Se vocês já foram às ruas para ver vitrines ou mesmo acompanham marcas brasileiras nas redes sociais já devem ter percebido: a moda está bem colorida! A gente nunca cansa de falar nos cursos da Studio Immagine sobre como as cores têm um efeito emocional importante na vida das pessoas. E com as cores na moda pós-pandemia não é diferente. Inclusive eu falo disso nesse vídeo exclusivo para o nosso canal no YouTube.
A questão é que a moda é cíclica e alguns comportamentos se repetem de tempos em tempos, principalmente depois de eventos importantes, como crises, guerras e momentos que mudam o curso da história.
Quem tem mais de 30 anos consegue lembrar que o minimalismo da moda teve fim após os ataques de 11 de setembro. Se o preto e as cores sóbrias predominam enquanto estamos vivendo o luto de um mundo que não será mais o mesmo, na sequência estamos todos sedentos por vida, alegria e… cor.
Aqui no Brasil, o relaxamento das medidas de isolamento social que estão acontecendo nesse momento ainda coincide com a chegada da primavera, então, para nossa alegria, não faltam motivos para as cores ganharem as ruas e vitrines. “Temos o início da primavera no Brasil justamente depois de tantos meses tentando entender esse momento. Vejo a primavera como uma vontade que temos de renascer em meio à natureza e inspirados nela. É um alento estar cada vez mais com essa energia, usando roupas com cores vindas da natureza” , explica a professora Beth Venzon, que apresenta em novembro o workshop online Rupturas na História da Moda (inscrições aqui!).
A C&A, por exemplo, fez uma parceria com ninguém menos que a Pantone na coleção C&A Muito Eu e o resultado está incrível:
As Havaianas lançaram a campanha Dias Mais Coloridos, que além de linda – porque foi ilustrada por estúdios de design diferentes – ainda tem o objetivo de arrecadar fundos para o Projeto Ondas, ONG que contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, utilizando o surfe como instrumento para inclusão social.
Ainda falando de calçados, a Arezzo lançou o mote “liberdade de ser quem você quer ser”, em tons candy e com uma pegada esportiva. Olha só:
Fora do Brasil, a tendência das cores na moda pós-pandemia se repete. “A nova temporada de moda está acontecendo no hemisfério norte e o que vemos é: de um lado a força de um minimalismo – tons terrosos e seus significados que levam à reflexão – e de outro, a vibração das cores intensas, trazendo a energia de que precisamos para seguir em frente – depois de todas as dificuldades que atravessamos”, conclui a professora Beth Venzon.
Fotos: Reprodução/Instagram
O Colormais é o mais novo app da Studio Immagine e também o mais completo do mercado no assunto cores e Coloração Pessoal.