BLOG DA LU

O que é e como montar o Armário Cápsula perfeito para você!

guarda-roupa cápsula

Seu guarda-roupa está lotado de peças e mesmo assim você sente como se não tivesse o que vestir? Ou seu guarda-roupa já é um pouco mais enxuto, mas é como se não houvesse uma harmonia entre as peças, e você acaba sempre fazendo as mesmas combinações? 

Pois é, essas são duas cenas bastante comuns e recorrentes na vida de muitas mulheres. Eu já fui uma delas, inclusive. 

E é impressionante como a sensação de não ter o que vestir mexe com a gente e com a nossa autoestima. 

É por isso que bato tanto na tecla de que ter um armário cápsula feminino ou masculino é muito importante para quem deseja:

  • ter um guarda-roupa minimalista, com poucas peças, porém super versáteis
  • montar sempre um look diferente com carinha de novo por aí
  • ter um guarda-roupa que converse entre si, ou seja, que as peças se combinem
  • economizar tempo na hora de se arrumar
  • economizar dinheiro ao evitar compras por impulso ou compras desnecessárias
  • ter mais espaço livre e peças mais organizadas

Se você quer alcançar ao menos dois objetivos dessa lista acima, continue lendo este artigo que preparei para vocês hoje. 

Nele, irei explicar o que é armário cápsula, como montar o seu, a lista de itens para fazer o seu guarda-roupa minimalista e dicas para colocar em prática agora mesmo!

O que é armário-cápsula?

Podemos dizer que o armário-cápsula é uma técnica criada lá na década de 1970 pela estilista Susie Fox. 

Segundo Fox, o armário-cápsula consiste em um guarda-roupa com poucas peças, que são atemporais, versáteis e, por isso, combinam entre si. 

E é aí onde a magia acontece: mesmo com um guarda-roupa mega enxuto, você consegue criar muitos looks e combinações diferentes. Na prática, durante a rotina, vai parecer que seu guarda-roupa é muito maior do que realmente é. 

Em 1985, quando a estilista Donna Karan lançou uma coleção com apenas sete peças (isso mesmo, sete) é que o Armário Cápsula ficou famoso. 

Nessa coleção, Karen criou peças que a mulher moderna poderia adaptar tanto para o dia como para a noite. Veja quais eram as 7 peças da coleção:

  • um body
  • uma calça
  • um casaco sob medida
  • uma saia
  • um suéter de cashmere
  • uma jaqueta de couro
  • um look de noite

Essas peças podem, inclusive, ser um excelente ponto de partida para inspirar o seu armário cápsula!

O armário cápsula vai te dar uma noção de como você pode ter um guarda-roupa mais compacto, funcional e planejado. Com isso, você terá também uma grande economia de tempo, espaço e também de dinheiro e evitará, assim, as (temidas) compras por impulso. 

Tudo porque as peças do seu guarda-roupa cápsula irão combinar entre si, multiplicando as possibilidades de looks que você poderá montar! 

Ao colocar as dicas que darei nesse artigo em prática, você verá: ter um armário cápsula parece MÁGICA!

Como montar um armário cápsula? A lista para colocar em prática!

A lista de itens para o armário cápsula vai variar de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Para montar a lista de peças do seu armário cápsula ideal, você deve considerar aspectos, como:

  • o seu momento de vida, 
  • o dresscode do seu trabalho, 
  • o seu estilo pessoal, 
  • as cores da sua cartela, 
  • a sua agenda (quanto tempo leva para cada atividade?)

Vamos ao primeiro item: momento de vida. Você trabalha? Estuda? Passa mais tempo dentro ou fora de casa? Prioriza sofisticação ou conforto? 

O dresscode do seu trabalho: há alguma norma de vestimenta para o seu trabalho, seja ela explícita ou implícita? Por exemplo, advogadas costumam trabalhar de salto alto, pois é algo que já é comum no próprio mercado, mesmo que não haja uma regra explícita para isso. 

O seu estilo pessoal: para definir o seu estilo, uma consultora de imagem com certeza irá te ajudar! Ela irá te auxiliar a encontrar os melhores caimentos, tecidos, cortes e estampas que valorizem a sua proporção corporal e o seu estilo. 

Caso não consiga contar com o trabalho de uma consultora agora, comece a salvar referências de looks e combinações que te agradam. Eles refletem muito do seu estilo, gosto e personalidade. 

As cores da sua cartela:  reservei um tópico só para falarmos da importância de você conhecer as suas cores. A cartela de cores é uma ferramenta que nos ajuda muito a construir um armário minimalista e versátil, mais adiante, entenderá o porquê, 

A sua agenda: tente colocar em proporções quanto tempo você ocupa realizando cada atividade da sua agenda. Digamos que você trabalhe em escritório, das 8h às 18h todos os dias, de segunda à sexta. Logo, você tem mais tempo de trabalho do que de tempo livre. 

Assim deve ser a proporção de roupas no seu armário: ela deve atender principalmente à demanda de trabalho, que é maior. 

Então, devemos trazer a versatilidade para esse ponto aqui: a maior parte das peças deve atender à demanda de trabalho, no entanto, você também poderá usá-las para sair. 

Em relação ao número de peças, dizem que um armário cápsula básico deve ter cerca de 30 peças, mas eu particularmente acho isso muito radical. O importante é adotarmos o conceito de ter menos peças e de essas peças serem também cada vez mais funcionais. Para cada pessoa, esse armário funcional vai ser diferente. 

Eu mesma adoro o conceito e estou sempre revendo as minhas peças, mas não tenho um armário tão minimalista assim. 

Um ponto super importante que vale ser destacado é que, quanto menos roupa a gente tem, mais planejamento teremos, consequentemente, e em cada estação você terá que repor algumas peças, porque as peças vão se desgastar mais devido ao uso. 

Em relação à proporção de partes de baixo para partes de cima, veja se para cada parte de baixo, você tem, ao menos, três blusas diferentes para conseguir multiplicar bem os seus looks. Se conseguir fazer mais combinações, ainda melhor!

Algumas peças mega coringas para o meu armário cápsula

Eu gosto muito de peças que conversam com tudo. Vou compartilhar com vocês algumas peças (e materiais) que julgo serem mega coringas para o meu armário cápsula. Mas, lógico, isso é o que funciona para MIM. 

Você pode se inspirar e fazer as adaptações necessárias para o seu contexto de vida, ok?

Uso muito saia midi, gosto de ter camisa jeans, pois ela serve tanto como segunda ou terceira peça. Um sapato metalizado é excelente pois combina com absolutamente tudo.

Peças em couro em tons universais são coringas porque o couro é atemporal e dura muito e os tons universais vão bem com várias outras cores.  

Eu tenho muitas peças, claro, nas cores da minha cartela, justamente para que todo o meu armário converse e combine entre si. Um all star branco é perfeito para as minhas viagens… 

Tudo isso me garante muito mais planejamento. 

Você pode montar o seu armário cápsula com 20, 30 ou mais peças, mas lembre-se que a ideia é sempre torná-lo o mais enxuto e funcional possível. 

5 dicas para montar o armário cápsula perfeito

Para que você comece a colocar em prática agora a técnica do armário cápsula, vou deixar aqui 5 dicas e detalhes sobre o assunto que merecem a sua atenção. 

Resolvi destacá-las porque sei que nem sempre é fácil reduzirmos a quantidade de peças que temos em nosso guarda-roupa e, se não tomarmos alguns cuidados, podemos “pesar a mão” em alguns pontos, sair comprando mais do que devemos ou fugir da ideia de armário cápsula.

1. Destralhar

É muito importante começarmos a montar um armário cápsula destralhando aquilo que não faz sentido para o nosso momento de vida atual. 

Para descartar uma peça, veja se:

  • Você se sente representada por ela
  • Ela está encostada no seu armário há muito tempo
  • A peça te veste bem (para isso, PROVE TUDO se for necessário)
  • A peça precisa de consertos ou ajustes. Caso precise, leve-as para a costureira!
  • Se ela está em boas condições para uso

Analise com calma! Essa etapa é, talvez, a mais importante de todas

O atemporal vs as tendências

Ao decidir montar um armário-cápsula, você vai começar a apurar cada vez mais o seu olhar para o que é atemporal, ou seja, para aquilo que nunca sai de moda e pode ser usado em qualquer época do ano. 

Diferentemente das tendências. Elas refletem o espírito da moda em um período de tempo específico e é por isso que elas vão e voltam. Temos épocas, por exemplo, em que o tie-dye está em todas as vitrines das lojas, em outras, não vemos nem sinal dele. 

Já a clássica e atemporal camisa branca de botão segue presente nas lojas, independentemente da estação do ano ou da coleção da marca, assim como a calça jeans e a calça de alfaiataria. 

Quer dizer, então, que no armário cápsula tendências são proibidas? 

Não! Você pode ter poucas peças que seguem tendências do momento, elas podem ser a cereja do bolo, mas a base, ou seja, a grande maioria das peças, do seu guarda-roupa é toda atemporal.

A cartela de cores

Se você já fez a sua Análise de Coloração Pessoal e sabe qual a sua cartela, construir o armário cápsula fica ainda mais fácil e vou te provar por quê. 

Com a cartela, você sabe as cores que mais valorizam a sua beleza natural e quem não quer se sentir mais bonita, certo? 

Essas cores, que você pode chamar de suas, irão minimizar olheiras, melasma, rosácea e linhas de expressão, deixando a sua pele mais bonita, uniforme e com carinha de saúde. Tem coisa melhor?

Por isso, o que recomendo fortemente é que a base do seu armário cápsula seja nas suas cores! 

Além disso, no teste de cor, você aprende que todas as cores da sua cartela compartilham as mesmas características de temperatura, intensidade e profundidade. Logo, todas elas combinam entre si. 

Só esse conhecimento já é meio caminho andado para multiplicar seus looks, deixando-os sempre com um visual super harmônico!

Foi pensando nisso que eu trouxe as lâminas de armário cápsula para as cartelas de cores da Studio Immagine. Nelas, nós te damos sugestões de cores para que você possa montar a base do seu armário cápsula. 

Quer um exemplo? 

Um armário cápsula para quem é Outono Suave: peças em tons de marrom, cinza, rosa, verde musgo, bege, laranja e azul claro, respeitando a temperatura quente, a intensidade suave e a profundidade escura da cartela.

A Cartela de Cores da Studio Immagine vem com sugestões de cores para o seu armário cápsula!
A Cartela de Cores da Studio Immagine vem com sugestões de cores para o seu armário cápsula!

4. Peças-chave para o seu armário

Para montar a lista de peças do seu armário cápsula ideal, você deve considerar, como falamos, o seu momento de vida, o dresscode do seu trabalho, o seu estilo pessoal, as cores da sua cartela, a sua agenda (quanto tempo leva para cada atividade?). 

O que é peça-chave para um pode não ser para outro. 

Eu recomendo ter sempre uma terceira peça, como um casaco, blazer, sobreposição para fazer looks diferentes sempre que possível. Fora que eles são ótimos para as variações climáticas que ocorrem em algumas cidades do Brasil. 

Além disso, tênis branco e t-shirt coloridas, preferencialmente nas cores da sua cartela. As estampas devem ser, preferencialmente, minoria. 

5. É possível montar mais de um armário cápsula

Você pode ter o seu armário cápsula básico para o dia a dia de trabalho, lazer e tarefas de casa. No entanto, também é possível criar um para estações do ano mais frias, caso você more em regiões em que o Inverno seja mais intenso. 

Logo, o armário cápsula dessa estação vai precisar ter itens como casacos, luvas e cachecóis. Também pode ser a hora de voltar a usar botas de cano longo… 

Por isso, recomendo que você reveja o seu armário cápsula a cada 3 meses, já que as suas necessidades podem mudar com o tempo. 

Conheço algumas clientes que criam um guarda-roupa cápsula também para a academia, yoga e pilates. Essas costumam ter uma vida de esportes mais ativa e usam esse tipo de roupa todos os dias. 

Então, ao invés de ter gavetas e mais gavetas lotadas de tops, leggings, shorts e camisetas de ginástica, fazem uso da técnica do armário cápsula para economizar espaço, tempo e dinheiro. 

Monte o seu armário cápsula agora mesmo

Quer saber mais detalhadamente sobre cada um dos pontos que abordei neste artigo e como aplicá-los na sua vida para a construção de um armário cápsula versátil e funcional? 

Pensando nisso, resolvi disponibilizar o workshop gravado que damos às nossas alunas de Formação em Coloração Pessoal também para vocês!

Nele, a consultora de imagem Karen Moraes e eu respondemos a dúvidas comuns, como:

  • O que deve ter em um armário cápsula?
  • Quantas peças são necessárias para montar um armário cápsula? 
  • Quais técnicas para construir um que seja verdadeiramente funcional? 
  • Que fatores analisar na hora de montar o seu armário cápsula?

O Workshop “Armário Cápsula: o que é e como montar o seu?” é 100% online e fica disponível para que você assista (e reassista!) ao conteúdo, no seu tempo, por 30 dias, a partir da data de compra.

Com ele, você será capaz de descobrir verdadeiramente como aplicar cada técnica à sua realidade e construir o armário cápsula dos seus sonhos!

1 comentário em “O que é e como montar o Armário Cápsula perfeito para você!”

  1. Adriana Gomes Dias

    Matéria excelente. Adorei.
    Leio muito suas postagens. Não vejo quase sobre minha cartela: outono quente .
    Aguardo sobre.
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

X