Gente, como contei aqui na semana passada, esse mês tem uma série especial aqui no blog: a cada semana três pessoas vão falar sobre sua cartela. Hoje, é dia das maquiagens e cores de outono que, não por acaso, é a minha estação 😉
Segundo a consultora Suzanne Caygill, criadora do método de coloração pessoal baseado nas estações, é no outono que a natureza parece pintar tudo com tinta a óleo, as folhas passam do verde suave aos tons de coral e depois assumem os tons escuros da floresta. Tudo ao redor ganha cores profundas e quentes, com pouco brilho. Por isso, as cores de quem tem uma cartela dessa estação são quentes, profundas e terrosas.
E agora vamos às maquiagens e cores de outono:
Minha cartela é outono suave e eu me identifico muito: adoro minhas cores, principalmente porque sei desde sempre que, na maquiagem, cor com muito brilho não funciona comigo. Sei que na roupa até posso usar de vez e quando, mas tenho a segurança que quando estou com a maquiagem na cor certa eu posso abusar de cores que não estão na minha cartela nos looks. Já usei cabelo acinzentado e loiro demais, em tons que não estão na minha cartela, e me senti dez anos mais velha. Eu acabava precisando de mais maquiagem para ficar com um ar saudável.
Em relação a cores de maquiagem, já tentei cores mais cintilantes, principalmente na adolescência, porque estava na moda. De cara, percebia que não ficava bom usar aquelas cores: pesava no visual. Desde então, nunca mais usei. Até hoje fujo de iluminador com muito glow e de batons que sejam frios, escuros e brilhantes ao mesmo tempo. A minha cartela tem cores mais quentes, suaves (matte, no caso da maquiagem) e intensidade suave para clara. Posso usar tons mais escuros, desde que sejam suaves e quentes.
É importante pensar nesta dica de maquiagem: nossa pele tem três características e podemos usar uma cor fora delas, mas as outras duas precisam estar dentro do perfil.
Makes preferidas:
Para a pele
CC Cream 30 Beige – Chanel
BB Cream Lingerie de Peau bb 03 natural – Guerlain
Aqua Nude Lingerie de Peau 03 N natural – Guerlain
Skin Feels Good 025W Beige – Lancôme
Corretivo Medium 2 Ginger Soft Matte – Nars
Blushes
Harmony – MAC
Terracotta Light 03 Naturel – Guerlain
Sombras
Painterly – MAC
Swiss Chocolate Matte – MAC
Paleta Naked Warm – MAC
Batons
Rouge allure velvet 63 – Chanel
Rouge allure velvet 62 – Chanel
Whirl – MAC
Taupe – MAC
Sobrancelha
Stylo Sourcils Waterproof 804 – Chanel
Lápis para esfumar Aqua xl i36 – Make Up Forever
Máscaras para cílios
Guerlain
Giorgio Armani
A Rosa Guimarães tem 35 anos e fez o curso de coloração pessoal da Studio Immagine em 2017. Olha o que ela me contou sobre suas maquiagens e cores do outono:
“Sempre brinco que a minha é a cartela mais linda dos outonos. São cores superdinâmicas e versáteis, com características de profundidade e intensidade que circulam bem tanto em ambientes formais quanto nos casuais. Confesso que, no início, sofri um pouco para aceitá-las, porque gosto muito das cores vibrantes. Mas, hoje, acho as cores de outono maravilhosas e entendi, na prática, o quanto me valorizam.
Vivi uma experiência traumática com coloração capilar há uns 5 anos Decidi viajar de Brasília a São Paulo, para fazer luzes com um profissional badalado na época. Na ocasião, ele me disse que as luzes douradas estavam ‘over’ e que faria um trabalho nos meus fios com um tom ‘baunilha’. Na época, eu não era consultora de imagem, então confiei. Baunilha, na verdade, era o nome chique para um loiro bem platinado e ele fez as luzes numa quantidade tão grande que simplesmente acabou com o meu contraste pessoal. No salão, por conta da iluminação mais quente, não percebi o tamanho do estrago. Apenas vi que estava bem loira. Mas, já no aeroporto, a caminho de voltar pra casa, fui ao banheiro e quase caí morta. Resultado: eu não podia mexer nos fios, que estavam super fragilizados com a química, então fiquei por meses com aquele cabelo horrendo. Eu me maquiava até para ir pra academia, porque fiquei tão, tão abatida, que as pessoas me perguntavam se eu estava doente.
Pela mesma razão, nunca uso batons claros e muito rosados. Aliás, já usei muito, inclusive no meu casamento. Socorro!Hoje, minha dica de maquiagem para quem tem pele Outono Escuro é investir em rímel e lápis de olho coloridos. A maioria das pessoas investe em sombras, mas a verdade é que a gente usa muito pouco. Mesmo eu, que sou fissurada por maquiagem, raramente saio com um olho superesfumado. Então um recurso legal para dar uma corzinha na make, sem marcar muito, é abusar do lápis de olho e do rímel coloridos. O rímel berinjela, por exemplo, é um item de maquiagem que nunca falta no meu acervo”.
Makes preferidas:
Para a pele
Base Diorskin Forever – Dior. Eu tenho dois tons: um para quando estou com pele da cor normal (025) e outro para quando estou bronzeada (030).
Base Face and Body Foundation C3 – MAC
BB Cream SPF 35 – Natural – Bobbi Brown
BB Cream – Chanel
Pó Studio Fix NC 30 – MAC
Pó Lingerie de Peau Nude Powder Foundation Light Beige – Guerlain
Iluminador Mineralize Skinfinish Soft and Gentle – MAC
Iluminador Lighting Palette – Hourglass
Corretivo Radiant Creamy Concealer Custard e Ginger – NARS
Corretivo Studio Fix 24-Hour Smooth Wear Concealer NC 35 – MAC
Para os lábios
Lápis de boca Smart Fusion 504 – Kiko Cosmetics
Lápis de boca Smart Fusion 505 – Kiko Cosmetics
Lápis de boca Smart Fusion 528 – Kiko Cosmetics
Batom Kinda Sexy – MAC
Batom Amorous – MAC
Batom Chili – MAC
Batom Russian Red – MAC
Batom Diva – MAC
Batom Rebel – MAC
Blushes
Powder Blush Coppertone – MAC
Sheertone Shimmer Blush Sunbasque – MAC
Bronzers
Terracotta Sheer Bronzing Powder Light – Guerlain
HD Sculpting Powder 515 – Inglot
Bronzing Powder Refined Golden – MAC
Sombras
Saddle – MAC
Twinks – MAC
Handwritten – MAC
Bronze – MAC
Coppering – MAC
Amorous Alloy – MAC
Humid – MAC
303 – Inglot
327 – Inglot
335 – Inglot
298 – Inglot
Máscaras de cílios
Mascara Volume Effet Faux Cils 40ND – YSL
Diorshow Êxtase 871 – Dior
Diorshow BlackOut 099 – Dior
A Marcela Zanette tem 52 anos e foi dentista por 27, até que, há quatro anos, resolveu ser consultora de imagem e fez o curso de coloração pessoal da Studio Immagine.
“Eu me identifico muito com a minha cartela. As cores que amo são as que mais me favorecem: amarelo, vermelho e laranja. Ao longo da vida, já usei várias cores erradas no cabelo. Primeiro foi o preto fechado, que me deixava superabatida, apesar de eu ser jovem na época.
Depois, um loiro que, mesmo sendo quente, não tinha nada a ver com o meu contraste natural. Já quando o assunto é maquiagem, eu evito sombras peroladas, porque envelhecem e, quando faço um olho esfumado, sempre opto pelos tons de marrons e terrosos no lugar do preto.
Outra dica de maquiagem que gosto de dar para quem tem a cartela outono escuro é que este tipo de pele é suave, ou seja, opaco, então todas as maquiagens com brilho pesam a fisionomia. Para mim, batons pink também não caem bem.
Makes preferidas:
Para a pele
Base Nude Air 030 – Dior
Base Skin Illusion113 Chestnut – Clarins
Base Star 040 – Dior (quando estou muito morena)
Iluminador A75 Soft & Gentle – MAC
Pó finalizador Dual Finish 120 Ivore (N) – Lancôme
Corretivo Flash Luminizer 003 – Dior
Corretivo Instant Concealer 02 – Clarins
Blush
Subtil 24M – Lâncome
Delineador
A43 coco bar – MAC
Sombras
Naked 2 – Urban Decay
Naked Heat – Urban Decay
Shade and Light – Kat Von D
Batons
Mocha A52 – MAC
Red Russian A20 – MAC
Rouge Coco 05 – Chanel
Lady Danger A30 – MAC
Stoned Rose – Charlotte Tilbury
O Colormais é o mais novo app da Studio Immagine e também o mais completo do mercado no assunto cores e Coloração Pessoal.