BLOG DA LU

E a cor do ano 2021 da Pantone é…

Quer saber qual a cor do ano 2021? Mais acertado seria dizer AS cores! Este ano, pela segunda vez na história de mais de duas décadas dessa tão aguardada decisão anual, a Pantone elegeu duas tonalidades: o amarelo Illuminating e o cinza Ultimate. Foi uma escolha surpreendente – por ter duas cores – e ao mesmo tempo assertivo. Isso porque a energia do Illuminating é exatamente o que a gente precisa com tudo o que aconteceu esse ano e ele fica perfeito ao lado do cinza que remete a construção e traduz força, solidez e resiliência, duas características fundamentais nesse momento.

illuminating cor do ano 2021 Pantone

A crítica de moda Vanessa Friedman disse em um artigo no NY Times que a escolha de duas cores não representa uma indecisão, mas uma metáfora: “Elas representam a luz no fim do túnel”. E conclui: “Depois de Living Coral em 2019 e Classic Blue em 2020, é algo que ninguém esperava, mas pode ser o que todos precisam”.

Não por acaso, claro. As decisões do time Pantone passam pelo mindset das pessoas epela psicologia das cores – falo sempre nos cursos da Studio Immagine, hein, gente? “Analisamos o que está acontecendo em termos socioeconômicos no mundo para ter certeza de que estamos atentos ao que o público em geral está nos dizendo, quais são suas necessidades, quais são suas esperanças. Com essa coleta de informações, podemos fazer nosso dever de casa e chegar a uma análise inteligente que nos permite decidir sobre a cor”, disse à Vogue Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Podemos nos preparar para ver o amarelo Illuminating e o cinza Ultimate em roupas, decoração e produtos em geral. Confesso que, ao mesmo tempo em que nunca esperamos duas cores, as escolhas não me surpreenderam e elas já tinham aparecido nas coleções de verão 2021 de marcas como Prada, Jacquemus, Gucci, Balmain e Givenchy.

A ideia de trazer duas cores esse ano foi mostrar que ninguém faz nada sozinho e que precisamos caminhar juntos. “Uma união de cores traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras”, segundo o próprio Instituto Pantone. “Prática e sólida como uma rocha, ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e encantados. Isso é essencial para o espírito humano”, completa Leatrice Eiseman. Mensagem forte para esse ano que está acabando e que deve perdurar no próximo, né?

Posts Relacionados

Flanar – pelo planeta, na sala de aula, nas ruas de São Paulo ou mesmo dentro de casa – é buscar inspiração. E é isso que eu divido com vocês aqui, no meu blog.

Últimos Posts

X