BLOG DA LU

Tendências de beleza para 2021

O ano passado foi atípico em tudo, né, gente? Inclusive no universo beauty. Agora que estamos nos acostumando com esse novo normal, tudo o que queremos é saber as tendências de beleza para 2021.

Em um balanço do ano passado, a primeira coisa que me vem à cabeça é a quantidade impressionante de mulheres assumindo a cor natural – inclusive grisalha – e a textura original de seus cabelos. Em parte, devido ao isolamento que nos privou dos serviços de cabeleireiro, mas também, como resultado de uma nova forma de pensar, prezando pelo essencial mesmo.

Outro acontecimento único que marcou 2020 tem a ver com um item específico de maquiagem. É que normalmente, ao longo da história, as crises econômicas trazem o Índice Batom, termo criado em 2001 por Leonard Lauder, então presidente emérito e herdeiro da empresa de cosméticos Estée Lauder.

A teoria diz que, na falta de recursos financeiros, as pessoas acabam investindo mais em produtos baratos e se “consolando” com um batonzinho aqui, outro ali – ao invés de comprar um vestido caro, por exemplo. Só que desta vez foi diferente: isoladas e, depois, só saindo de casa com máscara, nós quase deixamos as makes de lado (exceto pelas reuniões com câmera ligada, como falei aqui). E toda a indústria da moda precisou acompanhar mais de perto que nunca o zeitgeist.

Então, para entender as tendências de beleza para 2021 eu conversei com 3 profissionais de beleza que são parceiros da Studio: a Janaína Miranda, a Flávia Gomide e o Walter Leal. Vem comigo!

Janaína Miranda, consultora de imagem, visagista e maquiadora em Belo Horizonte:

“Percebo uma tendência de beleza para 2021 que ainda deve permanecer muito tempo: a valorização da naturalidade. Vejo isso acontecendo muito na beleza. Mesmo a gente, que trabalha com maquiagem, já percebe esse movimento forte vindo das clientes. Isso é um reflexo dos cuidados com a pele, que as pessoas têm tido, que demandam menos camadas de maquiagem. Também é resultado de um consumo mais consciente e minimalista e de um questionamento: será que eu realmente preciso ter tanta maquiagem? O cabelo também segue essa tendência natural. Cada vez que recebo uma cliente para visagismo percebo que ela não quer ser escrava de um tom ou textura artificial nem ficar indo no salão o tempo todo”.

Flávia Gomide, cabeleireira especialista em beleza natural, maquiadora, visagista e designer de sobrancelhas em Belo Horizonte:

“Em 2020 todos passaram por um choque de mudanças em suas vidas. Uma das consequências imediatas da pandemia foi uma preocupação com a saúde e, com isso, aumentou o consumo de matérias-primas naturais. Os produtos com componentes nocivos ao organismo, como petrolatos e parabenos, foram deixados de lado por muitas mulheres, e isso é uma forte tendência de comportamento quanto ao consumo de shampoos e cosméticos em geral. Quanto às maquiagens, ainda são poucas as marcas que desenvolvem produtos naturais, portanto não é fácil montar um kit de maquiagem ‘do bem’. Eu indico a Simple Organic porque adoro o corretivo Honey para peles de subtom frio, o Golden para subtom quente, além de outras 5 cores que contemplam peles negras e claras, e o blush cremoso Cherry é lindo. Gosto também da base e do BbCream da Baims. Para os cuidados com a pele sugiro as máscaras, sérums e óleo da Roseli Siqueira”.

Walter Leal, hairdresser e visagista, com cursos de especialização nos institutos Vidal Sassoon Academy (nos Estados Unidos) e Toni & Guy (em Londres):

“A transição capilar sem dor é uma das fortes tendências de beleza para 2021 porque o processo não precisa ser ruim e tem muita novidade acontecendo. O que eu vejo como tendência de coloração de cabelo agora no verão é o sunkiss, pontos de luz nas pontas do cabelo. Ideal para quem já está com os cabelos fragilizados, mas gostaria de fazer luzes para evidenciar a cor do cabelo e o corte. E falando sobre cortes, os mais geométricos com sobreposição estão em alta. Logo abaixo do ombro com uma base reta e uma franja delicada que se sobrepõe ao cabelo e forma uma camada, dando movimento. Dá para usar liso para evidenciar a linha reta ou com babyliss, para um ondulado natural”.

Posts Relacionados

Flanar – pelo planeta, na sala de aula, nas ruas de São Paulo ou mesmo dentro de casa – é buscar inspiração. E é isso que eu divido com vocês aqui, no meu blog.

Últimos Posts

X