BLOG DA LU

As cores de obras de arte famosas

as cores de obras de arte famosas - van gogh

Gente, eu sempre fui apaixonada por arte, por isso fiquei maravilhada quando vi este post, que analisava as cores de obras de arte famosas. Nele, a professora de arte Thais Pacheco analisa dois quadros que eu adoro: Autorretrato, de Tarsila do Amaral (1924) e A Noite Estrelada, de Vincent Van Gogh (1889).

Como sempre falo nas minhas aulas, há muito que se interpretar no significado (nem sempre) escondido nas variações de tons. Imaginem como pode ser profundo realizar uma leitura das cores de obras de arte famosas.

Sobre o autorretrato da pintora brasileira, a professora diz que o fundo azul do quadro destaca ainda mais os tons vermelhos da roupa, que revelam uma mulher sedutora e com autoconfiança – o que, reza a lenda, tem tudo a ver com a personalidade real de Tarsila. Neste tipo de combinação de cores se empregam três cores: uma principal e duas adjacentes. “No caso da obra de Tarsila do Amaral foram utilizadas as cores: azul no fundo, vermelho no vestido e tons alaranjados na pele”, explica.

as cores de obras de arte famosas - van gogh

No caso de A Noite Estrelada, o protagonista é o azul, em vários tons. Para trazer ainda mais destaque à cor, pontos de amarelo e laranja, uma combinação vibrante. “Se pararmos para analisar a obra de acordo com a psicologia das cores, temos um quadro calmo, por causa do azul empregado. Apesar disso, o artista brincou com as linhas e as cores e conseguiu passar a ideia de dinamismo e agitação. Ao olharmos para o quadro temos a sensação de que é uma cidade pequena e calma, típica de cidade do interior, porém o céu está turbulento, está ventando e, provavelmente está fazendo frio”, conclui.

Proponho aqui um desafio: vamos olhar para as cores de obras de arte famosas e fazer essa leitura de psicologia das cores também?

Posts Relacionados

X