BLOG DA LU

Os cabelos grisalhos na Coloração Pessoal

“Mulher não envelhece, fica loira”. Essa era uma expressão que eu ouvia com frequência há alguns anos. 

Hoje em dia, porém, o cenário mudou: vemos, cada vez mais, homens e mulheres assumindo os seus cabelos grisalhos! 

Com a pandemia, essa busca pelo cabelo natural e a aceitação dos fios brancos ficou ainda mais forte, já que, em casa e sem frequentar salões para retocar as luzes ou a tintura, o processo de transição capilar acabou acontecendo naturalmente para muita gente. 

Eu sei que assumir os brancos não é uma decisão fácil, principalmente, porque, como falo sempre, o cabelo é a moldura do nosso rosto e ele afeta de maneira significativa a nossa beleza. 

Por isso, é comum que nós, consultoras, escutemos dos clientes dúvidas do tipo: “Será que vou ficar bem de cabelo grisalho?”, “como vai ser esse período de transição?”, “vou me adaptar?”. 

Foi por esse motivo que decidi tornar o assunto cabelos grisalhos tornar o assunto cabelos grisalhos uma pauta aqui no blog, para que possamos discutir um tema que, especialmente para as mulheres, foi tão recriminado.

Quero que terminem de ler este artigo prontas e seguras para atender clientes que têm cabelos grisalhos ou desejam ter. Neste artigo, você vai descobrir:

  • Como fazer para deixar os cabelos grisalhos?
  • Como trabalhar esse desejo de imagem durante o atendimento de cores?
  • Os grisalhos de cada estação 
  • Cuidados especiais com o cabelo grisalho
  • Muitas inspirações!

Como fazer para deixar os cabelos grisalhos?

A despigmentação do cabelo é um processo que ocorre naturalmente por volta dos 35 anos de idade. Algumas pessoas começam a notar os primeiros fios brancos ainda mais jovens. 

Normalmente, os cabelos vão embranquecendo primeiro e, só depois, as sobrancelhas. Para deixar o cabelo grisalho não tem muito mistério: é estar disposto(a) a assumir os fios brancos e dar adeus às tintas. 

Porém, está muito enganado(a) quem pensa que os cabelos brancos não precisam de cuidados especiais. Pelo contrário, o cabelo branco é um cabelo mais rebelde, com mais frizz e ressecado.

Existem shampoos específicos para esse tipo de cabelo que os mantém hidratados, sedosos e com brilho. 

A escolha do shampoo certo para você, no entanto, vai depender do tipo de cabelo grisalho que você possui. Isto é, se ele tem um fundo mais acinzentado ou amarelado. 

E isso é possível descobrir, de forma assertiva, realizando a análise de coloração pessoal

Cabelos grisalhos como tendência

Se antes só víamos os cabelos grisalhos masculinos nas ruas, hoje, os cabelos grisalhos femininos estão cada vez mais em alta. 

Recentemente, a atriz Samara Felippo foi uma das que assumiu os fios brancos em suas redes sociais. Além disso, vemos a tendência presente também na série Sex and The City. 

cabelo grisalho samara felippo
Reprodução: Instagram da Samara Felippo
cabelos grisalhos na série sex and the city
Miranda, Carrie & Charlotte, Sex and The City, 2021

Aos poucos, as mulheres começam a entender que o cabelo grisalho funciona como o cabelo tingido. Ambos têm a sua beleza, só vai depender de uma escolha, conectada ao seu desejo de imagem.

Os grisalhos de cada estação

Antes de tudo: não existe um único tom de grisalho! Isso é muito importante de se ter em mente. 

Nas estações frias, ou seja, no inverno e no verão, por exemplo, percebemos que os cabelos grisalhos costumam ter um fundo cinza, como o da atriz Meryl Streep. 

Meryl Streep.
Exemplo de grisalho frio

Tanto que aquele cabelo branco mais puro e o platinado combinam melhor com essas estações. 

Já no outono e na primavera, a tonalidade do grisalho costuma puxar para um off-white, ou seja, é um cabelo com fundo mais amareladinho. É o caso da atriz Vera Holtz. 

Vera Holtz
Cabelo grisalho quente

#DicadaLu: Como sempre enfatizo nas minhas aulas de formação em coloração pessoal, temos belezas diversas no mundo e sempre há exceções, por isso a importância de estar preparada para fazer a interpretação correta na hora do teste de coloração pessoal.

Exemplos que fogem à regra: a primavera brilhante, embora seja quente, por sofrer influência do inverno brilhante, também fica bem de branco puro. E o verão suave, embora seja de uma estação fria, pode ter tons de cabelo mais apagadinhos e amarelados, porque sofre influência do outono suave. 

A alteração no contraste

Quando pintamos o cabelo de loiro desde a raiz estamos influenciando o nosso contraste, que é a diferença de tons entre cabelo, pele e olhos. O mesmo acontece quando optamos por deixá-los brancos.

O maior impacto de assumir o cabelo grisalho se dá quando a pessoa é de alto contraste ou de baixo contraste escuro.  Já nas estações de médio contraste e baixo claro contraste, a alteração é pouca, fazendo deles os mais privilegiados dos contrastes nesse aspecto. 

O uso da cartela e os cabelos brancos

Quero deixar bem claro aqui: a cartela de cores não muda com o surgimento dos cabelos brancos, ok? O que vai sofrer alterações é justamente o contraste de cada pessoa que assume os brancos.

E, para compensar a mudança desse contraste, trabalhamos com as cores e a sua profundidade. Lembre-se sempre que harmonia é repetição da nossa beleza colorida e natural, ou seja, aquela que nascemos.

Então, se estou clareando os cabelos, deixando-os mais esbranquiçados, posso compensar utilizando maquiagens e acessórios que também estejam nas tonalidades mais claras da minha cartela, caso sinta que o branco “pesou” na minha beleza. Mas repetindo: a cartela permanece a mesma!

Qual o shampoo certo para os cabelos grisalhos?

O cabelo branco, diferentemente do que a maioria pensa, exige muitos cuidados. Como falei no inicio deste artigo, ele é um cabelo mais leve, esvoaçante, que tem tendência a frizz e a ressecamento. 

Por isso, para manter a saúde dos fios em dia, é importante hidratá-lo, cortá-lo e usar o shampoo certo. 

Mas qual o shampoo certo, afinal? Aquele que funciona melhor para o SEU tipo de cabelo. 

Para os cabelos com fundo mais amareladinho, das estações de primavera e outono, o ideal é usar shampoo matizante cinza escuro. 

Já para as cartelas frias, o shampoo roxinho é mais indicado pois o deixa platinado, mais próximo daquele branco puro. 

Se o seu cabelo ou o cabelo da sua cliente já for branco, indicamos shampoos transparentes ou perolados, para não absorver o pigmento do produto. 

Você pode intercalar o uso com os shampoos roxinhos sempre que sentir necessidade. 

Se viu que os brancos não são para você, o que acha de usar tintas menos agressivas no cabelo? Existem algumas opções no mercado que são livres de amônia e também são veganas e elas costumam causar menos danos ao cabelo. É só encontrar o tom mais próximo ao do seu cabelo natural.

Inspirações de cabelos para você

Selecionei alguns cabelos grisalhos femininos para você se inspirar. 

Cabelo grisalho cacheado e liso
Cabelo grisalho curto
Mais inspirações!

Como trabalhar os cabelos grisalhos durante a consultoria de cores? 

Essa é uma dúvida muito comum das consultoras de imagem e de coloração pessoal. 

O primeiro passo que recomendo é perguntar ao cliente: qual o seu desejo de imagem? Que mensagem você quer transmitir? 

Normalmente, o cabelo grisalho transmite mensagem de força, maturidade e posicionamento. Uma dica da Silvana Lopes, visagista e parceira da Studio Immagine, é perguntar para a cliente também como ela gostaria de se sentir hoje e deixar claro que essa não precisa ser uma mudança definitiva. 

A transição pode fazer sentido para o momento de vida atual do cliente, mas nada impede que ele, depois de um tempo, queira voltar a pintar os cabelos. 

Pensando nisso, nós desenvolvemos juntas uma ferramenta para auxiliar o seu trabalho como consultora: as Mechas Coloridas  – Cabelos Brancos e Contraste. Esse material vem justamente para agregar valor ao seu atendimento. Com ele, você vai conseguir:

  • Trabalhar melhor o desejo de imagem dos seus clientes;
  • Deixar o cliente mais segura na hora de assumir os brancos a partir de um embasamento técnico;
  • Avaliar o impacto do contraste na beleza do cliente.

Essa ferramenta também pode ser utilizada por cabeleireiros e visagistas que desejam mostrar, de forma prática, o impacto da mudança que o cabelo grisalho trará ao visual do cliente. 

Como funcionam as mechas grisalhas da Studio Immagine?

A ferramenta vem com 36 mechas coloridas em percentuais de branco, que variam em profundidade – do louro claro ao castanho escuro. 

Mechas Coloridas  - Cabelos Brancos e Contraste, produto Studio Immagine

Você, consultora, irá identificar o tom de mecha que mais se aproxima ao tom natural do cabelo do cliente. Ou seja, ao tom de cabelo que ele tinha quando era mais jovem ou que ainda pode ser identificado em sua raiz.

Como utilizar as Mechas Coloridas  - Cabelos Brancos e Contraste, produto da Studio Immagine

Depois de identificado esse tom, é só mostrar, através da aproximação da mecha ao rosto do cliente, como ficaria a beleza dele e o seu contraste à medida que os cabelos fossem ficando mais claros, com maior percentual de branco. 

Assim, seu cliente sairá mais seguro e tranquilo com a decisão de assumir ou não os fios brancos, pois irá conseguir visualizar o impacto da transformação.

O material ainda vem com um guia explicativo de contraste e de subtons de pele, que ajudam na explicação ao cliente. Esse é um produto exclusivo da Studio Immagine e você pode adquiri-lo diretamente na nossa Loja.

QUERO GARANTIR AS MECHAS GRISALHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

X