicialmente não parece uma combinação, pois um é clássico e outro é rocker, mas fica bacana. Lembrando que o mais importante é a cliente se sentir bem dentro do que veste. Com isso, a cliente fica mais segura até em uma reunião de trabalho, por exemplo.

Lu: Teve algum episódio recente que tenha te marcado no sentido de trazer tendências das passarelas para o dia a dia de algum cliente?

Tâmara Guzmán: Sim. Consegui convencer uma cliente que não é fashionista a usar pochete. Ela é uma senhora, então inicialmente foi desafiador, mas como ela tem um perfil muito atual, achei que cabia e deu supercerto.

 

Posts Relacionados

Flanar – pelo planeta, na sala de aula, nas ruas de São Paulo ou mesmo dentro de casa – é buscar inspiração. E é isso que eu divido com vocês aqui, no meu blog.

Últimos Posts

X