BLOG DA LU

Tudo sobre iluminação no Teste de Coloração Pessoal

iluminação ideal para teste de coloração pessoal

Existe uma iluminação ideal para fazer o Teste de Coloração Pessoal? 

Posso fazer o teste de cor em dias de chuva? E com o sol muito forte, funciona? Será que preciso de uma luz artificial? 

Quem é Consultora de Cores sabe a importância da luz no nosso trabalho! 

A cor, por si só, é uma percepção da luz refletida em nossos olhos… Então, nosso envolvimento com ela já começa daí! 

E, para garantir um resultado preciso e assertivo à cliente, é muito importante pensarmos na iluminação do ambiente em que iremos realizar o teste. 

Foi pensando nisso que resolvi levantar as principais dúvidas de vocês sobre o assunto Iluminação ideal no Teste de Cor e respondê-las neste artigo do nosso blog. 

Por sinal, você sabia que temos conteúdos novos (e super completos)
toda semana aqui? 😱 

Iluminação e Teste de Coloração Pessoal

Para realizar uma Análise de Coloração Pessoal, sempre recomendo aos meus alunos uma boa iluminação natural. 

Ou seja, realizar o teste em um local em que esteja bem iluminado e que não provoque sombras no rosto da cliente. 

Mas o que seria essa luz natural? Será que toda luz natural é boa para a Análise de Coloração Pessoal?

Melhor horário para os testes somente com luz natural

A gente sabe que, no Brasil, dependendo da região, a distribuição de luz ao longo do dia é bem variada. 

No Nordeste, por exemplo, o dia clareia muito mais cedo do que aqui no Sudeste, assim como a noite, que escurece por volta das 17h30, 18h por lá.

Então, vou passar aqui algumas informações mais gerais a respeito do horário “ideal” para o teste de cor realizado apenas com o auxílio da luz natural. Talvez, dependendo do país ou região onde more, você precise fazer algumas adaptações. 

O melhor horário para os testes costuma ser aquele em que o sol não está a pino. Ou seja, mais forte.

Fazer um teste pela manhã, entre às 8h30 e 11h, costuma funcionar super bem!

Na parte da tarde, a partir das 14h-14h30 até umas 16h30, dependendo da região (lembre-se sempre de pensar na realidade de onde você mora, tá?), já é possível retomar os testes com mais tranquilidade.

O ideal é que essa luz ilumine bem o local onde você vai realizar o teste, sem precisar expor à sua cliente direto ao sol!

Posso fazer o teste com o sol super forte? 

Eu não recomendo fazer o teste quando a luz solar está muito forte e incidindo de forma direta no rosto da cliente. 

Esse horário costuma ser das 11h às 13h30. Em algumas regiões, pode se estender até 14h-14h30. 

O sol a pino pode gerar dificuldades de visualização na troca dos tecidos durante o teste, além de clarear excessivamente o rosto da cliente, deixando a pele com aparência de “estourada”, como em uma foto com bastante flash, sabe? 

Se possível, então, evite marcar testes nesses horários, principalmente se você depende apenas da luz natural e realiza os atendimentos em espaços abertos. 

Mas e o céu nublado? Posso fazer o teste assim? 

Olhe, na maioria das vezes, tempo nublado não invalida a possibilidade de realizar o teste de cor! Nessas situações, o sol está coberto parcialmente pelas nuvens, mas ainda há luz, certo? Se há luz, podemos realizar o teste. 

O segredo é verificar se essa luz está provocando algum tipo de sombra no rosto do cliente, dificultando a visualização e a continuidade do teste. 

Se sim, você irá precisar do auxílio de uma iluminação artificial com as especificações recomendadas para a Análise de Coloração Pessoal, porque não é qualquer lâmpada que nos permite fazer um teste com segurança. 

Falarei sobre a Iluminação Artificial para os Testes de Cor mais adiante…

Mas se choveu e escureceu demais o local do meu atendimento? 

Porém, existem casos que, realmente, chove demais, a sensação que temos é que o mundo está “desabando” lá fora e que o dia quase que virou noite…

Nessas situações de muita chuva, em que o céu realmente escureceu por completo, que o sol foi coberto quase que todo por nuvens, pode ser que o seu ambiente realmente fique escuro demais para a realização do teste. 

Aí sim, a luz artificial é indispensável se você quiser manter os seus atendimentos do dia. 

Iluminação artificial e Coloração Pessoal funciona? 

Sim! Mas não é toda luz artificial que é adequada para o teste de cor, por isso, temos que ter muito cuidado e responsabilidade ao adquiri-las!

A iluminação artificial é uma mão na roda para os dias escuros demais ou para quando percebemos que, dependendo da casa da cliente (se você atender a domicílio) e do local do teste, o rosto dela não ficou iluminado de maneira uniforme, ficou com sombras… 

Também é excelente para os Consultores de Cores que precisam atender à noite, pois trabalham em outra profissão durante o dia… 

Mas repito: só use a iluminação artificial com as especificações corretas, caso contrário, ao invés de ajudar, ela pode prejudicar o resultado do teste!

Quais as especificações da iluminação artificial indicadas para a Coloração Pessoal?

Sempre recomendo que a luz artificial seja neutra. Para isso, deve possuir de 4.000 a 5.200k (kelvins) e seu Índice de Reprodução da Cor, o IRC, deve ser 90. 

É o IRC que garante a fidelidade da cor que estamos visualizando em uma determinada iluminação.

Por isso, cheque se a luz do seu ring light ou softbox cumpre esses requisitos. Talvez, você tenha que trocar as lâmpadas. 

Outra forma de garantir que a iluminação utilizada na hora do teste está correta é através do Sticker da Pantone de controle da luz. Embora não esteja no nosso site, na Studio Immagine, você pode adquiri-lo entrando em contato com o Whatsapp da nossa Loja (+55 11 95599-7888).

Quando você visualiza o adesivo da Pantone com duas cores muito distintas, é sinal de que a luz do ambiente não está boa para o teste. Quanto mais uniforme, melhor! 

sticker da pantone
Sticker da Pantone para verificação da luz

E, como a gente aqui, na Studio Immagine, sempre pensa em facilitar a vida dos nossos consultores de cores e tornar o dia a dia de atendimento mais prático, criamos o Espelho Portátil de Coloração Pessoal. 

Como funciona o Espelho Portátil de Coloração Pessoal da Studio Immagine? 

O nosso Espelho Portátil de Coloração Pessoal é fruto de uma collab com a marcenaria criativa Lollo Zeppelini, que faz peças de maneira artesanal. 

Espelho Portátil de Coloração Pessoal da Studio Immagine

Ele foi construído todo em madeira Pinus, que é uma madeira super leve, justamente para que você possa carregá-lo nos seus atendimentos com muita praticidade, caso você não atenda em local próprio. O design é belíssimo, não tem uma cliente que não o elogie! 

Uma das nossas maiores preocupações ao produzir este material foi incorporar ao espelho a iluminação artificial correta para a realização dos testes de cor. 

Justamente porque vivemos a Consultoria de Cores no dia a dia e sabemos que, nem sempre, a luz do ambiente está favorável para fazer uma Análise de Coloração Pessoal com segurança. 

Então, o Espelho Portátil de Coloração Pessoal da Studio Immagine já vem com luz de LED 4.000K e IRC 90. Ele ilumina, por completo, o rosto da cliente! É maravilhoso e uma mão na roda!

Isso porque, com a luz embutida no espelho (que é um material indispensável para a nossa profissão), os consultores que trabalham atendendo clientes no conforto de suas casas não precisam levar um equipamento extra para as consultorias. No caso, um ringlight ou softbox… 

E, você sabe, o nosso material de atendimento já é bem extenso, possui vários itens e uma grande quantidade de tecidos, principalmente. Então, a locomoção, no fim das contas, acaba saindo muito mais leve com este espelho! 

Posso fazer testes à noite com o Espelho, em uma sala com 100% de iluminação artificial?

Sim! Você pode utilizar o Espelho Portátil de Coloração Pessoal da Studio Immagine para realizar testes de cor à noite, contanto que você não posicione a cliente embaixo de uma lâmpada de uma outra qualidade, que não corresponda às especificações que dei aqui.

Se a sala ou o local de atendimento for seu, recomendo que troque as luzes do ambiente por lâmpadas neutras, de 4.000 a 5.2000K e IRC 90. Assim, fazer os testes ficará ainda mais fácil e diminuirá o risco de possíveis sombras!

Para proteger bem o seu Espelho da Studio Immagine e transportá-lo com muita segurança, estilo e beleza para as suas Análises de Cores, temos 4 modelos de cases belíssimas, nas cores de cada uma das quatro estações do Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal. 

Conheça aqui as Nécessaires para Espelho Portátil da Studio Immagine!

Olhe, não é à toa, que esse produto é um dos de maior sucesso na Studio Immagine e vive esgotando! Quem tem, ama! 

Ficou com alguma dúvida sobre iluminação no teste de cor? Ou sobre o nosso espelho? Deixe aqui seu comentário que irei te responder!

compre seu novo espelho de coloração pessoal da studio immagine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

X