BLOG DA LU

Os cabelos de cada estação e seus significados

os cabelos de cada estação no método sazonal expandido de coloração pessoal

Vamos falar sobre os cabelos de cada estação do Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal? 

Os cabelos funcionam como moldura do nosso rosto e, por isso, têm um impacto enorme na nossa beleza. 

Pensem comigo: o cabelo está o tempo todo conosco. 

Olhamos para o espelho e ele está lá. Saímos para o trabalho ou para um encontro social e o levamos conosco… 

Não os tiramos nem na hora de tomar banho! 

Essa é uma das razões que fazem, inclusive, com que muitas pessoas sejam adeptas de grandes transformações capilares de tempos em tempos. 

Querem mudar, seja porque enjoaram do cabelo atual ou porque o seu desejo de imagem e momento de vida também mudou. Ou estão iniciando uma nova fase e querem tentar algo novo. 

É nessas horas que a Consultoria de Cores voltada à análise de cabelos se torna uma grande aliada sua. Isso porque o Consultor(a) irá te orientar sobre os melhores tons para a sua beleza e também que estejam de acordo com o seu desejo de imagem. 

Para os consultores: como fazer uma Análise de Cabelos bem feita? 

São muitas as variáveis que envolvem o assunto cabelo: corte, textura, mensagem, tonalidade, formato de rosto… 

Na Consultoria de Cores básica, o profissional irá avaliar os melhores tons de cabelo que dialoguem tanto com a cartela de cores da cliente, mas principalmente com o seu desejo de imagem. 

Sendo assim, é importante fazer questionamentos do tipo:

  • Qual tom melhor representa o desejo de imagem da cliente? 
  • Qual está dentro das características da sua cartela de cores?
  • E se a cor de cabelo que ela tanto sonha em pintar estiver fora do DNA da cartela, o que fazer? 
  • Como é o momento de vida da cliente? Quem ela é e o que faz?

O cabelo precisa refletir, antes de tudo, quem somos e estar alinhado à nossa personalidade e estilo de vida. 

Porque, de nada adianta, você, enquanto consultor, sugerir uma mudança que vise adequar o tom do cabelo à cartela de cores da cliente, se ELA não se identificar com ele. 

Afinal, é ela quem estará com o cabelo o tempo todo e, portanto, precisa se sentir bem. Veja ainda o que pontua a querida SIlvana Lopes, que é Consultora de Imagem especialista em morfopsicologia e visagismo e professora aqui na Studio Immagine:

Precisamos ouvir o cliente e ter sensibilidade para interpretar a sua fala. Como por exemplo, se a cliente diz: “As pessoas acham que eu sou muito nova, pela minha aparência, julgando a minha capacidade profissional. Neste caso, o desejo dela não é o de simplesmente parecer mais velha, mas sim de transmitir credibilidade. Vamos encontrar as ferramentas necessárias para auxiliar nosso cliente neste processo nos Elementos de Design: Cor, forma, volume e textura.

– Silvana Lopes, especialista em visagismo e morfopsicologia.

Os cabelos de cada estação do Método Sazonal Expandido

No universo dos cabelos, trabalhamos com tons base, que vão do tom mais claro ao mais escuro. 

Essa é uma nomenclatura quase que universal, poucas marcas fazem pequenas alterações quanto à numeração da coloração apenas.

Quais os tons base de cabelo? 

  • 1/0 – Ultra Preto
  • 2/0 – Preto
  • 3/0 – Castanho Escuro
  • 4/0 – Castanho Médio
  • 5/0 – Castanho Claro
  • 6/0 – Louro Escuro
  • 7/0 – Louro Médio
  • 8/0 – Louro Claro
  • 9/0 – Louro Ultra Claro
  • 10/0 – Louro Claríssimo

A partir desses tons base de cabelo, que medem a profundidade dos fios, podemos também avaliá-los quanto à temperatura: quente e fria. 

Mas antes…

Entenda o significado das cores de cabelo

Cada elemento de design carrega um significado consigo. Com a cor, isso não seria diferente. Veja a mensagem que cada cor de cabelo transmite na nossa imagem:

  • cor no cabelo e seus significados

Importante: aqui, fiz uma análise individual da cor. Isto é, não levei em consideração outros elementos como a textura e o volume dos fios.

Como são os cabelos de cada estação?

No Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal, temos 4 estações, sendo duas de temperatura fria e duas de temperatura quente!

  • Inverno – frio
  • Verão – frio
  • Primavera – quente
  • Outono – quente

De maneira geral, as pessoas de Inverno e de Verão terão o fundo do cabelo mais acinzentado. Ou seja, frio. Já quem é Primavera ou Outono terá um cabelo mais amarelado, dourado ou até acobreado. Isto é, quente. 

Em cada cartela de cores, temos características específicas, em que avaliamos temperatura, intensidade e profundidade. 

  • tom de cabelo de cada estação no método sazonal expandido

Vamos a elas? 

O cabelo do Inverno

O Inverno é frio, escuro e brilhante. Da mesma forma que a paisagem da estação, os cabelos do Inverno também terão essas características. Ou seja, serão mais acinzentados, de tonalidade média a escura e mais intensos, vibrantes. 

Essa é uma estação em que encontramos pessoas com contrastes mais altos. Por isso, devemos ter um cuidado extra ao clarear os fios. Cabelos claros demais podem deixar a cliente com um ar de cansada. 

O loiro será um loiro frio, ou seja, mais acinzentado. O ruivo do Inverno será mais cereja, fugindo um pouco do tradicional Marina Ruy Barbosa a que estamos acostumados, que tem DNA bem quente. Ele também será um ruivo mais escuro e vibrante. 

Já os cabelos grisalhos serão mais acinzentados. Para preservar o tom dos fios, pode ser necessário utilizar um shampoo roxo. 

–> Saiba mais sobre os cabelos grisalhos!

O cabelo do Verão

Assim como o Inverno, no Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal, o Verão é uma estação fria. Porém, aqui os tons serão mais claros e suaves, opacos. 

Por essa lógica, os cabelos das pessoas de Verão serão também mais claros. Temos muitos loiros frios (acinzentados) nesta estação, mas também podemos encontrar cabelos em tons castanhos claro e médio. No lugar da vibração, o cabelo de verão traz uma suavidade, é mais opaco. 

Mas, calma. Não confunda! As pessoas de Verão podem sim ter cabelos oleosos, mas pense que a oleosidade é uma condição do cabelo e não o cabelo propriamente dito. 

Podemos ter belezas ruivas no Verão? É mais difícil, mas acontece. Uma aluna minha do curso de Formação em Coloração Pessoal, que é Verão Suave, tem os fios em um castanho médio acinzentado, que lembra um tom de ruivo, meio Loiro Strawberry. 

Mas nada comparado ao ruivo Marina Ruy Barbosa, tá? 

Para que a sua cliente consiga visualizar o real impacto da mudança da cor de cabelo no visual, recomendo fortemente o Combo – Cabelos na Consultoria de Cores. Nele, você tem acesso às mechas longas para fazer o teste prático com a cliente e também ao kit de cabelos grisalhos, com tons frios e quentes, de diferentes profundidades e intensidade.

kit de cabelos na consultoria de cores, adquira já o seu

Esta é uma estação que segura muito bem os cabelos brancos! Principalmente por ter a claridade em seu DNA e ser uma estação de contrastes mais baixos quando comparada a outras. 

O cabelo da Primavera

A Primavera é quente, intensa e clara e, assim serão também os seus cabelos! De tons claros a intermediários, podendo ter em uma cartela de Primavera Brilhante alguns tons um pouco mais escuros. 

As pessoas de Primavera seguram super bem tons de loiro quente, mais amareladinhos ou dourados. A claridade é uma das características da estação. Por isso, aqui é mais fácil conseguirmos clarear os fios das clientes sem provocar grandes alterações no contraste. Mas, cada caso é um caso, tá? 

O ruivo será mais alaranjado e bastante intenso, vibrante. Os grisalhos ficam mais amareladinhos e requerem cuidados especiais, como hidratação e uso de tonalizantes, mas costumam harmonizar super bem. 

Principalmente por ser uma estação clara e de contrastes mais baixos. 

O cabelo do Outono

O Outono é quente, escuro e suave. Nos cabelos, temos principalmente tons intermediários a escuros. No Outono Suave, podemos encontrar cabelos um pouco mais claros. 

Eles terão fundo amarelado, dourado ou acobreado. O loiro será quente, portanto, mais amarelado do que acinzentado. Nos ruivos, teremos tons mais fechados e escuros, porém com um alaranjado bem marcante. 

Os grisalhos aqui também serão mais amarelados. Uma atenção especial ao clarear os fios, seja na transição do cabelo colorido para o grisalho ou com luzes e mechas, pois esta é uma estação de DNA escuro e contraste um pouco mais alto. 

Mas nunca se esqueça do mais importante: o desejo de imagem!

Agora, você já sabe como são os cabelos de cada estação e pode fazer escolhas mais assertivas seja para você mesma ou para os seus clientes. 

No entanto, essas são orientações baseadas APENAS no fator “cor e coloração pessoal”. O elemento mais importante de todos é o desejo de imagem da cliente. 

Se ela não se sentir bem com os cabelos nas cores da cartela, faça as sugestões e adaptações que julgar necessárias para a beleza dela, seu momento de vida, personalidade e estilo. 

Sim… São muitas variáveis e nem sempre é fácil. Cada cliente é único e vem com uma história de vida diferente, sonhos, traumas, desejos e, cabe a nós, consultores, ajudá-los nessas transições de forma mais assertiva. 

Se você ainda se sente inseguro(a) quando o assunto é cabelos e deseja oferecer uma Consultoria mais completa, que realmente atenda às expectativas do seu cliente, não deixe de se inscrever na próxima turma do Curso Cores & Formas

Nele, você vai descobrir todas as ferramentas necessárias para fazer indicações bem embasadas no corte, cor de cabelo e tipos de maquiagem para cada cliente. 

curso cores e formas aplicadas ao cabelo e maquiagem na imagem pessoal, inscreva-se agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

X