BLOG DA LU

Tendências de cores para a América do Sul

post 62 - tendências de cores para a América do Sul

Taí um dos relatórios de tendências de que mais gosto: o de cores do bureau britânico WGSN. E eles acabam de lançar um com as tendências de cores para a América do Sul para a temporada primavera-verão 2021.

De cara, quero destacar uma informação bem bacana: “as cores vivas são sempre importantes na América do Sul, já que a importância de criar impacto visual no mundo on-line só aumenta. Por outro lado, com a influência do design sustentável, nós também veremos que os tons neutros ganharão relevância nos itens fashion”. Então, vamos às tendências de cores para a América do Sul?

 

Neutro chic

post 62 - tons neutros

“Os tons neutros ganham mais sofisticação e importância nos itens fashion, já que a sustentabilidade e o aspecto artesanal se tornam desejáveis”, diz o relatório. Sim, cores que remetem à natureza vieram para ficar. O que nos leva à segunda tendência, que é…

 

Tingimentos naturais

post 62 - Fernanda-Yamamoto-e-Lu-Ulrich-falam-sobre-cores-e-tingimento-natural-3

Lembram que eu entrevistei a estilista Fernanda Yamamoto sobre sua coleção primavera 2019, que foi baseada em tingimentos naturais? Se não lembram, podem clicar aqui. Pois é, essa é outra tendência forte. Segundo a WGSN, “as grandes marcas estão começando a experimentar com o tingimento natural. A nossa previsão é de que isso aumente a aceitação das cores apagadas e inusitadas”. Por outro lado…

 

Tons artificiais

Como a Blanca LLiahnne, expert em cores da Pantone, contou aqui no blog, as cores artificiais estão em alta. Na entrevista que me deu em novembro, ela disse: “É uma consequência do uso de plásticos, borrachas e materiais que podem até ser criados de maneira sustentável, mas são artificiais. Algumas marcas muito antenadas já trabalharam nessa última NYFW com acabamentos plastificados que, por consequência, têm essas cores fortes e artificiais”. Segundo o relatório de tendências de cores para a América do Sul, as cores artificiais vieram para substituir as cores neon. Mas ao mesmo tempo, especialmente aqui no continente…

 

O verde segue forte

post 62 - verde plácido wgsn

“O verde é uma cor importante para a América do Sul, já que evoca a importância que a natureza tem na região. No entanto, ele surgirá mais saturado, sob a forma do verde-plácido. Assim como já ocorre com o rosa, o verde-plácido deve ter apelo tanto na moda masculina quanto na feminina. Ele será especialmente importante na moda praia, nos acessórios da moda jovem, nos calçados e na moda informal”, destaca o relatório de tendências.

 

As cores falam

as cores falam

Por fim, a tendência mais importante na minha visão, como sempre falo aqui e nas redes sociais da Studio é essa: as cores precisam transmitir uma mensagem. O Living Coral, cor de 2019 da Pantone, por exemplo, traz uma ideia de otimismo. O pink, como falo sempre nas minhas aulas, é a cor do feminino forte, então se destacou bastante nos últimos tempos em que muito se falou de empoderamento feminino. Este pode ser um ótimo caminho para entendermos as tendências de cores para a América do Sul e também para o restante do mundo!

 

Posts Relacionados

X