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Consultoria de imagem masculina

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Pessoal, sempre comento que para a gente se estabelecer no mercado, é importante encontrar um nicho e se especializar nele. E um dos que mais têm crescido no Brasil e no mundo é o de consultoria de imagem masculina.

“Quando surgiu o termo ‘metrossexual’ os homens ficaram receosos que esse termo afetasse a masculinidade deles, mas com o tempo perceberam que cuidando da sua imagem, eles recebem mais olhares na rua e até mais oportunidades de trabalho. No caderno de tendências do Sebrae tem uma frase que é muito verdadeira: ‘os homens perceberam que cuidar da imagem ajuda a conseguir objetivos pessoais e profissionais’, conta Nícolas Marçal, que atua na consultoria de imagem masculina há 2,5 anos.

Os números comprovam o potencial deste nicho: um estudo da Minds&Hearts, empresa especializada em pesquisas de comportamento, foi realizado recentemente com 414 brasileiros de 16 a 59 anos, das classes A, B e C. O resultado? Cerca de 45% dos homens já buscaram informações sobre higiene pessoal, perfumaria ou cosméticos para necessidades específicas masculinas. A pesquisa revelou ainda que 31% dos brasileiros utilizam algum produto para tratar a pele do rosto.

Mercado promissor

Um pouco mais antigo, um estudo de 2015 da Nielsen Brasil mostrou que, naquele ano, eles foram responsáveis por 35% dos gastos com beleza no país. O resultado a gente vê no mercado: marcas como CliniqueAdcos e L’occitane têm lançado cada vez mais opções de produtos, como óleo de barbear, bálsamo pós-barba e sabonete suavizante. No universo da moda, a cena se repete. Nos últimos 15 anos, marcas totalmente dedicadas ao universo feminino lançaram linhas para os homens, como Jimmy ChooChristian Louboutin, Jack VartanianStella McCartney. Até Chanel, a marca feminina por excelência, andou flertando com eles. Enquanto o mercado feminino de moda tem crescido 8% ao ano, o masculino bate em 14%. Por aí dá para ver que quem optar pela consultoria de imagem masculina tem um belo futuro pela frente.

Guilherme Castro Ramos, especialista em consultoria de imagem masculina e professor da Fashion School, em Portugal, aponta três razões para o aumento da procura deste público específico: “em primeiro lugar, o personal branding trouxe a importância do poder da imagem pessoal. Depois, os dress codes profissional e pessoal estão cada vez mais interligados. Quando saímos de casa de manhã, temos que estar preparados para tudo de reuniões de trabalho a encontros com amigos e eventos. Esta nova realidade obriga o consultor a estar muito bem preparado para responder aos desafios contemporâneos dos nossos clientes”, explica. O terceiro fator é geracional.

Com a chegada dos millennials tanto ao mercado de trabalho quanto ao poder aquisitivo, temos comportamentos diferentes em busca da consultoria de imagem masculina. “O consultor precisa entender as caraterísticas das diferentes gerações para assim poder ajustar o seu discurso e práticas ao seu cliente. As necessidades pessoais e profissionais, o lifestyle, o poder de compra, as vivências e as exigências de um millennial não são as mesmas do que as de um baby boomer”, aponta.

Como atender na consultoria de imagem masculina

Entender as motivações do cliente, como sempre falo nos meus cursos, é realmente importante. Nícolas conta que já foi procurado por diversos motivos: “teve cliente que tinha namorada que escolhia as roupas para ele e quando terminou não sabia escolher sozinho, outro que ganhou a consultoria de presente da esposa, pois queria otimizar as poucas roupas que tinha, e ainda um outro que é sócio de uma imobiliária voltada pra classe A e precisava ter essa sofisticação na maneira de se vestir. A verdade é que os homens procuram a consultoria de imagem porque esse não é um assunto inerente ao universo masculino, ao menos do Brasil. Você não vê amigos, principalmente heterossexuais, conversando no bar sobre estilo”, diz.

Todo consumidor tem suas particularidades e com o público masculino não seria diferente, então vale se atentar a essas características específicas na hora do atendimento. Para Guilherme Castro Ramos, o homem é mais pragmático nas suas compras. Então, o processo de personal shopping deve ser milimetricamente programado. Além disso, seu guarda-roupa não é tão influenciado pelas tendências. “Temos que ter cuidado nas mudanças de imagem propostas, pois elas têm de ser, muitas vezes, validadas pela sua mulher e amigos. Muitos clientes de consultoria de imagem masculina não querem ficar com uma imagem muito ‘fashion’. Para isso, é importante que o consultor adote estratégias progressivas e não radicais. Assim, o cliente vai ganhando confiança nesta ‘nova’ imagem aos poucos. São propostas de renovação e não de mudança radical”, explica.

Coloração pessoal para homens

E neste quesito, a coloração pessoal é uma ferramenta preciosa na consultoria de imagem masculina. “Fazer a análise de cores nos homens é mais importante ainda que nas mulheres. Elas possuem artifícios para disfarçar a cor errada, como maquiagem, cor de cabelo e acessórios… o homem praticamente só tem a roupa. Eu explico que a cor certa pode até transmitir uma aparência mais descansada, por exemplo. A consultoria de cores é a cereja do bolo”, conclui Nícolas Marçal.

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Serviço:

Nicolas Marçal – nicolasmarcal.com

Guilherme Castro Ramos – instagram.com/guilhermecastroramos e [email protected]

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