BLOG DA LU

Coloração Pessoal em pacientes com câncer: como fazer?

pacientes com câncer e coloração pessoal: como fazer o teste de cor?

A Coloração Pessoal é um serviço que tem muito impacto na autoestima das pessoas, que proporciona autoconhecimento e também bem-estar. 

Por isso mesmo, pode ser uma boa alternativa para trazer mais alegria e cor à vida de pacientes que, diariamente, convivem e lutam contra o câncer. 

Afinal, sabemos que a cor influencia diretamente nas nossas emoções, sentimentos, humor e no nosso dia a dia. 

Tanto é que muitas vezes a cor é utilizada para fins terapêuticos, como no caso da cromoterapia.

Eu perdi meu pai quando ele era ainda muito jovem e sei como essa doença é difícil e afeta todos os familiares. 

E nós, consultores, podemos ajudar, com a Coloração Pessoal, os pacientes oncológicos a passarem por esse momento de forma um pouco mais leve, trabalhando a autoestima deles e o bem-estar. 

Coloração Pessoal em pacientes com câncer: como pode ser útil?

Na Coloração Pessoal, por meio de um teste comparativo com tecidos, nós conseguimos descobrir quais cores melhor valorizam a nossa beleza.

–> Conheça o passo a passo completo da Análise de Coloração Pessoal

Ou seja, quais as cores que, mesmo sem maquiagem, nos deixam com um ar mais jovem e de saúde, que disfarçam olheiras, manchinhas e linhas de expressão. E quem não quer se sentir mais bonito?

Na Consultoria de Cores, dizemos que tudo aquilo que está mais próximo ao nosso rosto tem um impacto maior na nossa beleza. Dessa forma, podemos trabalhar com as clientes que estão em tratamento de câncer:

  • A cor na escolha dos lenços
  • O tom certo de perucas
  • O tom certo para maquiagens

Cor é beleza. Cor é energia! E nós podemos colaborar com o autoconhecimento, com a melhora e com a autoestima do outro. 

Há alguns anos, inclusive, orientei o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na pós-graduação em Consultoria de Imagem da Belas Artes da Victória, que é maquiadora profissional e também Consultora de Imagem (@ideal_imagee).

Ela desenvolveu um trabalho belíssimo com o tema “Maquiagem e a autoestima da mulher em tratamento quimioterápico” e sua inspiração veio justamente das mulheres da família e de amigas que haviam vencido o câncer de mama.

O trabalho ficou belíssimo e gosto sempre de mencioná-lo em minhas aulas, porque vejo como nós, consultores de cores, somos capazes de transformar vidas, de deixar as pessoas mais confiantes e felizes consigo mesmas.

“Escrever esse trabalho foi gratificante e inspirador. Quando vemos pessoas, em qualquer situação difícil, queremos auxiliar da maneira que podemos. A aprendizagem das técnicas de maquiagem para valorizar seus pontos fortes e amenizar os efeitos da quimio na pele (como tonalidade, por exemplo) as deixavam revigoradas e cheias de esperança”. – Victoria, consultora de imagem e maquiadora profissional (ideal_imagee).

Como fazer o teste de cor em um paciente oncológico?

O roteiro do teste de Coloração Pessoal em pacientes oncológicos segue o mesmo. É preciso ter uma iluminação correta no ambiente, colocar a cliente de frente para a janela e de frente para um espelho. 

No Método Studio Immagine de Coloração Pessoal, fazemos a análise do contraste + Profundidade, Intensidade e Temperatura para chegarmos ao resultado da cartela do cliente. 

No entanto, ao lidar com um paciente oncológico, devemos, antes de tudo, prezar pela sua saúde e seu bem-estar!

Então, certifique-se de que a cliente esteja confortável e realize o teste no tempo dela. 

Além disso, lave bem as mãos antes de iniciar o teste de cor e use uma máscara durante todo o período, independentemente de estarmos na pandemia ou não. Afinal, devemos prezar pela saúde da cliente, que naquele momento, está com a imunidade comprometida. 

Etapas do teste de cor que merecem sua atenção

Embora o roteiro do teste siga o mesmo, existem algumas etapas da Coloração Pessoal em pacientes oncológicos que merecem a sua atenção. 

Afinal, ao passar por um tratamento quimioterápico, é normal que a pele sofra alterações em sua cor e que o paciente lide com a queda de cabelo durante o tratamento. 

1. Contraste

Caso a cliente com câncer tenha perdido os fios de cabelo durante o tratamento quimioterápico, você poderá pedir, com delicadeza e muito respeito, uma foto antiga dela para avaliar o seu contraste. Poderá avaliá-lo ainda pelas sobrancelhas, em alguns casos.

Para avaliar os dois pontos que merecem sua atenção a seguir, vou trazer a foto de uma aluna muito querida minha, a Monique, que fez a gentileza, de compartilhar conosco as fotos da época em que estava em tratamento do câncer. 

coloração pessoal em pacientes oncológicos: durante e após o tratamento
Monique durante o tratamento (esquerda) e após o tratamento oncológico (direita)

2. Olheiras

É normal que, durante o tratamento de câncer, as olheiras fiquem mais marcadas e escuras. Explique à cliente que a Coloração Pessoal trabalha com um método comparativo e não contemplativo. Então, iremos ver quais conjuntos de cores irão amenizar essas olheiras. 

3. Pele mais amarelada

É bastante comum também que a pele do paciente com câncer, durante a quimioterapia, fique mais amarelada. Em uma pele naturalmente quente, esse tom amarelado fica mais acentuado, em tom pêssego, dourado. 

Se a pele da cliente é fria, tende a ficar com aspecto de pele oliva nos pacientes oncológicos. Se for uma pele oliva, sabemos que é uma pele neutra-fria, ou seja, que tem a temperatura como característica secundária na maioria dos casos. 

A personalização do atendimento: Peruca? Lenço? 

Sempre gosto de frisar que a Consultoria de Cores vai muito além da entrega da cartela. 

E principalmente aqui, ao atender uma cliente que está passando por um momento tão delicado e difícil como o câncer, é que a personalização do atendimento vai fazer total diferença. É preciso ter uma escuta ativa e entender e respeitar o desejo da sua cliente. 

Busque entender suas preferências: se o cabelo dela está caindo, como ela pretende lidar com isso? Deseja usar uma peruca? 

Se essa for a opção, é seu papel orientá-la quanto a escolha do tom ideal de cabelo dessa peruca, que deve respeitar as características da cartela dela. 

Se ela prefere usar um lenço, quais as melhores cores para ela? A psicologia das cores também pode ser uma grande aliada nessa hora! Afinal, a cor tem função terapêutica como falamos aqui. A cor traz alegria, energia, frescor, beleza. 

Devemos ter empatia com o momento da cliente e orientá-la de acordo com a sua personalidade. 

Outubro Rosa: vamos fazer o bem? 

Na Consultoria de Cores, lidamos com autoestima, beleza e também com autocuidado. É por isso que, neste mês de Outubro Rosa, é muito importante que lembremos às nossas clientes da importância dos exames de Prevenção ao Câncer de Mama. 

Eu perdi meu pai para um câncer muito jovem e sei como essa é uma doença difícil e que afeta a todos os familiares. Desde então, todos os anos, eu e minha mãe ajudamos a Rede Feminina de Combate ao Câncer de União de Vitória, no Paraná, que fica na minha cidade natal. 

Pensando em ajudar ainda mais a instituição, nós, da Studio Immagine, decidimos fazer duas ações especiais neste mês de Outubro:

  • Iremos doar 100% da renda líquida obtida com as vendas do Círculo Cromático Tradicional 
  • Iremos recolher doações de lenços na Casa Colorida em São Paulo, na Filial da Studio Immagine em Fortaleza e também com as facilitadoras durante as aulas práticas. Todos os lenços serão devidamente higienizados antes de serem entregues à instituição. 

Quero muito contar com a sua ajuda para colorir a vida de centenas de mulheres que estão em tratamento oncológico na Rede Feminina de Combate ao Câncer de União de Vitória. 

Ou, se você quer ajudar doando os lenços, vou deixar aqui os nossos endereços de coleta:

Casa Colorida São Paulo – Rua Ouro Branco, 160 – Jardim Paulista. 

Filial Studio Immagine Fortaleza -Avenida Desembargador Moreira, 1300, na Aldeota – Torre Norte – Sala 1405. 

Ou é só entregar às facilitadoras no dia da sua aula prática! 

E não deixe de debater o assunto Prevenção ao Câncer de Mama e autocuidado com as suas clientes! Conto com você!

6 comentários em “Coloração Pessoal em pacientes com câncer: como fazer?”

  1. Olá, a pele oliva é falsa quente, ou seja, neutra-fria, se a temperatura não for a caracteristica principal. Correto?! Na informação acima constou “neutra-quente”.

    Abs.

  2. Eu ainda não fiz análise de coloração pessoal, mas suspeito que minha pele seja oliva, por causa de testes que tenho feito com bases e corretivos. O interessante é que sempre me enxerguei amarelada, mas as bases amareladas me deixam esquisitas (às vezes, meio alaranjada). Quando eu soube da existência da pele oliva, me acendeu uma luz: será q é o meu caso?
    Qdo eu fiz quimio, há uns 10 anos, minha pele ficou beeeem acinzentada! Mas muito acinzentada MESMO!
    PS: Estou querendo muito fazer uma análise de coloração para ver se acaba a minha saga atrás de uma base para chamar de minha!

    1. Oi, Cithia! Obrigada por compartilhar a sua experiência conosco. Para ter certeza se a sua pele é oliva ou não, só fazendo o teste de coloração pessoal presencialmente! Na pele oliva, muitas vezes, recomendamos que a cliente faça uma misturinha de bases para chegar ao tom ideal. Um beijo, querida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

X