BLOG DA LU

Costas à mostra no Museu Bourdelle

post 64 - Exposição no Museu Bourdelle vale este

Gente, estou em Paris e fui ver a exposição “Dos à la mode” (costas na moda, em livre tradução) no museu Bourdelle a convite da Dione Occhipinti, que é stylist e parceira aqui da Studio Immagine, e da querida Carol Zakhia, autora também das fotos lindas que ilustram esse post.

Eu já tinha ido no museu Bourdelle para ver uma mostra sobre os vestidos pretos de Balenciaga, há uns dois anos, e fiquei encantada. Foi uma delícia voltar lá. Primeiro pela temática: focada nas costas das roupas, a exposição traz luz para os decotes que mostram um lado lindo e menos óbvio da mulher. A explicação para este viés curioso? Desfiles e campanhas de moda sempre mostram a mulher de frente para explorar seu rosto a sensualidade do corpo, então, em tempos em que a nova feminilidade se mostra pelas atitudes e competências da mulher, nada como ver outro ângulo.

A curadoria foi incrível e a cenografia, idem, pois as roupas foram posicionadas junto com as esculturas do acervo. Segundo o site do Museu Bourdelle, “as costas lembram o homem de seus próprios limites: elas escapam à vista e parcialmente ao toque. No entanto, a moda continua a adorná-la ou despi-la. Nesta área, que é a mais plana do nosso corpo, mensagens e padrões se desdobram. Da bagagem de uma mochila à sensualidade de um decote ou o aperto de um fecho, a exposição propõe um percurso temático de uma centena de silhuetas e acessórios do século XVIII até os dias de hoje”. Se vocês puderem ir a Paris até o dia 17 de novembro, não percam!

E como conhecimento nunca é estanque, assim que saí da exposição me lembrei de alguns desfiles da Lisboa Fashion Week que destacaram as costas, como o Carlos Gil e a Kolovrat. Adoro fazer essas conexões!

 

Serviço:

Mostra “Dos à la mode”

Até 17 de novembro de 2019

Museu Bourdelle

Rue Antoine Bourdelle, 18, 15º arrondissement

Posts Relacionados

X